12 Dicas rápidas de Fotografia de Comida !

3 1.666

A fotografia de comida serve para registrar pratos irresistíveis, comidas deliciosas e processos de preparação de alimentos que, mesmo crus, dão água na boca. Não importa se você fotografa alimentos de maneira profissional, ou amadora, você vai ter vontade de registrar um prato pelo menos uma vez na vida. Por isso, siga algumas dicas rápidas para fazer com que os seus resultados sejam os melhores possíveis.

1. Fotografe os ingredientes mais frescos

Se a casca de algum alimento estiver enrugada, machucada, ou danificada, desconsidere-o para a foto e escolha outro – ou fotografe de um ângulo em que o lado ruim fique escondido. Isso parece óbvio, mas às vezes é fácil de errar.
A fotografia de alimentos geralmente é feita de muito perto do objeto principal e as menores falhas aparecem desse modo. Por isso, antes de começar o ensaio, confira as comidas de perto e escolha os ingredientes mais frescos para comprar.

2. Iluminação é tudo

A iluminação pode criar texturas e um visual apetitoso na sua fotografia de comida. A luz, se posicionada atrás do objeto, pode ainda mostrar a fumaça e o vapor saindo de pratos quentes, o que dá um visual realístico, além de artístico. O ângulo da luz também pode mudar as sensações de quem vai ver a fotografia. Perceba na foto abaixo como um prato fica com a luz frontal e como o mesmo prato fica com a luz vinda de fundo e em um ângulo diferente:

Dicas rápidas de Fotografia de Comida - eMania

O segundo parece bem mais apetitoso, não?

3. Mantenha as coisas simples

Tire do campo de visão da câmera os elementos que você não precisa, como objetos que estão em cima da mesa e podem causar distração do prato de comida.
Se o prato de comida inteiro não for atrativo, apenas fotografe uma porção dele. Uma sopa marrom não é um prato muito estimulante, mas se você fizer algo com ele e ser criativo com os “acessórios” e a edição, você pode deixar todo mundo com água na boca. Na fotografia de comida, menos é mais.

4. Use adereços simples, incluindo ingredientes crus

Pratos simples com ingredientes crus como adereços fazem qualquer comida se destacar. Se você vai trabalhar com fotografia de comida, invista em diferentes tipos de pratos, tigelas, guardanapos elaborados. Eles podem ser muito úteis na hora de decorar o ambiente que será retratado. Mas sempre escolha pratos e tigelas que não tenham desenhos para a comida se destacar mais.

5. Faça um antes e depois

Fazer fotos de todos os processos da preparação da comida ajuda as pessoas a entenderem a imagem final. Fotografe a escolha dos ingredientes, o corte deles e as comidas dentro da panela. Exponha essas imagens junto com a foto do prato final. Isso funciona bem principalmente com comidas que não ficam muito bonitas depois de prontas.

6. Mostre alguém cozinhando

Como continuação do item anterior, fotografar alguém cozinhando e o processo de preparação de comida às vezes fica melhor que o prato pronto. Invista nesse tipo de imagem!

Dicas rápidas de Fotografia de Comida - eMania

Adicione um elemento humano

Adicionar uma mão derramando molho na panela, ou segurando um prato no campo de visão da sua fotografia de comida pode dar um toque mais atraente a quem for ver a fotografia. Elementos humanos podem gerar representatividade e identificação com o objeto principal da foto, que é a comida.

Não cozinhe completamente

Quando carnes e vegetais estão completamente cozidos, eles continuam cozinhando depois de serem retirados do calor. Então, para mantê-los suculentos para uma fotografia, retire o alimento do forno um pouco mais cedo – faça a fotografia – aí coloque-o de volta ao fogo para terminar a preparação. Você não vai comer nada cru e ainda garante uma bela imagem.

Deixe os pratos limpos

Os pratos e adereços que servem de base para a comida devem estar 100% limpos, sem nenhum respingo e brilhando. Quando você fotografa muito de perto, como a maioria das fotografias de comida é feita, qualquer imperfeição vai aparecer, fazendo com que sua imagem não fique profissional.

Varie o ângulo da sua câmera

Tente ângulos diferentes de visão para fazer sua fotografia de comida. Tente de cima, de lado, fotografe o canto do prato, da mesa, e assim por diante… Seja criativo e mostre as diferentes maneiras que uma pessoa pode ver um prato de comida.

Adicione um pouco de óleo

Para fazer os vegetais brilharem, pincele um pouco de óleo de oliva, ou despeje um pouco de água em vegetais crus antes de fotografá-los. Essas ações vão fazer com que eles pareçam mais frescos.

Dicas rápidas de Fotografia de Comida - eMania

Comendo fora

Você também pode fotografar seus pratos, tire fotos de comida quando sair. Alguns restaurantes servem um prato tão bonito que às vezes é irresistível não sacar uma câmera digital do bolso e registrá-lo.
Esse tipo de fotografia de foto se popularizou muito depois do surgimento do Instagram. No aplicativo, diversas fotografias do gênero podem ser conferidas. Não se acanhe. Se deu vontade de fotografar, fotografe!

você pode gostar também
3 Comentários
  1. […] o artigo completo no blog […]

  2. […] investir num fotógrafo profissional, confira a seguir algumas dicas do blog de fotografia eMania para uma foto gastronômica […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.