13 Dicas de Fotografia Newborn que Você Deveria Saber!

0 811

Receber um novo integrante na família é um dos momentos mais incríveis e maravilhosos da vida! Os dias destes recém nascidos são muito preciosos, mas passam de forma tão rápida, que da a impressão que os anos voam.

Para manter guardada toda a lembrança do melhor momento para qualquer mãe, ela pode recorrer à fotografia newborn. Com o intuito de capturar e guardar tais lembranças, alguns pais optam por contratar um profissional de fotografia, se você deseja atender este exigente público, precisa garantir que sua sessão de fotos newborn seja a melhor possível.

Este tipo especifico de fotos é especializado em registrar momentos incríveis de recém nascidos. Muito comum nos EUA e Austrália e crescendo nos últimos anos aqui no Brasil, pode trazer muitas surpresas, especialmente, se o fotógrafo responsável pela sessão ainda não tem filhos.

Abaixo, segue uma lista de dicas para essa fotografia que será útil para qualquer pessoa interessada em aprender mais sobre fotografia newborn. É claro, que cada artista terá uma forma ou um estilo diferente de fazer as coisas, mas estas são apenas algumas das principais coisas que você pode usar para melhorar as suas fotos de bebes recém nascidos.

1.     Tipos de fotografia newborn
fotografia newborn tipos

Existem dois tipos de fotografia newborn, a primeira é conhecida como pose/ estúdio e o outro, estilo de vida. Ambas são excelentes para obter fotos de recém nascidos arrasadoras e você pode investir em qualquer uma delas em sua carreira de fotógrafo newborn. No entanto, é importante se certificar que seu cliente conheça as diferenças e saber exatamente qual delas ele deseja.

Sessões de estúdio ou pose – Neste estilo de fotografia newborn, o principal objetivo é capturar cenas perfeitas do bebê da melhor forma possível. Por esse motivo, o fotógrafo profissional precisa preparar todo o cenário, figurino e as poses, daí o nome, para obter as melhores fotos do recém nascido.

Além disso, dedica-se um tempo considerável na pós produção dessas fotografias. Usando programas de computador, como o Photoshop, o fotógrafo realiza pequenos ajustes para um resultado final mais controlado e bonito.

Normalmente deve ser feito nas 2 primeiras semanas do recém nascido, quando o bebê ainda está muito sonolento, o que facilita moldá-lo em qualquer posição para as fotos. Juntamente com este estilo de fotografia newborn, usamos cobertores, colchas, roupinhas de bebes, chapéus e outros acessórios.

Estilo livre – Esta é uma abordagem um pouco mais casual para a fotografia newborn. A intenção é capturar imagens mais naturais do bebê em seu estilo de vida normal, em sua casa, junto dos pais, fazendo o que os recém nascidos costumam fazer. Estas sessões podem ser feitas até 6 semanas depois do nascimento e, geralmente, duram 1 ou 2 horas, no máximo. O ponto mais interessante deste estilo de fotografia de recém nascido é o fotógrafo profissional fica mais livre para tirar as fotos.

Novamente, o fator determinante sobre qual das duas deve escolher, vai depender do gosto de seu cliente. Entretanto, você pode sugerir o melhor estilo de acordo com o resultado esperado por seu cliente. Como regra geral, se ele deseja fotografias de recém nascido mais controladas, as poses são recomendadas, mas, caso o foco esteja na liberdade, sugira o estilo livre.

2.     Esteja preparado
fotografia newborn prepare-se

A fotografia newborn exige a mesma preparação que as fotos para casamento. Você precisa ter uma série de coisas, principalmente, para realizar a sessão de fotos fora de um estúdio. A fim de evitar o esquecimento de algum equipamento ou acessório fotográfico, faça uma lista de tudo o que necessita ter em mãos, repasse este check list horas antes de iniciar a sessão de fotografia newborn.

