14 Dicas insanas (mas verdadeiras) sobre fotojornalismo

0 2.758

Você provavelmente concorda comigo que quando iniciamos em um novo mercado é sempre bom buscar por informações sobre ele, conhecer as práticas mais comuns a fim de garantir que você terá sucesso nessa nova caminhada. Da mesma forma, mesmo os fotógrafos que já atuam há algum tempo no fotojornalismo, precisam buscar o aperfeiçoamento sempre que possível e necessário.

Entretanto, este artigo é para aqueles que estão tentando aprimorar suas habilidades de fotografia para invadir o campo do fotojornalismo. Talvez você não esteja planejando encerrar o seu dia de trabalho em outros estilos fotográficos, mas um pouco de renda extra a partir de sua fotografia a cada mês não faz mal a ninguém, não é mesmo?

Abaixo, segue uma lista de dicas para ajudá-lo a obter as suas melhores imagens de fotojornalismo com a sua câmera digital e aos olhos do público. Veja como pode aproveitar cada uma delas para aperfeiçoar o seu trabalho diariamente. Vamos em frente!

Como qualquer outro campo de trabalho, estabelecer uma carreira no fotojornalismo leva tempo e esforço. É um negócio competitivo, controlado pelos editores que são frequentemente bombardeados de trabalho e envolvidos em certa quantidade de subjetividade. Em outras palavras, mesmo se amar muito suas fotografias e acha-las perfeitas para estrear a próxima edição da revista ou jornal de sua cidade, outras pessoas podem não concordar. Aqui estão algumas dicas para ajudar a invadir o campo do fotojornalismo.

1.   Faça sua pesquisa
fotojornalismo pesquisa

A primeira dica de todas é que para ter sucesso no fotojornalismo, você não deve ser apenas um fotógrafo, mas jornalista acima de tudo. Isto significa que você precisa saber a quem, o quê, quando, onde e por que das coisas por trás de cada tiro que você toma.

Nunca subestime o poder de uma boa pesquisa. Quanto mais você souber sobre o assunto, melhor preparado estará para fotografa-lo. Além disso, vale a pena ser um fotógrafo proativo, em vez de esperar pelo momento perfeito, ao invés disso, crie os seus próprios projetos e envie-os ao seu editor.

2.   Vá à escola
fotojornalismo escola

Não é nenhuma teoria científica complexa de mais, se você deseja seguir uma carreira, obter um diploma neste campo é geralmente a melhor escolha para começar.

No entanto, ao contrário de muitas carreiras, a fotografia não necessariamente exige um grau acadêmico elevado para ser bem sucedido. Fotógrafos sem nenhuma licenciatura em fotojornalismo também atingem resultados incríveis, mas você pode querer ter pelo menos alguns cursos para incluir em seu currículo.

Em última análise, as suas fotos falam por si, portanto, não importa muito se você não tem esse diploma. Um forte portfólio de imagens falará mais alto que qualquer certificado fixado na parede de seu escritório, por exemplo.

3.   Preste atenção ao conteúdo
fotojornalismo conteudo

Embora seja importante procurar maneiras de fazer uma imagem esteticamente agradável, você não quer perder de vista o conteúdo da foto. Não capturar os detalhes é o maior erro em fotojornalismo que pode acontecer. Uma foto de notícia é impulsionada pelo conteúdo, seu foco deve ser em obter os fatos e ter certeza que a imagem é exata. Se concentrar se uma imagem é bonita ou não, não deve estar no topo de sua lista de prioridades. Se você é capaz de encontrar um equilíbrio entre os dois, no entanto, você estará à frente no fotojornalismo.

4.   Foco nas Pessoas
fotojornalismo pessoas

É sempre aconselhável para aqueles que tentam chegar ao topo do fotojornalismo, tirar fotos de pessoas. O fotojornalismo é, basicamente, a documentação visual do que está acontecendo ao nosso redor. Nada ilustra isso com mais precisão do que as fotografias de pessoas em sua rotina diária.

O que quero dizer é que ao tirar fotos de uma catástrofe você não deve apenas focar no evento dramático. No acontecimento mais recente, o estouro da barragem em Mariana, víamos diversas imagens ilustrando a lama, a sujeira e toda a destruição causada. No entanto, as boas imagens para fotojornalismo seriam aquelas com a câmera focada nas pessoas, mostrando o impacto que este trágico acontecimento causou nos habitantes daquela região.

