Dicas incríveis para buscar inspiração fotográfica

0 446

A inspiração fotográfica pode ser encontrada em qualquer lugar se você estiver aberto para novas ideias. E um bom fotógrafo deve estar sempre atento e com a mente preparada para receber e perceber essas inspirações. Para isso, é vital que o fotógrafo se exponha ao máximo de experiências possíveis. Durante essas experiências, tudo o que instigar a imaginação, ou que promova uma sensação emotiva deve ser usado como uma referência fotográfica posteriormente.

Pare te ajudar a criar essa rotina de ir atrás de inspiração fotográfica, confira algumas dicas do Blog eMania:

Mantenha um caderno de anotações atualizados

Separe um, ou dois cadernos de anotações para coletar e armazenar ideias para as suas fotografias. E por falar na palavra escrita, os livros podem ser uma ótima fonte de inspiração fotográfica, principalmente para os amantes da literatura. Os livros podem trazer frases, descrições de lugares, pessoas, letras de músicas, poemas… Tudo que te traga um efeito visual à mente vale a pena ser lembrado.

Anote tudo, mesmo sem saber quando você vai usar. Você vai passar pro várias situações onde a inspiração fotográfica simplesmente não vem, e às vezes o trabalho como fotógrafo não pode esperar. Quando for assim, é só olhar em seu caderno e procurar algo que seja apropriado para a situação.

Também é interessante você sempre ter um caderno e uma caneta próximos, mesmo na hora de dormir. Você nunca sabe quando vai acordar com um insight artístico no meio da noite. Se você não anotar, pode não se lembrar ao acordar e você acaba perdendo uma valioso inspiração fotográfica.

Não fique muito confortável

Para fazer um trabalho fotográfico que conte uma história interessante, nós precisamos olhar as coisas que nos cercam de perto, o que pode ser bem difícil quando vivemos a vida apenas “existindo”. Para sermos mais criativos e termos cada vez mais inspirações fotográficas, precisamos evitar a rotina e parar de viver no piloto automático.

inspiracao fotografica

Para fugir desse dia-a-dia monótono, se esforce para sair da sua zona de conforto a todo o momento. Se você não fizer isso, você vai ao trabalho sempre pelo menos caminho, vai comer sempre as mesmas comidas e resolver problemas sempre da mesma maneira. Ao continuar nesse ritmo, a inspiração fotográfica dificilmente virá e você provavelmente vai trabalhar da maneira menos criativa possível.

Ao invés disso, abre-se para novas experiências, explore um novo bairro, coma uma comida nova e comece um novo esporte. Tente fazer pelo menos uma coisa nova todos os dias e desafie-se constantemente para evoluir a sua criatividade fotográfica.

Aprenda algo novo todo dia. Seja um iniciante e faça perguntas aos mais experientes. Ligue o botão do aprendizado em seu cérebro e expanda a sua mente para novas direções. Ser criativo é essencial na hora de fotografar, mas esse não é o único momento para exercita as possibilidades da mente. Não contente-se em ser apenas um observador, participe do mundo fazendo coisas interessantes. Desse modo, você vai se tornar uma pessoa mais interessante e, consequentemente, um fotógrafo mais interessante – com imagens interessantes.

Afinal, é bem melhor gerar o seu próprio conteúdo e contar uma história com a sua própria visão criativa do que apenas reproduzir a visão criativa com a inspiração fotográfica de outra pessoa.

Viaje

Viajar é uma ótima maneira de buscar uma nova inspiração fotográfica. Quando falamos em viajar, não quer dizer pagar milhares em uma passagem à Europa. Ir à cidade mais próxima já pode ser uma rica fonte de inspirações.

Visite novos lugares e conheça novas culturas para transformá-las em novas fotografias. Sair do lugar ao qual você está acostumado é uma das maneiras mais fáceis de mudar a sua consciência. Mudar de ambiente te expõe a diferentes costumes, arquitetura exótica, roupas alternativas e comportamentos distintos.

inspiracao fotografica

Olhe, e depois olhe de novo com mais atenção

Se você não tem a oportunidade de mudar de lugar para conhecer cidades e países novos, não tem problema. O segredo que tentar sempre olhar o mundo com uma visão diferente. Para buscar inspiração fotográfica e fazer imagens cada vez melhores, tente olhar tudo de um ponto de vista diferente.

Abaixe-se, ou suba em uma escada. Aproxime cada mínimo detalhe da cena que você vai fotografar.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.