Review: Estabilizador Inteligente Crane3 LAB Zhiyun, o novo rei dos Gimbals?

2 450

O Estabilizador Inteligente Crane3 LAB Zhiyun é a mais recente adição na série de estabilizadores Crane. A Zhiyun aprendeu muito com o desenvolvimento do Estabilizador Eletrônico Weebill Lab e Crane 2 para criar seu novo gimbal. O Estabilizador Inteligente Crane3 LAB possui um design exclusivo e pode suportar Câmeras DSLR e Mirrorless de até 4,58kg.

A Zhiyun ganhou uma forte reputação e credibilidade por desenvolver estabilizadores Inteligentes acessíveis, e de alta qualidade, então vamos ver se o Estabilizador Inteligente Crane 3 LAB Zhiyun segue os mesmos passos.

O design do Estabilizador Inteligente Crane3 LAB

A Zhiyun voltou para a prancheta com o Estabilizador Inteligente Crane 3 Lab, e sua aparência é um pouco diferente de tudo o que vimos antes. Embora compartilhe algumas das mesmas características do design do Estabilizador Inteligente Weebill Lab, existem algumas diferenças. São duas alças ou uma alça? Bem, é meio que os dois. Ao projetar o gimbal com um aperto de mão secundário (é onde a maioria dos controles manuais e baterias estão localizados), ele permitiu que o Zhiyun encurte o manípulo principal. A razão por trás disso é permitir que o usuário mantenha o gimbal mais próximo do solo para fotos em ângulo baixo.

Review: Estabilizador Inteligente Crane3 LAB Zhiyun, o novo rei dos Gimbals?
A alça secundária no Zhiyun Crane 3 LAB

A alça secundária é fixada em uma posição bloqueada e não móvel, ao contrário da alça do Estabilizador Weebill Lab, que pode ser destacada ou reposicionada. Ter uma alça secundária deve permitir que o operador faça um movimento suave de cima para baixo. Ao incluir a alça secundária, basta alterar a posição da sua mão, dependendo se você quer segurá-la na vertical ou usá-la em uma posição suspensa.

Review: Estabilizador Inteligente Crane3 LAB Zhiyun, o novo rei dos Gimbals?

Você também pode escolher segurar o Estabilizador Crane3 Lab com as duas mãos, uma em cada alça. Isso leva algum tempo para se acostumar e você precisa descobrir qual mão vai ser usada. Não há realmente nenhuma maneira certa ou errada de posicionar suas mãos. Se você gosta do design de duas alças vai ser muito baixo para a preferência pessoal. Ao seguir este tipo de design, pelo menos a Zhiyun lhe deu opções sobre como você pode segurar e usar o Estabilizador Crane3 Lab. Você pode achar que prefere manter uma configuração específica em detrimento de outra. Vou falar mais sobre como é realmente usar e segurar mais tarde na revisão.

Quando o primeiro gimbal de uma mão saiu, havia sempre esse movimento louco que você tinha que fazer um giro em torno do gimbal para colocá-lo em um modo baixo. Com muitos dos gimbals de hoje, você não precisa mais fazer isso. Alguns gimbals funcionam melhor que outros nessa função. A Zhiyun certamente fez essa tarefa muito simples de fazer com o Estabilizador Crane 3 Lab e é o gimbal mais fácil que eu usei quando se trata de fotografar no modo underslung ou pasta.

Review: Estabilizador Inteligente Crane3 LAB Zhiyun, o novo rei dos Gimbals?

Assim como no Lab Weebill, o braço traseiro também é deslocado para que você não tenha a tela traseira em sua câmera sendo obscurecida quando estiver fotografando.

Você também pode ver que há muito espaço para mover uma câmera maior de volta para o braço de rolo.

Gimbals já existem há alguns anos e quase todo mundo faz um. Estamos agora atingindo um estágio em que os fabricantes estão experimentando e tentando redefinir como um gimbal deve parecer e operar. Quase todos os gimbals que estão agora disponíveis oferecem ótimo desempenho. O que estamos vendo agora é fabricantes adicionando mais e mais recursos e construindo todo um ecossistema em torno de acessórios.

Alta capacidade de carga do Zhiyun Crane-3

Review: Estabilizador Inteligente Crane3 LAB Zhiyun, o novo rei dos Gimbals?
O Zhiyun Crane 3 Lab tem uma capacidade máxima de carga de 4,58 kg

Nos últimos tempos, temos visto empresas que saem com gimbals de uma mão que podem aceitar cargas muito pesadas. Na minha opinião, acho que isso derrota o propósito de ter um gimbal compacto de uma mão. Quanto mais pesada for a carga útil, menor será o tempo que você realmente espera. Eu acho que uma vez que uma carga útil do eixo atinge um certo ponto, você é melhor com um design de duas mãos. Isto é especialmente verdadeiro se você vai tentar e usar algo como um Canon C200, Panasonic EVA-1 ou um ALEXA Mini em um gimbal com uma mão.

Na minha opinião, se você está indo apenas para executar um pequeno mirrorless ou DSLR configurado, realmente não é muito ganho por comprar um gimbal de uma mão maior que suporta altas cargas úteis. Claro, ter a flexibilidade adicional para executar uma variedade de câmeras em um gimbal é ótimo, mas você realmente precisa levar em conta apenas quanto tempo você pode operar um gimbal com uma carga pesada.