Uma foto de uma pessoa buscando salvar seus pertences da lama, ou tentando recuperar o pouco que restou da inundação, certamente vai ser mais emocionante do que uma imagem da lama e nada mais. Pelo menos, esse é o caso no mundo do fotojornalismo.

Além disso, mais informações podem ser derivadas de fotos como estas. Documente as pessoas afetadas pelos eventos que você fotografar e você vai ficar um passo à frente da maioria dos outros profissionais de fotojornalismo amadores.

5.   Converse com as pessoas
fotojornalismo conversa

Quando você está tirando fotos, saia de seu carro e caminhe um pouco em volta da cena. Procure conhecer pessoas, fale com elas e pergunte. Você pode se surpreender ao saber quantas histórias únicas e ideias inéditas para o fotojornalismo conseguirá apenas sendo curioso. Conquistar uma história única é uma maneira rápida para impressionar um editor e catapultar a sua carreira no fotojornalismo, mas você não vai chegar lá trancado dentro do seu carro ou estúdio fotográfico.

6.   Aprenda com os especialistas
fotojornalismo especialista

Fique de olho nos profissionais de fotojornalismo enquanto eles trabalham. Verifique como eles conseguem as suas fotografias e procure aprender algumas coisas. Até mesmo coisas simples, como um caderno e caneta que carrega com ele para escrever notas e nomes, enquanto em missão, é capaz de lhe dar uma vantagem. Eles são profissionais por um motivo, então você pode aprender muito copiando as suas práticas.

A melhor oportunidade para aprender é em eventos de fotojornalismo, onde há vários especialistas fotografando o que acontece em tempo real, no dia seguinte, olhe para o trabalho publicado no jornal ou site em que trabalham cada um dos especialistas. Você pode aprender muito fazendo isso com uma base regular.

7.   Dê atenção às legendas
fotojornalismo legendas

Concentre-se em escrever boas legendas. Uma diferença marcante entre fotógrafos amadores e profissionais é que os especialistas têm dominado a arte de coletar informações sobre suas fotografias. Se não for possível obter os fatos em detalhes, e gravá-los em uma legenda clara, concisa e precisa, você não vai ter muito sucesso no negócio de fotojornalismo.

8.   Seja sincero
fotojornalismo sinceridade

O fotojornalismo é algo sério e, por isso, você tem de tirar fotos precisas. Seu trabalho é documentar um evento, não criar um. Imagens que não são verdadeiras vão arruinar a sua credibilidade. Um das regras principais em fotojornalismo é nunca interferir ou influenciar um evento de notícias. Você também nunca deve pedir para uma pessoa voltar a fazer algo ou configurar um tiro de uma forma enganosa.

9.   Cuidados com a iluminação

A iluminação pode fazer a diferença em suas fotos ou levá-las ao fracasso. No fotojornalismo, você deve sempre prestar atenção à sua fonte de luz, seja ela natural ou artificial. Além disso, é vital focar o ângulo a partir do qual você se aproxima da luz, a hora do dia que você irá filmar e o jeito que você expõe sua imagem também são importantes. Cada um desses elementos pode ter um efeito dramático sobre as suas imagens.

10.  Crie um site
fotojornalismo site

Por menos do que poderia esperar você pode ter o seu próprio nome de domínio na web. Postar alguns exemplos de sua fotografia e um link para a forma de contatá-lo é uma excelente maneira de potencializar a sua carreira no fotojornalismo e conseguir novos trabalhos.

Envie esse link para editores de jornais na sua área e peça-lhes para considerá-lo nas futuras oportunidades de freelancer. Como um freela no fotojornalismo, você pode criar um negócio extremamente lucrativo, e as empresas podem contratá-lo para fazer propaganda de seu produto.

Contudo, quando criar seu próprio site não for possível, considere enviar suas fotos para um site que exibe especificamente o trabalho de fotógrafos amadores. Começar em um formato online pode realmente dar-lhe uma vantagem nos dias de hoje, principalmente, com o crescimento do fotojornalismo digital. A mudança para o display eletrônico de notícias tem sido um grande diferencial nos últimos anos, mas ainda há apenas um pequeno grupo de pessoas que possuem conhecimentos nessa área.

Mostrar que você tem a capacidade de publicar suas imagens na web de forma eficaz, trará uma vantagem sobre os outros que não conseguem fazê-lo e, muitas vezes, render oportunidades de fotojornalismo incríveis.