A seguir, há uma pequena lista do que levar para a sua sessão de fotografia newborn, veja só:

  • Câmera fotográfica profissional e uma reserva
  • Cartões de memória livre
  • Lentes de câmera extras
  • Alguns brinquedos para recém nascido
  • Acessórios, como pufes e almofadas, por exemplo
  • Aquecedor
  • Escadinha
  • Uma muda de roupa para você, quando algo sai errado
  • Cestos, caixas, etc .
  • Cobertores ou mantas para usar como plano de fundo
  • Prendedores para fixar o pano
  • Uma barra de ferro ou PVC para manter o plano de fundo esticado
  • Uma música de fundo

Uma vez que as sessões podem ser de até 4 horas, certifique-se de comer muito antes de começar a sessão de fotografia newborn, ou então, realize pequenas paradas para o lanche (recomendado). Como irá usar aquecedores para manter o recém nascido confortável, as coisas podem ficar um pouco quentes para você, por isso, use roupas leves e frescas.

As poses para a fotografia newborn, pode exigir que o fotógrafo fique muito tempo de maneira não agradável. Carregar um tapete, ou algumas almofadas para o seu repouso em quanto tira as fotos vai ajudar a mantê-lo confortável e não comprometer os resultados das imagens do recém nascido.

3.     Fique calmo!

Não importa quanto controle você acredita ter, na fotografia newborn o bebê manda. Se ele não estiver interessado em fazer uma foto dormindo agora, não há nada que você possa fazer. Quando isso acontecer mantenha a calma e não seja tão exigente quanto à rotina da sua sessão de fotografia newborn. Faça as outras fotos primeiro e quando o bebê estiver disposto volte para aquelas fotografias que não deram certo na primeira tentativa.

Sempre que algo der errado respire fundo e mantenha a calma. A fotografia newborn não traz apenas imagens do bebê dormindo, por isso, pode ser um pouco mais difícil de conseguir fotos mais elaboradas. Contudo, posso garantir que todo o esforço será recompensado no resultado final.

4.     Prepare os pais do recém nascido

A forma para garantir o sucesso de sua fotografia newborn é manter os pais do recém nascido preparados para a sessão. Você pode criar um texto preparatório com essas dicas e entregar no formato impresso para cada cliente, ou quem sabe, mandar por email assim que eles fazem o cadastro para fotografar o seu bebê.
fotografia newborn familia

Essas dicas ajudam o pai do bebê a ficarem tranqüilos e colaborar ao máximo com o sucesso da sessão de fotos. Com isso, também é possível tranqüilizá-los sobre tudo o que irá acontecer e mantê-los cientes das coisas que irão conseguir.

Algumas dicas para os pais, podem incluir:

  1. Alimentação – peça a mãe do recém nascido para alimentá-lo o mais próximo possível do inicio da sessão. Ela pode fazer isso, por exemplo, em quanto você faz os preparativos iniciais de seu equipamento e do cenário, assim, você garante que o bebê só voltará a ficar com fome 3 horas depois, em média, evitando muitas interrupções.
  2.  Serenidade – os recém nascidos são muito sensíveis ao ambiente externo e, especialmente, ao sentimento dos pais. Isso quer dizer que eles precisam ficar calmos e transmitir esta serenidade para o bebê, para deixá-lo mais tranqüilo antes e durante a sessão de fotografia newborn.
  3. Roupas – apesar do fotógrafo geralmente possuir as roupas que serão usadas na sessão, os pais devem deixar o recém nascido confortável e preparado para substituir as roupas de forma mais fácil possível.
  4. Brinquedos – todo recém nascido pode ter os seus brinquedos favoritos, solicite que os pais levem estes acessórios para integrá-los na fotografia newborn. Geralmente, o bebê se sentirá mais confortável se estiver na presença de brinquedos que ele já conhece. Um ursinho de pelúcia, o cheirinho, ou o travesseiro da criança são ótimos para isso.
  5. Soneca – se os pais do recém nascido desejam tirar fotos com ele dormindo, algo que acontece muito, recomende que eles não deixem o bebe dormir algumas horas antes da sessão, ou procurem cansá-lo mais para que quando ele chegar ao estúdio seja mais fácil cair no sono.