Eu ainda não tenho certeza se eu concordo com essa nova moda de projetar balancins para que eles fiquem mais fáceis de tirar fotos de baixo ângulo. Eu não tiro muitas fotos em ângulo baixo e acho que a maioria dos gimbal provavelmente obtém a maioria de seus disparos no nível normal dos olhos. Embora não haja absolutamente nada de errado em fazer um gimbal mais fácil de usar para fotos em ângulo baixo, este não deve ser o aspecto mais importante da criação de um gimbal.

Pequena pegada do Crane 3

Review: Estabilizador Inteligente Crane3 LAB Zhiyun, o novo rei dos Gimbals?
O Zhiyun Crane 3 Lab é muito compacto quando dobrado, facilitando o deslocamento.

Eu adorei que o Estabilizador Crane 3 Lab pode ser dobrado em uma pegada muito pequena. Isso torna muito mais conveniente viajar, já que não ocupa muito espaço na sua mala. Esta é uma grande vantagem que o Crane 3 Lab tem sobre outros gimbals concorrentes, como o DJI Ronin-S e o Moza Air 2.

Para quem é destinado?

Review: Estabilizador Inteligente Crane3 LAB Zhiyun, o novo rei dos Gimbals?
Usando o Zhiyun Crane 3 com uma Canon 5D IV com os motores de lente e a ferramenta de monitoramento de smartphone

O Crane-3 Lab destina-se a profissionais de Câmeras Mirrorless o e DSLR que desejam flexibilidade para executar pacotes de lentes e câmeras mais pesados sem sobrecarregar o gimbal. Enquanto o gimbal pode suportar o peso de uma câmera de cinema digital menor, ele não foi projetado para esse propósito. Eu falarei sobre isto mais profundamente depois na revisão.

Eu pessoalmente não acho que um gimbal pesado de uma mão seja necessário para muitas DSLR e Mirrorless em configurações de câmera e lente. Há uma abundância de articulações mais leves que podem lidar com as cargas desse tipo de câmeras. Ao dizer isso, usar um gimbal maior significa menos esforço nos motores e você também tem a capacidade de usar lentes maiores e mais pesadas.

Zhiyun lista as seguintes câmeras cujos pesos estão dentro da faixa de rolamentos do Crane 3 Lab e podem ser balanceadas no gimbal.

Canon
• 1D X Mark II
5D MarkIV
5D Mark III
6D Mark II
• 80D

Panasonic
• GH4
GH5
GH5S

Sony
A9
A7R3
A7M3
A7R2
A7S2

Nikon
• D850

Observe que a lista é baseada em câmeras que equilibram e podem aproveitar o controle da câmera por meio do aplicativo Zhiyun Play. O gimbal certamente lidará com uma variedade muito maior de câmeras.

O que está incluído na caixa?

Review: Estabilizador Inteligente Crane3 LAB Zhiyun, o novo rei dos Gimbals?

O Crane 3 Lab vem em um estojo de espuma

O Zhiyun Crane 3 Lab vem em uma caixa de espuma que você pode transportar e armazenar o gimbal dentro.

Review: Estabilizador Inteligente Crane3 LAB Zhiyun, o novo rei dos Gimbals?

O estojo Zhiyun Crane 3 Lab vem com cortes personalizados para o gimbal e acessórios

Dentro do gabinete, há recortes personalizados para tudo que vem com o gimbal. Todos os componentes são fáceis de ver e acessar.

Em um toque agradável, a Zhiyun também incluiu espaço para alguns dos acessórios opcionais, como o Controlador de Foco Servo TransMount Lite, o Controlador de Zoom / Foco Servo TransMount Max e o Suporte de Telefone TransMount com o Crown Gear. Isso pode ser uma coisa pequena, mas muitas vezes vejo empresas fazendo malas ou malas que não incluem espaço para nenhum acessório.

Você também recebe um guia de início rápido que fornece informações suficientes para você configurar e fazer com que o seu gimbal funcione com bastante rapidez.

Junto com o atual gimbal do Crane 3 Lab, você também recebe:

• Mini perna de tripé
• Placa de Câmera de Liberação Rápida
• 3 x bateria 18650
• Carregador de bateria
• 6 x cabo de controle USB
• 2 x cabo HDMI
• Caso de armazenamento de cabo
• Maleta

Qualidade do Zhiyun Crane 3

Review: Estabilizador Inteligente Crane3 LAB Zhiyun, o novo rei dos Gimbals?

O Estabilizador Inteligente Crane-3 Lab tem uma qualidade de construção semelhante ao Weebill Lab. Apesar de muito plástico sendo usado, ainda é um giro muito pesado. Todos os botões, interruptores e botões são razoavelmente bem feitos. Se estiver familiarizado com os produtos da Zhiyun, ficará mais do que satisfeito com a qualidade de construção do Crane 3 Lab. Não havia nada que eu vi que me preocupasse demais em termos de como ele foi construído e montado. Parece que se aguentaria bem com os rigores do uso em campo.

Motores Mais Fortes

Review: Estabilizador Inteligente Crane3 LAB Zhiyun, o novo rei dos Gimbals?

