Fotografia Newborn na Maternidade pode dar certo? Veja essas dicas!

0 1.110

A fotografia newborn tornou-se um sucesso nos últimos anos, afinal de contas, todas as mamães e papais corujas desejam ter recordações da melhor época de seus pequeninos: em quanto ainda são recém-nascidos.

Entretanto, para quem acredita que a fotografia newborn só pode ser feita depois da alta da maternidade, em um estúdio fotográfico ou no quarto do bebê, está redondamente enganado. O fotógrafo profissional pode conseguir excelentes imagens de fotografia newborn na maternidade e, com isso, gerar lembranças incríveis do horário exato do nascimento e primeiros momentos do bebê.

Capturar todos os detalhes das primeiras horas do recém-nascido na maternidade é uma técnica interessante, pois, os pais do bebê podem estar muito emocionados e não conseguir visualizar tudo o que acontece, assim, um fotógrafo profissional pode ser um grande aliado para trazer outra perspectiva a essas imagens.

Além disso, a mamãe também não consegue aproveitar todo esse momento. Ela está em uma maternidade recebendo cuidados e preparações para que possa ter alta e isso pode atrapalhar um pouco a experiência mãe-filho nas primeiras horas. Com a fotografia newborn na maternidade ela poderá recapitular esses momentos, especialmente, quando o recém-nascido estiver longe de seu alcance.

1.   Não perca o primeiro olhar
fotografia newborn olhar

O momento mais importante da fotografia newborn na maternidade é, sem dúvida, o primeiro olhar da mãe para o bebê. Nessa hora é transmitida uma série de emoções e traduzido todos os sentimentos de um para o outro.

Lembre-se que a mamãe esperou nove meses para conhecê-lo, isto se resume em ansiedade, luta, desconforto e toda a emoção que uma gravidez pode trazer. Embora, esse ponto possa parecer semelhante em todas as gestações, o primeiro olhar é diferente para cada mulher.

Capture o cruzamento dos olhares da mamãe e do recém-nascido, uma imagem imperdível e tocante para qualquer espectador. Da mesma forma, está é uma foto obrigatória se deseja agradar os seus clientes.

2.   O primeiro toque é importante

Assim como o primeiro olhar, o toque também resume uma série de emoções com apenas uma imagem. Como será essa foto pode mudar, algumas mães querem logo abraçar o seu bebê, outras são paradas por um breve momento de observação e assim por diante.

Apenas certifique-se que este momento deve ser quente, doce, suave e verdadeiro. Deixe claro nesta fotografia newborn o toque da mamãe em seu bebê, o contato da pele, todo o amor do momento, beijos, alegria, ou seja, a felicidade pura.

Talvez, para este tipo de fotografia newborn você necessite de alguma autorização extra da maternidade, verifique antecipadamente com a direção e o próprio médico se está imagem poderá ser capturada. Se for necessário, oriente seus clientes para conseguir junto ao hospital a liberação necessária para você fazer seu trabalho tranquilo.

3.   Tudo é novo

A fotografia newborn na maternidade é tão especial, pois permite registrar os primeiros momentos do recém-nascido, o primeiro olhar, toque, choro, grito, gestos, etc. No entanto, você só terá uma oportunidade para registrar cada uma dessas coisas, por isso, deve aproveitar ao máximo.

Registre os momentos completos do bebê, especialmente, o contato da criança com os enfermeiros, o cuidado que o recém-nascido precisa, afinal ele é extremamente vulnerável. Estes são os primeiros contatos, gestos, então, capture-os!

4.   Não capture o primeiro banho
fotografia newborn banho

Enquanto a fotografia newborn pretende capturar as primeiras reações do recém-nascido, o primeiro banho não é uma das coisas mais atraentes para ficar em sua mente. O bebê acaba de sair da barriga da mamãe para um local totalmente novo e o primeiro banho não é algo muito agradável para ele.

Da mesma forma, vão existir milhares de outras oportunidades para gravar esse momento e também tudo acontecerá muito rápido, assim será quase impossível capturar este momento de forma adequada.

Sendo assim, só é recomendado capturar o primeiro banho se os pais do bebê insistirem, caso contrário não o faça. Esta pode ser uma daquelas imagens de fotografia newborn que não fazem nenhum sentido e só ocupa espaço no book de fotos.