5.     Deixe o bebê inspirar você
fotografia newborn inspiração

Você pode pesquisar exemplos de fotografia newborn na internet, no Pinteret há uma dezena delas, para ter idéias de como construir a sua sessão de fotos. Porém, deixar as coisas acontecerem naturalmente também podem render fotos incríveis.

A verdade é que nem todos os recém nascidos são iguais, eles possuem características físicas e de comportamento individuais. Em razão disso, nem todas as fotos que você vê na internet poderão ser replicadas com qualquer bebê, da mesma forma, um gesto da criança pode lhe trazer uma fotografia newsborn muita boa.

Deixe o bebê mexer, bocejar, e alongar-se. Os recém nascidos têm movimentos maravilhosos, doces, não se estresse sobre ter que criar a pose para foto perfeita em cada frame, aproveite a forma natural que ele se expressa.

6.     Capture as pequenas coisas!
fotografia newborn pes

Além de fotografar no estilo livre, mostrando exatamente como o recém nascido age no dia a dia, fique atento aos pequenos detalhes, que muitas vezes passam despercebidos aos nossos olhos, até mesmo para os pais mais corujas.

Fotografar as mãozinhas pequenas do recém nascido, os pezinhos, as expressões do rosto, qualquer pequeno movimento pode não parecer, mais rendem várias edições de fotografia newborn. Estas cenas carregam muita emoção e são extremamente valorizadas pelos pais do bebê.

7.     Insira a mamãe na fotografia newborn
fotografia newborn mae

Pode ser difícil convencer a mamãe participar da fotografia newborn, ela acabou de sair de uma pequena cirurgia, pode estar indisposta e até com dores. Talvez, ela não queira ser fotografada logo depois de ter um filho, lembre-se que durante nove meses o corpo dela veio passando por mudanças e isto pode não deixá-la tão à vontade com a câmera digital.

Por outro lado, ter um pouco de paciência e mostra – lá o quanto isto pode ser importante pode ajudar nisso. Mas, você precisa entender primeiramente a importância disso. Instintivamente, os recém nascidos possuem um vínculo muito maior com suas mães, sentem-se mais a vontade com elas, você pode usar deste relacionamento para deixar o bebê mais a vontade e obter ótimas fotografias.

8.     Os irmãos também!
fotografia newborn irmaos

Quando o recém nascido tem irmão pode ser uma excelente oportunidade para conseguir alguma fotografia newborn diferenciada. Captar um pouco do relacionamento do bebê com seus irmãos mais velhos atribui uma infinidade de sentimentos familiares para as suas fotos.

Entretanto, os irmãos não tem tanta paciência quanto os pais. O ideal é fazer estas fotos logo no inicio da sessão para deixá-los livres para fazer o que quiserem depois. Em seguida, volte toda a sua atenção para o personagem principal da fotografia newborn, o bebê. Depois de algum tempo, quando a sessão estiver próxima de terminar, chame os irmãos novamente para fazer outras fotos.

9.     A iluminação é tudo!

Assim como em qualquer outra, na fotografia newborn, a iluminação é muito importante para conseguir um bom resultado. Um dos erros mais comuns de profissionais e amadores é a iluminação inadequada.

Para você conseguir uma fotografia newborn ótima, não importa se é para você mesmo ou um cliente, precisa ter uma boa iluminação. Além de transmitir tudo o que precisa na imagem, a iluminação decente também vai lhe poupar muitas horas na frente do computador na pós produção.

Você não precisa de nenhum equipamento de estúdio fotográfico para conseguir uma boa iluminação de estudio. A luz simples do ambiente ou uma janela, já são suficientes para conseguir imagens ótimas. Mas, uma regra de ouro para obter ​​sombras suaves agradáveis e destaques é colocar o recém nascido em uma posição que a luz flua a partir do topo da cabeça em direção ao seu corpo, elevado em um ângulo de aproximadamente 45 graus.

Sinta-se livre para experimentar, brinque com a iluminação e o sombreamento. Divirta-se jogando com diferentes ângulos e perspectivas, mas não coloque a luz de baixo para cima. Na natureza, ninguém recebe este tipo de luz.