O Crane 3 Lab utiliza motores de grau de aviação em uma nova estrutura. Zhiyun afirma que o Crane 3 Lab possui 50% de redução de ruído e 100% de aumento no torque do motor sobre o Crane 2. Eles também dizem que há uma melhora de 150% na velocidade de resposta. Os motores definitivamente não se sentem como se estivessem lutando a qualquer momento, mesmo quando executando cargas úteis que são muito pesadas.

Capacidade de carga

Como mencionei anteriormente, o Crane 3 Lab tem uma capacidade de carga de 4,58 kg (10,14 lb), o que permite que você execute uma grande variedade de combinações de câmeras e lentes. Pelo que sei, isso proporciona a maior capacidade de carga útil de qualquer gimbal de uma mão no mercado. Abaixo estão as capacidades de carga útil de alguns dos concorrentes.

• DJI Ronin-S – 3,6 kg (7,94 lb)
• Tilta Gravity G2X – 3,63 kg (8 lb)
• Moza Air 2 – 4,2 kg (9,25 lb)

Crane 3 Baterias e Tempo de Execução

Review: Estabilizador Inteligente Crane3 LAB Zhiyun, o novo rei dos Gimbals?

O Crane 3 Lab é alimentado por três baterias de 18650

O Crane 3 Lab requer 3×18650 baterias e a Zhiyun exige um tempo de execução de até 7,5 horas. Com base na minha experiência com o uso do gimbal, descobri que a duração da bateria era boa e que a maioria dos atiradores poderia facilmente passar um dia inteiro.

Review: Estabilizador Inteligente Crane3 LAB Zhiyun, o novo rei dos Gimbals?

Abaixe as travas

Review: Estabilizador Inteligente Crane3 LAB Zhiyun, o novo rei dos Gimbals?

Cada braço do Zhiyun Crane 3 pode ser trancado

Assim como o Weebill Lab, o Crane 3 Lab possui uma trava em cada eixo que você pode bloquear para tornar o balanceamento do gimbal muito mais fácil. Então, é realmente mais fácil equilibrar? Em suma, sim. É bom que você pode equilibrar um eixo, depois bloqueá-lo e fazer o próximo. Só para ficar claro, você precisa equilibrar o Estabilizador para Câmeras Crane 3 LAB exatamente como faria com qualquer outro gimbal, mas se você estiver familiarizado com esse processo, você o achará similar a qualquer outro gimbal que tenha usado.

Review: Estabilizador Inteligente Crane3 LAB Zhiyun, o novo rei dos Gimbals?

Ser capaz de bloquear o eixo torna mais fácil o equilíbrio e também ajuda no transporte.

O bom aspecto dessas travas é que elas não são feitas de plástico, são alumínio anodizado e não vão quebrar.

O que eu também acho legal é que se você estiver viajando de um local para outro, você pode bloquear todos os eixos e manter sua câmera no gimbal. Então, quando você ligar, pode simplesmente desbloqueá-los e estará pronto para usa-lo. Isso economiza uma tonelada de tempo, pois você não precisa reequilibrar o gimbal sempre que mudar de local. Se você é como eu, tenho a tendência de deixar uma câmera em um gimbal, pois acho que é muito demorado para ligar e desligar a câmera o tempo todo. Este é um dos meus recursos favoritos do Crane 3 Lab.

Ao dizer tudo isso, é tão fácil tirar sua câmera quanto uma placa de liberação rápida. Isso permite que você coloque a câmera de volta no gimbal sem precisar fazer nenhum grande rebalanceamento.

Placa de Liberação Rápida

Review: Estabilizador Inteligente Crane3 LAB Zhiyun, o novo rei dos Gimbals?

O Estabilizador Inteligente Crane-3 LAB utiliza uma placa de liberação rápida Manfrotto que torna muito mais rápido se você quiser tirar sua câmera ou colocá-la de volta no gimbal sem reequilibrar. Também torna muito mais fácil trocar as baterias da câmera. Descobri que o design e a operação do lançamento rápido são melhores que os do Weebill Lab.

Review: Estabilizador Inteligente Crane3 LAB Zhiyun, o novo rei dos Gimbals?

A placa de liberação rápida é bastante alta, e eu imagino que Zhiyun a projetou dessa forma, para que você não precise levanta-lá.

Review: Estabilizador Inteligente Crane3 LAB Zhiyun, o novo rei dos Gimbals?

Este sistema de liberação rápida é fácil e simples de usar. É tão simples quanto destravar a alavanca e, em seguida, empurrar em um mecanismo de liberação de captura. Depois de equilibrar, basta bloquear a alavanca.

Review: Estabilizador Inteligente Crane3 LAB Zhiyun, o novo rei dos Gimbals?

Nossa que a lente precisa de uma limpeza!

Outro recurso interessante do sistema de placas de liberação rápida é que existe um suporte de lente que se move independentemente da placa, mesmo que ela esteja conectada. O suporte da lente é ajustável em altura e é agradável e grande, pois fornece suporte adicional à sua câmera e ajuda a evitar qualquer torção do corpo da câmera na placa, bem como qualquer torque da lente ao usar os motores.

Review: Estabilizador Inteligente Crane3 LAB Zhiyun, o novo rei dos Gimbals?

Sem suporte embutido

Review: Estabilizador Inteligente Crane3 LAB Zhiyun, o novo rei dos Gimbals?