5.   Os pés jamais serão tão pequenos
fotografia newborn pes

Os dedos do pé do bebê são tão bonitos que é a primeira coisa que chama atenção de qualquer pessoa. Em razão disso, você precisa aproveitar esse momento, pois, nunca serão tão pequenos quanto hoje.

Por outro lado, a tarja de identificação costuma ser colocada nesta região do corpo do bebê, serve para relacioná-lo com a sua mãe. Porém, em uma visão mais filosófica é o primeiro distintivo que esta criança recebe na vida, sua primeira conquista após os 9 meses de gestação.

Tenha certeza que isto é algo que os pais desejam recordar para sempre e deixar guardado em seu álbum de fotografia newborn. Então, registre estes momentos incríveis que deixam claro as diferenças de tamanho e sensação de proporcionalidade para os futuros espectadores de sua fotografia newborn.

6.   Há detalhes únicos nesta fase
fotografia newborn detalhes

Os primeiros registros do bebê na maternidade também podem render excelentes imagens para sua fotografia newborn. Quero dizer, o cartão com seu nome é uma parte de sua história e diz tudo o que há para saber sobre ele, como seu currículo.

Muito provavelmente os pais do bebê vão querer manter isso em seu livro de bebê. Seu peso, comprimento, data de nascimento, médico, e como ele gosta de suas bebidas será escrito na ficha anexada ao berço, outra peça para a história de seu nascimento. Capture-os também para compor a sua fotografia newborn na maternidade.

7.   Não esqueça o papai

Por algum motivo a fotografia newborn sempre diz respeito a mamãe e seu bebê, se o fotógrafo não tiver cuidado pode acabar deixando o pai de lado e isso não é interessante. A única maneira de evitar isso é dedicar algum tempo para capturar fotos do pai orgulhoso.

Lembre-se que a mamãe não passou pela gravidez sozinha, na maioria das vezes, o pai esteve ao seu lado, apoiando-a e lidando com uma série de fatores ligados a gestação. Até agora ele tem sido forte e ainda não acabou, então, seria interessante conectá-lo ao bebê logo ao nascimento através da fotografia newborn.

Não se surpreenda se ele ficar emocionado a qualquer momento, pegue a câmera digital simplesmente e capture estes momentos de ternura.

8.   Fuja da bagunça do quarto

Um nascimento é sempre foco de comemoração para qualquer família, isso quer dizer que o quarto receberá inúmeras visitas, médicos, familiares e assim por diante. Apesar disto fazer parte da fotografia newborn em alguns momentos, seria bom você capturar algumas fotos mais tranquilas do bebê.

Para tal, aproveite os horários mais calmos da maternidade, geralmente à tarde, quando o sol está radiante na sala. O bebê está satisfeito, feliz, e dormindo, fotografe essa visão.

9.   Os irmãos estão orgulhosos

Se o recém-nascido tem a sorte de ter um irmão ou uma irmã mais velha, certifique-se de capturar a sua primeira reação também. Quando falamos em crianças um pouco maiores, eles ouvem a notícia deste novo irmão por meses, mas algumas vezes não entendem muito bem o que isso quer dizer, o primeiro contato, no entanto, vai ajudá-los a compreender tudo. O irmão mais velho também pode surpreendê-lo com seu olhar terno e sensível.

10.  O parto é um milagre
fotografia newborn parto

A única coisa que pode ser dito sobre o trabalho de parto é que não há duas experiências exatamente iguais. Para a mãe em trabalho de parto, o tempo pode ficar parado, já para outras pessoas ele pode ser muito rápido.

A verdade, no entanto, é que as memórias são um borrão. A contração, dores, mudanças no corpo, nervosismo, ansiedade e a própria anestesia dificultam a recordação completa do momento para a mamãe.

Cabe ao fotógrafo profissional registrar este momento completamente, desde que esteja preparado para isso. Cada gesto, expressão da mamãe, equipe médica e o nascimento do bebê pode render uma fotografia newborn de tirar o fôlego, você só precisa estar atento e aproveitar cada oportunidade.