10.Mantenha o bebê feliz e confortável

Há algumas coisas simples que você pode fazer para deixar o bebê feliz e receber em troca uma sessão de fotos produtiva. A primeira coisa a fazer, é manter o local onde a fotografia newborn será tirada em uma temperatura confortável, nem muito quente, ou frio demais.

Além da temperatura, o som do ambiente também influencia muito no humor do recém nascido. Você pode baixar em seu smartphone alguns aplicativos que oferecem músicas calmas, isto pode ajudar o bebê pegar no sono em quanto você tira as fotos.

A saúde do bebê também é muito importante. Verifique com os pais se está tudo certo com ele e se não há nenhuma restrição para participar de uma longa sessão de fotos. Garanta também, que o recém nascido esteja bem alimentado antes de começar a fotografar.
fotografia newborn feliz

11.Mantenha o bebê seguro

Esse o tipo de coisa que nem precisa dizer, se você está trabalhando com recém nascidos conhece a fragilidade destes pequeninos. Mas, por favor, certifique-se que a segurança do bebê é a prioridade número 1 enquanto estiver tirando as fotos.

Quando a pose for muito difícil, ou precisar de adereços para compor a cena, chame os pais do pequeno para ajudá-lo a segurar o bebê. A fotografia newborn mais orgânica, com poses naturais, não tem esse problema. Mas, para as fotos mais elaboradas contar com a ajuda dos pais pode ser muito bom.

12.Fotografia newborn ao ar livre
fotografia newborn ao ar livre

Quem disse que você não pode levar o bebê para fora também? Se o tempo permitir, coloque o recém nascido em contato direto com a natureza, você pode obter belas fotos desta forma. Alguns fotógrafos ficam entediados rapidamente com as fotos sobre cobertores e pufes, levar o recém nascido para outro cenário pode evitar o desapontamento com a fotografia newborn.

Estar fora na natureza abre toda uma nova área de possibilidades e liberdade criativa que você não precise fotografar apenas em ambientes fechados. Traga alguns adereços simples para colocar no bebê e se divertir, não esqueça de levar um tripé fotográfico para te auxiliar em suas fotografias. Esta tranqüilidade, também, pode fazer o bebê dormir mais facilmente do que aconteceria dentro de casa, ou estúdio fotográfico, por exemplo.

13.Imprima as fotos

Não adianta tirar a melhor fotografia newborn e deixá-la guardada no disco rígido do computador ou no cartão de memória de seus clientes. Eu sei que o formato digital parece muito mais prático, especialmente, porque eles podem compartilhá-las facilmente nas redes sociais.

Porém, você pode montar um álbum épico com essas fotografias e manter um registro impresso de todas as fotos. Experimente oferecer este diferencial para seus clientes, entregue junto com o CD das fotos uma versão das fotos impressa, ou ofereça este serviço separadamente. Tenho certeza absoluta que eles irão adorar, afinal, quem não gosta de folhar o álbum de seu bebê com as visitas em casa?

Conclusão sobre a fotografia newborn
fotografia newborn conclusão

Em resumo, a fotografia newborn pode ser um desafio, mas também muito gratificante. Os recém nascidos são ótimos modelos e nos lembram das coisas mais lindas que costumamos esquecer com o passar do tempo. Não esqueça que estas fotografias são muito mais especiais do que qualquer outra, elas carregam a memória dos pais sobre os primeiros dias de seu bebê, então capriche neste trabalho.

O ponto fundamental para uma fotografia newborn de sucesso é conferir se o recém nascido está se divertindo com o processo. Se ele estiver chorando, incomodado demais, talvez, seja melhor interromper a sessão com alguns intervalos para quebrar a monotonia.

As crianças costumam ser bem hiperativas, mesmo com poucas semanas de vida, ficar na mesma mesmice pode fazer com ela se sinta entediada e comece a chorar. Entreter o recém nascido com alguns brinquedos atrás da câmera pode deixá-lo mais alerta e, ao mesmo tempo, conseguir algum sorriso ou movimento dos olhos muito bonitos.

Por último, procure se divertir! Esquecemos de alguma coisa? Deixe seu comentário no campo de comentários abaixo para enriquecer este artigo.

 

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.