Uma das melhores características do Estabilizador Eletrônico Weebill Lab é que o suporte está embutido na alça. Eu realmente gostei disso, porque permite que você coloque a câmera e o gimbal para baixo com muita facilidade, sem aumentar drasticamente a pegada. Enquanto o Crane 3 Lab vem com um suporte, você tem que parafusar no fundo do gimbal. Funciona muito bem, mas depois de dobrado, aumenta substancialmente a pegada do Crane 3 Lab. Eu realmente não posso reclamar muito, mas eu preferi como foi implementado no design do Weebill Lab ao invés de vir como um acessório incluído.

Review: Estabilizador Inteligente Crane3 LAB Zhiyun, o novo rei dos Gimbals?

Em um toque agradável, Zhiyun rotulou o tripé para que você saiba exatamente de que maneira ele precisa ser girado para removê-lo ou apertá-lo no gimbal. Eu gosto de pequenos toques como este porque me mostra que a equipe de design está prestando atenção aos pequenos detalhes.

Pontos de montagem

Review: Estabilizador Inteligente Crane3 LAB Zhiyun, o novo rei dos Gimbals?

O Crane 3 Lab possui um ponto de montagem de 1 / 4-20″ na base do manípulo principal. É aqui que você pode colocar as Mini pernas de tripé incluídas ou colocá-las em um suporte de iluminação, poste ou qualquer outra coisa que você queira usar.

Review: Estabilizador Inteligente Crane3 LAB Zhiyun, o novo rei dos Gimbals?

Na lateral da alça principal, acima da roda de foco, há outro ponto de montagem onde você pode conectar o Suporte de Telefone TransMount opcional com o Crown Gear ou um braço do monitor ou outro acessório. Este também é um buraco de 1 / 4-20″.

Review: Estabilizador Inteligente Crane3 LAB Zhiyun, o novo rei dos Gimbals?

O mesmo tipo de ponto de montagem também está disponível na parte inferior do manípulo traseiro.

Review: Estabilizador Inteligente Crane3 LAB Zhiyun, o novo rei dos Gimbals?

Suporte para telefone TransMount opcional

O Suporte de Telefone TransMount opcional com o Crown Gear é imprescindível se você estiver comprando o Crane 3 Lab. Eu ainda não consigo descobrir por que eles fizeram deste um acessório opcional e que você deve encontrar na eMania Foto e Vídeo. Deveria ter sido um acessório padrão incluído no gimbal.

Transmissão de imagem sem fio

Review: Estabilizador Inteligente Crane3 LAB Zhiyun, o novo rei dos Gimbals?

Usando o feed de vídeo sem fio com um iPhone 7

Apresentada pela primeira vez no Estabilizador Weebill, a transmissão de imagem sem fio também é um recurso padrão no Crane 3 Lab. Esta foi uma das principais características que para mim colocou o Weebill Lab à frente de sua concorrência. Eu não gosto de manipular um monitor externo para um gimbal e não posso julgar a exposição, enquadramento e foco de uma pequena tela na parte de trás de uma câmera. Isso é especialmente verdadeiro ao fotografar em condições de muito sol. Com um transmissor sem fio integrado, o Estabilizador Inteligente Crane 3 LAB permite monitoramento, enquadramento e controle de câmera em tempo real (embora isso dependa da câmera).

Review: Estabilizador Inteligente Crane3 LAB Zhiyun, o novo rei dos Gimbals?

A imagem é transmitida sem fio através de wi-fi, então tudo que você precisa fazer é baixar o aplicativo Zhiyun Play e, em seguida, acionar seu smartphone. A maneira como funciona é um pouco diferente do Estabilizador Eletrônico Weebill Lab. Com o Crane 3 Lab, você precisa usar um cabo HDMI que conecte entre sua câmera e o gimbal.

Review: Estabilizador Inteligente Crane3 LAB Zhiyun, o novo rei dos Gimbals?

O único problema é que eles nunca mostram isso no material de marketing, você precisa ter o cabo de controle da câmera e um cabo HDMI conectado entre a câmera e o gimbal. Isso significa que você tem uma infinidade de cabos saindo por toda parte. Você também precisa estar ciente de que, com certas câmeras, se você conectar um cabo HDMI ou usar um cabo de controle de câmera, a tela LCD traseira ficará preta. Isso é exatamente o que acontece com o Panasonic GH5. Você ainda pode receber um sinal de vídeo sem fio sem ter que usar um cabo de controle da câmera.

Review: Estabilizador Inteligente Crane3 LAB Zhiyun, o novo rei dos Gimbals?

A porta de controle de câmera mini HDMI & USB no Zhiyun Crane 3

Outra coisa que você precisa ter em mente é que a porta HDMI no Crane-3 Lab é um Mini HDMI, então você precisa ter Mini HDMI para um cabo HDMI Micro ou de tamanho normal. Estes não são tão fáceis de encontrar como um tamanho completo em linha reta para full-size HDMI. Eu preferiria ter visto uma saída HDMI de tamanho completo no Crane 3 Lab. Não é fácil encontrar cabos HDMI muito curtos. Mesmo que o Zhiyun inclua os cabos Micro para Mini e Mini para Mini HDMI na caixa, não há um cabo Mini para tamanho normal. Muitas câmeras usam um HDMI de tamanho normal e também monitores / gravadores externos.