Para a maioria das mulheres este é o momento mais importante de sua vida, então, ajude-as a documentá-lo e guardar recordações valiosas desse momento fotografando tudo o que puder. Não se esqueça de registrar o ponto de vista da mamãe na hora do parto, afinal ela quer preservar as suas próprias memórias.

Posicione-se atrás dos ombros da mamãe, fotografe o que está acontecendo na sala. A partir desta perspectiva, você vê a mãe e a entrega da equipe, também irá capturar o nascimento real.

11.  Crie uma história
fotografia newborn historia

Todas as fotos desejam contar alguma história, não será diferente com a fotografia newborn na maternidade. Transforme cada imagem em uma parte da história, como uma quebra cabeça que ao final transmite todo o sentimento do momento.

A fotografia newborn na maternidade tem muitas imagens que podem ser aproveitadas, para além das fotos do nascimento. Observe o que está acontecendo ao redor e não se esqueça de capturar os detalhes que contam toda a história.

Olhe para a cena, capture toda a sala para dar um senso do lugar. Em seguida, comece a se concentrar nos detalhes do quarto e vá chegando cada vez mais perto. Fazendo isso, você cria uma história, dá uma sensação de continuidade, de algo conectado. Abuse disto!

12. Coloque as coisas em ordem

Se concordarmos que você irá contar uma história, precisa fazer do jeito certo. As histórias costumam ter uma direção cronológica para cada evento, informando a data e horário em que cada coisa ocorreu.

Por isso, em sua fotografia newborn na maternidade, tenha em mente os seguintes fatores:

  • Tire uma foto do relógio quando chegou á maternidade;
  • Grave o horário de inicio do trabalho de parto;
  • Capture uma foto do jornal, certificando-se de incluir a data;
  • Fotografe o carro que a levou para a maternidade;
  • Guarde uma imagem do sinal para o centro hospitalar / parto; e
  • Quando o bebê nascer tire outra foto do relógio.

13. Não vai precisar do flash (na maioria das vezes) !
fotografia newborn flash

Em fotografia, o flash é a luz mais feia conhecida pela humanidade, cria sombras distorcidas e um efeito demasiadamente artificial, acredite ninguém vai agradecer por isso! Tente usar a luz disponível ao invés de acionar o flash de sua câmera na fotografia newborn na maternidade, pois os olhos do bebê são muito sensíveis a esta explosão de luz.

Se for dia, abra uma cortina, deixe entrar um pouco de luz solar na sala. À noite, tente usar o máximo de luz ambiente possível. Às vezes você não tem escolha, mas dada a escolha, desligue o flash!

14. Existem regras!
fotografia newborn regras

Como já mencionamos em outro momento neste artigo, algumas maternidades costumam ter regras específicas para a fotografia newborn, então, procure conhecer cada uma delas e esclarecê-las para os pais do bebê, assim eles tomarão conhecimento de suas limitações e oportunidades naquele ambiente, evitando problemas futuros.

Seguir as regras também é importante para que seu trabalho possa ser feito sem interrupções, além de deixar os seus clientes satisfeitos e proporcionar futuros negócios de fotografia newborn na maternidade. Se você fizer tudo certo é bem provável que a própria clinica médica lhe procure para uma parceria, afinal, não é interessante ter um fotógrafo diferente em cada nascimento, não é mesmo?

Antes de partir para uma sessão de fotografia newborn na maternidade, faça como em qualquer outro estilo de fotografia, conheça o local, as pessoas, os regulamentos e tudo o que for interessante para o seu trabalho. Assim, você ficará mais confiante e a vontade para capturar as fotos de forma eficaz.

Este artigo pretendeu reunir 14 motivos para tornar a fotografia newborn na maternidade possível, como você pode ver nenhuma delas disse que isto será fácil. No entanto, as chances de capturar fotografias deslumbrantes neste momento é um dos maiores motivos para você adotar este estilo fotográfico.

Incorpore estas dicas e você irá capturar todos os momentos que contam a história da fotografia newborn arrasadora. Um documentário que capta a beleza e a emoção do nascimento da criança único de sua experiência, um tesouro a ser valorizado por toda a sua vida.

Confira também ” 13 DICAS DE FOTOGRAFIA NEWBORN QUE VOCÊ DEVERIA SABER! ” 

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.