11.  Escreva em seu próprio blog

Como um diário para fotógrafos, um blog pode ser uma ótima maneira de controlar o seu progresso e mostrar a sua capacidade de trabalhar no formato online cada vez mais importante. Muitos sites de hospedagem para blog são gratuitos e fáceis de criar e começar a escrever em pouco tempo.

Tente postar uma foto em seu blog, pelo menos, uma vez por semana para ilustrar seus esforços consistentes e profissionais. Depois de alguns meses, você será capaz de voltar para ver o quanto realmente melhorou. Ou, você pode encontrar um post antigo para inspira-lo a continuar novamente com um projeto de fotojornalismo previamente paralisado.

12.  Divulgue o seu trabalho
fotojornalismo divulgação

Criar um site, um blog e postar as suas primeiras fotos não bastam. Você precisa tornar o seu trabalho conhecido o máximo que puder e a divulgação é a melhor forma de fazer isso. É difícil entender por que alguns fotógrafos lidam com o seu trabalho como uma peça inestimável de arte que todo mundo está tentando roubar.

Primeiro de tudo, não é. E em segundo lugar, é difícil de ser notado no campo do fotojornalismo se o seu trabalho é escondido a sete chaves. Então, mostre seu trabalho para alguém em uma boa posição profissional, que possa ajudá-lo a publicar as suas fotos, ou publique você mesmo. A abundância de blogs independentes hoje em dia torna a tarefa de ser notado mais difícil do que nunca. Enquanto, os olhos estão sobre o seu trabalho, suas chances de conseguir outras oportunidades são muitas, não desperdice esta chance.

É fácil encontrar os nomes dos editores de fotografia de jornais locais. Ligue ou mande um email e diga algo como: “Eu capturei uma foto hoje, que acredito que você poderia estar interessado em ver, posso enviá-la para o seu email?”. Se suas fotos são boas o suficiente, os editores vão notar o seu trabalho e voltar a contatá-lo.

13.  Seja persistente
fotojornalismo persistencia

Às vezes, um editor não responde o seu primeiro contato, isso não significa que você não causou uma boa impressão. A característica mais importante nos grandes profissionais de fotojornalismo é ter persistência.

Os editores são pessoas ocupadas, continue a contatá-los não muito frequentemente, é claro, mas pelo menos uma vez por mês e procure tirar boas fotografias. Assim, você acabará por chamar a atenção e criar suas próprias oportunidades no fotojornalismo.

14.  Atire todos os dias
fotojornalismo todos os dias

Uma coisa que você deve levar em consideração no fotojornalismo é que precisa praticar o máximo que puder para melhor suas técnicas e crescer neste mercado. A maioria dos especialistas toma uma dose diária de fotojornalismo, então, saia todos os dias com uma câmera e alguns cartões de memória, lentes e demais acessórios e pratique fotojornalismo.

Fazer isso, não só fornece um exercício físico e mental consistente, mas dá-lhe algo para expressar, trabalhar e viver o fotojornalismo plenamente. Aproveite todas as oportunidades para fotografar e criar imagens fantásticas de fotojornalismo, quanto mais amostras de seu trabalho mais fácil será para encontrar oportunidade.

Conclusão sobre fotojornalismo
fotojornalismo conclusao

O fotojornalismo conta histórias de outras pessoas através de suas fotos. Enquanto muitos jornais e revistas impressas e online exigem um grau acadêmico para fazer parte da equipe, suas habilidades com o seu equipamento fotográfico e qualidade de suas imagens pode levá-lo mais longe no esforço de iniciar a sua carreira no fotojornalismo.

Neste artigo, você pode conferir algumas dicas de como melhorar os seus resultados e acima de tudo as formas de identificar e apresentar uma boa história. Afinal de contas, fotojornalismo é tudo sobre como contar histórias, então, você precisa aprender a fazê-lo do melhor jeito possível.

Lembre-se também que sua experiência tem muito a somar às suas fotos, mas que suas ações falam mais alto que qualquer outra coisa. Pensando nisso, não fique esperando surgir uma boa oportunidade para mostrar os seus talentos em fotojornalismo. Hoje em dia, qualquer pessoa pode compartilhar o seu trabalho facilmente e conquistar o seu espaço.

Aproveite essas dicas para potencializar o seu trabalho e sinta-se a vontade para deixar suas próprias dicas no campo de comentários abaixo, ou simplesmente apresente a sua opinião sobre este artigo.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.