O bom de ter uma porta HDMI no Crane 3 Lab é que você ainda pode usar um monitor / gravador externo, bem como a transmissão de vídeo sem fio. Tudo o que você precisa fazer é executar um HDMI de sua câmera para o gravador / monitor externo e depois passar outro cabo da saída HDMI no gravador / monitor para a entrada HDMI no Crane 3 Lab.

Acima você pode ver rapidamente como estabelecer a conexão usando o aplicativo Zhiyun Play e quais funções estão disponíveis.
A qualidade de imagem que você recebe do Estabilizador Inteligente Crane 3 LAB é muito melhor do que a do Estabilizador Eletrônico Weebill Lab . O Weebill Lab só pode transmitir 720p, enquanto o wireless do Crane 3 Lab é 1080p. Zhiyun também parece ter melhorado a latência e não tem tanto atraso quanto o Weebill Lab, mas ao dizer isso, ainda tem ocasionalmente problemas de latência. Este aumento na resolução e menor atraso torna o uso do seu smartphone como monitor uma alternativa viável a um monitor dedicado. Fiquei muito impressionado com a qualidade da imagem da transmissão de vídeo sem fio.

Review: Estabilizador Inteligente Crane3 LAB Zhiyun, o novo rei dos Gimbals?

O sistema de controle ViaTouch para o aplicativo usa uma interface simples que é muito semelhante ao que você encontraria em um drone DJI. É bem definido e permite que você faça ajustes tanto na câmera quanto no gimbal, mas o mais importante é que permite o monitoramento em tempo real. Se você usa um dos iPhones de última geração, é muito fácil ver sua imagem, mesmo em ambientes externos, em condições de muita luz. Eu gostei que a Zhiyun tenha feito a interface do usuário simples para que qualquer pessoa que já tenha usado um iPhone consiga executá-la rapidamente.

O aplicativo Zhiyun Play permite ajustar e controlar o seu gimbal, bem como controlar algumas funções na sua câmera (isso depende da câmera que você está usando). O que é bom, pelo menos com o GH5 que eu estava testando, é que se você ativar itens como o pico de foco ou zebras em sua câmera, eles serão transferidos para o feed de vídeo sem fio em seu smartphone.

Review: Estabilizador Inteligente Crane3 LAB Zhiyun, o novo rei dos Gimbals?

O suporte para smartphone não vem como padrão com o Crane 3 Lab, é um extra opcional. Eu tentei ver se eu poderia usar um Monitor de Câmera F6 de 5,7″ Full HD HDMI com Suporte 4K no suporte do smartphone, mas ele não se encaixa corretamente.

Quando você conecta o suporte do smartphone, há apenas um receptor comum de 1 / 4-20″, então você pode usar um braço ou algo similar para executar um monitor externo ou monitor / gravador de sua escolha, se você quiser. Como o Crane 3 Lab tem dois pontos de montagem, você pode montar tanto o suporte do smartphone como um monitor / gravador externo.

Experimentei o aplicativo e o Crane 3 Lab com um Panasonic GH5, Sony a7M3 e um Canon 5D Mark IV e todos funcionaram bem. É muito bom poder alterar o equilíbrio de ISO, F-stop, EV, obturador e branco diretamente de dentro do aplicativo sem ter que tocar na câmera.

Review: Estabilizador Inteligente Crane3 LAB Zhiyun, o novo rei dos Gimbals?

Rastreamento de objetos com o Zhiyun Crane-3

Um dos recursos do aplicativo Zhiyun Play é o acompanhamento de imagens. Esse recurso permite que você desenhe uma caixa ao redor de um objeto e, em seguida, o giro do Estabilizador rastreará esse objeto, independentemente da direção em que o giro do cardan estiver se movendo. Eu achei o rastreamento de imagem bastante decepcionante. Parece funcionar apenas quando os assuntos estão no meio do quadro. Assim que eles começam a se mover para o lado do quadro, o rastreamento parece parar.

Quando analisei o Weebill Lab no ano passado, descobri que era um recurso realmente útil para poder segurar seu smartphone e ter o gimbal voltado para você. Isso permitiu que você tirasse uma foto de um objeto sem que você precisasse andar para trás. Não apenas você pode ver sua foto, mas também pode ver para onde está indo. Isso foi muito útil se você está operando como um atirador solo. Enquanto você ainda pode fazer isso com o Crane 3 Lab, achei muito mais difícil de fazer. Tentar segurar um gimbal muito pesado com uma única mão não foi tão fácil nem confortável quanto com algo menor e mais leve.

O bom da transmissão de vídeo sem fio é que você não precisa usá-la se não quiser. Você pode usar o Crane 3 Lab como qualquer outro gimbal, não depende do aplicativo. Você pode simplesmente usar a tela onboard de sua câmera e depois abrir o aplicativo e entregá-lo a um produtor ou diretor para que eles possam ver o que você está filmando.

Atualmente, a transmissão de vídeo sem fio funcionará com as seguintes câmeras:

Canon
• 1D X Mark II
5D MarkIV
5D Mark III
6D Mark II
• 80D

Panasonic
• GH4
GH5
GH5S

Sony
A9
A7R3
A7M3
A7R2
A7S2

Nikon
• D850

Câmeras que suportam controle de aderência e controle de APP

Canon
• 1D X MarkII, 5DS, 5DS R, 5D MarkIV, 5D MarkIII, 5D MarkII, 6D MarkII, 6D, 80D..

