Home»Artigos de Foto e Vídeo»Qual ISO usar ?

Qual ISO usar ?

eMania https://blog.emania.com.br/content/uploads/2015/05/logotipo.png
eMania
5
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

Qual ISO usar? Alto ou baixo?

O ISO, que antes era ASA nas câmeras analógicas, nada mais é do que a sensibilidade dos filmes. Quanto maior a ASA, mais sensível é o filme à luz, e por consequência, maior é o grão.

No digital, não temos o grão, e sim um defeito no sensor, que resulta algo similar: o ruído, ou seja, quanto mais sensível, mais ruído.

Muito se fala a respeito de fotografar com ISO baixo ou ISO alto. Normalmente, o que mais escuto é “em estúdio, sempre o mínimo possível” e “só uso ISO alto se não houver luz suficiente”.

O fato é que as câmeras DSRL estão evoluindo muito rapidamente, então inserir um valor aqui tornaria o texto defasado em poucos meses. Temos câmeras com ISOs cada vez maiores e com menor granulação, permitindo alta sensibilidade com pouco grão. Então, em certos casos, pode ser preferível usar um ISO mais alto, para compensar na velocidade mais rápida, dependendo do assunto e objetivo, lembrando também que os softwares de edição, como o redutor de ruído do Camera Raw, proporcionam reduzir esse grão de maneira bem significativa.

Prefere-se baixos ISOs para maior flexibilidade na edição e resolução, porém é importante lembrar que o grão também não é algo tão indesejável, resultando em efeitos belíssimos em casos específicos. Portanto, use a criatividade e não se limite em usar apenas ISOs baixos: experimente!

Qual ISO usar?
ISO 1600 para poder usar velocidade rápida, resultou em ruído bem significativo.

Qual ISO usar?
Utilizando o Noise Reduction do Camera Raw

Qual ISO usar?
Qual ISO usar?
Para utilizar uma velocidade rápida para congelar o salto, usei ISO 800. Como havia bastante luz, o grão fica imperceptível.

Qual ISO usar?
ISO 6400 mais Noise Reduction


ISO 1600 – grão em retratos preto e branco podem ser interessantes.

Qual ISO usar?

ISO 3200

Autora: Erica Dal Bello
Original: Grica Dal Bello

Comente

Post anterior

Fotografia de Moda: Direção de Modelos e Cuidados

Próximo post

5 coisas que eu gostaria de ter ouvido quando decidi me tornar fotógrafo

O Autor

Nizar Escandar

Nizar Escandar

Editor Chefe do Blog eMania