Panasonic
• GH4, GH5, GH5S..

Sony
• A9, A7R3, A7M3, A7R2, A7S2..

Nikon
• D850..

Esta lista será atualizada de acordo com uma atualização de firmware e está sujeita a alterações.

O aplicativo Zhiyun Play está disponível para dispositivos iOS e Android e funciona com os seguintes telefones:

O ZY Play para iOS v2.5.9
Versão iOS 9.0 ou superior é compatível com o seguinte telefone:
• iPhone 8 plus, iPhone X, iPhone SE, iPhone 8, iPhone 7 Plus, iPhone 7, iPhone 6s Plus, iPhone 6s, iPhone 6 Plus, iPhone 6

ZY Play para Android v1.12.2
Versão Android 5.0 ou superior é compatível com os seguintes telefones:
• Google Pixel XL, Pixel 2 XL, Pixel 2, Pixel, Nexus 6P, Nexus 6, Nexus 5X
• Samsung Galaxy S9 Plus, Galaxy S9, Galaxy S8 Plus, Galaxy S8, Galaxy S7, Galaxy S7, Galaxy S6, Galaxy S6, Galaxy Note 8, Galaxy Note 7
• Huawei P9, P20 Pro, P10 Plus, P10, Companheiro 9, Mate 8, Mate 10 Pro, Mate 10
• OnePlus 6, 5T, 5, 3T, 3
• Xiaomi Redmi Nota 4X, Redmi Nota 3, MI 6, MI 5s, MI 5, MI 4,
• Lg G6, G5
• Smartisan U1 Pro, Nuts Pro 2
• Oppo R9s, Procurar X
• Vivo X7, NEX

Controles Físicos

Review: Estabilizador Inteligente Crane3 LAB Zhiyun, o novo rei dos Gimbals?

Se você estiver familiarizado com outros gimbals da Zhiyun, verá que o layout de controle básico é semelhante às ofertas anteriores, mas no Crane 3 Lab, eles foram posicionados na alça traseira. O diferencial é por causa da maneira como o Crane 3 Lab foi projetado, você provavelmente vai segurá-lo com as duas mãos de qualquer maneira, posicionando os controles no cabo traseiro, Zhiyun está induzindo você a usá-lo.

Se você quiser usar o controle do joystick ou a roda de foco, estará quase sendo direcionado a segurar o gimbal com uma mão na alça traseira e outra na parte de cima. Se você quiser apenas segurar a alça principal, não poderá alterar facilmente as configurações da câmera, como f-stop, etc.

Review: Estabilizador Inteligente Crane3 LAB Zhiyun, o novo rei dos Gimbals?

Usando o Crane 3 Lab com uma configuração 5D IV

Ao dizer isso, se você quisesse apenas segurar a alça principal ou não usar a alça traseira, você poderia anexar seu smartphone e fazer todas as suas alterações lá. Dessa forma, você não precisa tocar em nenhum dos controles da alça traseira.

Você também pode achar que terá que segurar a alça traseira com qualquer que seja sua mão dominante. Por exemplo, se você for destro e tentar segurar a alça traseira com a mão esquerda, talvez ache estranho alterar ou operar os botões.

Eu faço, no entanto, assim que a tela está no punho traseiro, porque torna muito mais fácil de ver. Ter a tela na alça principal não faz muito sentido operacional, porque você não pode realmente vê-lo facilmente.

Review: Estabilizador Inteligente Crane3 LAB Zhiyun, o novo rei dos Gimbals?

O painel de controle na alça traseira do Zhiyun Crane 3

Na alça traseira, há um pequeno display, botão de gravação, botão GO, botões para alterar os modos de configuração da câmera, como ISO e f-stop, e um mostrador para navegar pelo menu e fazer alterações. Para o lado esquerdo, existem três botões para alterar os modos de operação dos balancins.

Review: Estabilizador Inteligente Crane3 LAB Zhiyun, o novo rei dos Gimbals?

Na parte traseira do manípulo traseiro existe um botão de zoom e uma roda de controlo.

Na parte traseira da alça traseira, você encontrará um rocker zoom. Isso pode ser usado para ampliar lentes compatíveis ou para controlar o motor opcional de foco / zoom. Há também um dial embaixo do botão de zoom que serve para fazer os ajustes de configuração da câmera.

Review: Estabilizador Inteligente Crane3 LAB Zhiyun, o novo rei dos Gimbals?

A pequena tela exibe informações sobre a câmera e o cardan

A tela pode mostrar muitas informações sobre o Crane 3 Lab e, especialmente, as configurações da sua câmera, mas é possível que, quando você estiver usando o gimbal, provavelmente não seja capaz de vê-lo. Nesta mesma tela, você pode ajustar as configurações da câmera compatíveis, como ISO, velocidade do obturador (que por alguma estranha razão é exibida como TV) e seu f-stop usando a roda de rolagem.

Review: Estabilizador Inteligente Crane3 LAB Zhiyun, o novo rei dos Gimbals?

Na frente da alça principal, há um joystick para garimpar e inclinar o giro do Gimbal. Eu realmente gosto que Zhiyun tenha colocado um joystick muito mais tátil no Crane-3 Lab, ao contrário do joystick de discagem que estava no Estabilizador Eletrônico Weebill Lab . Achei o joystick do Crane 3 Lab muito mais ágil e fácil de usar.

Você também pode alternar entre dois modos de operação dos cardan pressionando um dos dois botões na frente do manípulo principal.

Modo PhoneGo

Se você quiser seguir objetos em movimento rápido ou pessoas, você pode entrar no que é chamado de Modo PhoneGo. Com apenas um toque no botão Go, o gimbal entra na velocidade máxima de seguimento. Isso é útil se você está filmando esportes ou qualquer coisa com movimento rápido. Isso é semelhante ao modo Sports no Ronin-S.

Controle de Sensor de Movimento

O gimbal tem um sensor de controle de movimento embutido, então se você não quiser usar o seu smartphone no seu gimbal, você pode retirá-lo e transformá-lo em um controlador de sensor de movimento. Simplesmente movendo seu telefone, você está controlando o gimbal em tempo real. Este é um bom recurso e é impressionante que é um recurso embutido gratuito no aplicativo. Se você usou o Mimic com o Freefly Movi ou o modo espelho do controlador no Ronin 2, é um recurso similar.

Demora um pouco de tempo para se acostumar com a forma como funciona, e não é a maneira mais intuitiva de operar o seu gimbal, mas quando você pega o jeito, funciona bastante bem. Esse recurso pode ser útil se você estiver usando o gimbal em um jib ou como uma cabeça remota.

Atualização: Este recurso foi cancelado do aplicativo ZY Play atual para o Weebill Lab & Crane 3 Lab. Ele está passando por desenvolvimento interno e testes e será lançado em uma versão futura do aplicativo.

Motores de Foco e Zoom

Review: Estabilizador Inteligente Crane3 LAB Zhiyun, o novo rei dos Gimbals?

Obter foco crítico, especialmente ao fotografar 4K em uma câmera com sensor full frame, é difícil na melhor das hipóteses. Nos últimos 12 meses, vimos muitos sistemas de foco seguirem para os gimbals. O Crane 3 Lab possui um controlador de foco integrado na alça de suspensão, mas também possui dois motores opcionais de seguimento de foco (ou zoom) que estão disponíveis. No Crane 3 Lab, você pode conectar dois motores de foco, para que você possa usar um para foco e outro para zoom.

Review: Estabilizador Inteligente Crane3 LAB Zhiyun, o novo rei dos Gimbals?

O Servo Focus TransMount Lite e Controladores Max Zoom / Foco Servo

Agora, há duas versões diferentes do motor disponíveis. Um é o Controlador de Foco Servo TransMount Lite, e o outro é o Controlador de Zoom / Foco Servo TransMount Max. Embora pareçam semelhantes, o Controlador de Zoom / Foco do TransMount Max Servo é um pouco maior. Ambos os Controladores trabalharão no Estabilizador Eletrônico Weebill Lab , assim como no Estabilizador Eletrônico Crane 3.

Review: Estabilizador Inteligente Crane3 LAB Zhiyun, o novo rei dos Gimbals?

Incluído com os Controladores de Foco estão o suporte de montagem, uma haste de 15mm e o cabo de controle de energia.

Os dois controladores Focus apresentam um design sem ferramentas e se conectam ao gimbal usando apenas os parafusos de dedo incluídos. Para prendê-lo, fixe-o ao suporte de suporte e à haste de montagem fornecidos usando dois parafusos de aperto manual e prenda este conjunto à parte inferior da placa de base do eixo com o terceiro parafuso de aperto manual. Em seguida, conecte o servo ao gimbal com o cabo USB fornecido e conecte a câmera ao gimbal com um dos cabos de controle da câmera que o gimbal vem com. A conexão do cabo USB fornece transmissão de sinal de latência zero.

Review: Estabilizador Inteligente Crane3 LAB Zhiyun, o novo rei dos Gimbals?

Uma das falhas de design com o motor de seguimento do foco para o Weebill foi que ele foi anexado à placa de liberação rápida. Quando você tirou sua câmera do Estabilizador Inteligente Weebill, o motor de acompanhamento e o suporte ainda estavam conectados. Isso não seria um grande problema se o follow focus funcionasse sem o Weebill Lab, mas isso não aconteceu. Infelizmente, Zhiyun não mudou isso com o Crane 3 Lab. Quando você remove sua câmera, os motores são anexados à placa de liberação rápida. Ao dizer isso, você pode desfazer e remover o suporte de montagem do motor, mas esse é um passo que você provavelmente não desejará fazer se estiver com pressa.

O foco de acompanhamento externo pode ser controlado de duas maneiras, uma é através de uma roda tátil em seu corpo ou através do aplicativo diretamente na tela do smartphone. Se você usar um como zoom, você também pode controlá-lo através do aplicativo ou através de um rocker zoom no gimbal.

Review: Estabilizador Inteligente Crane3 LAB Zhiyun, o novo rei dos Gimbals?

O motor de foco Zhiyun TransMount é praticamente silencioso

Os motores externos de foco são relativamente leves e certamente funcionam. Você apenas conecta-se ao gimbal com um cabo e então você pode controlar o foco diretamente no lado do gimbal. O motor está absolutamente silencioso e não faz barulho algum.

Review: Estabilizador Inteligente Crane3 LAB Zhiyun, o novo rei dos Gimbals?

Com o motor follow focus você obtém algumas engrenagens de lente de borracha que você pode usar em lentes que não possuem engrenagens de passo. Estes funcionam razoavelmente bem, você só tem que ter certeza que você tem apertado o suficiente ao redor da lente para que eles não escorreguem ou se movam. Eu achei que eles eram um pouco complicados de colocar na sua lente e segurá-la bem.

Review: Estabilizador Inteligente Crane3 LAB Zhiyun, o novo rei dos Gimbals?

Ligar o motor ao Crane 3 Lab através dos cabos USB incluídos.

Embora não haja absolutamente nada de errado com o funcionamento ou o funcionamento dos motores (com lentes estáticas), eles demoram um pouco para serem instalados e configurados. Todo o processo é um pouco complicado e demorado e, quando você adiciona a engrenagem da lente de borracha e conecta outro cabo entre o gimbal e o motor, você acaba com cabos e partes em todo lugar. Acho que faria mais sentido projetar um sistema sem fio que se comunicasse tanto com o gimbal quanto com o aplicativo para que você não acabasse com tantos cabos. Eu também preferiria ver os motores com uma bateria embutida para que pudessem ser usados sem o gimbal.

Review: Estabilizador Inteligente Crane3 LAB Zhiyun, o novo rei dos Gimbals?

Testando o TransMount Focus Motor com uma lente PL que requer mais torque

Eu queria ver se o foco seguinte era forte o suficiente para mover a engrenagem da lente em uma lente PL. Apesar de a engrenagem de inclinação real no motor de follow focus ser muito pequena, ela foi capaz de mover o cano de foco da lente. Enquanto o motor realmente não é projetado para mover uma lente mais pesada, ainda funciona. Se você está esperando que os motores Zhiyun tenham o mesmo tipo de torque e operação de motores mais caros, você ficará desapontado. Eles são projetados principalmente para serem usados com lentes estáticas.

Você também pode inverter o motor, por exemplo, se você estiver usando lentes Nikon, que se concentram na direção oposta, ainda é possível usar a roda de foco na mesma direção de uma lente Canon.

O problema com o sistema de montagem e o tamanho do motor de foco é que você não pode aumentá-lo. Quando tentei usá-lo com um C100 Mark II, o motor de foco não era alto o suficiente para alcançar a lente.

O Controlador de Zoom / Foco do TransMount Max Servo funciona exatamente da mesma maneira que o motor de foco independente. Embora seja uma boa opção poder fazer o zoom da sua lente remotamente, ou fazer um zoom lento, não há muitas vezes em que eu poderia pensar em onde eu gostaria de fazer isso ao usar um gimbal. Acho que esse recurso é mais útil se você estiver usando a câmera em um suporte como uma câmera remota e quiser alterar sua distância focal.

A única coisa que você precisa ter em mente é que o Controlador de Zoom / Foco TransMount Max Servo não funcionará com lentes curtas ou configurações de câmera menores. Você não pode fisicamente colocá-lo em posição sem bater no corpo da câmera. Ele realmente só funciona em lentes mais longas, onde você tem espaço para posicionar o motor corretamente.

Estamos começando a ver muitos motores de foco pequenos e compactos aparecendo em pequenos gimbals. DJI, Tilta e o Moza Air 2 têm opções disponíveis. Outras empresas como a PD Movie também têm soluções disponíveis, como o sistema de foco do Live AIR, que funciona com Bluetooth. Eu gosto desta tendência, pois abre maneiras muito mais criativas de usar um pequeno gimbal. Você não está limitado apenas a usar uma lente grande angular e defini-la no infinito ou confiar em autofoco. Ao dizer isso, se você estiver mudando de lentes com frequência, você precisa estar ciente de quanto tempo levará para fazer alterações.

Recursos extras

Com o Estabilizador Eletrônico Crane 3 LAB, você pode capturar panoramas, fazer timelapse de foco e fazer lapso de tempo com câmeras selecionadas. Isso só pode ser feito alternando para o modo de câmera no aplicativo Zhiyun Play. Você não pode fazer isso no modo de vídeo. Todas essas três funções são bastante fáceis de configurar. Este material é salvo na sua câmera, não no seu telefone. Para o A7M3, pelo menos, você precisa ter a câmera em um dos modos de fotografia para usar este recurso, não vai funcionar se você tiver a câmera no modo de vídeo. Para o lapso de tempo no a7m3 você tem que definir a câmera para um único disparo, se você tiver definido para timelapse não vai funcionar. Ao contrário do recurso de lapso de tempo incorporado do A7m3, não parece que o aplicativo do Zhiyun Play permite que você salve o lapso de tempo como um filme depois de concluído.

Como isso realmente funciona?

Review: Estabilizador Inteligente Crane3 LAB Zhiyun, o novo rei dos Gimbals?

Usando o Zhiyun Crane 3

Os recursos são ótimos, mas no final do dia ainda é um gimbal e, portanto, ele precisa ser capaz de criar fotos suaves. Então, como o Crane 3 Lab funciona? A estabilização dos gimbals é agradável e suave e, com a força do motor aumentada, ela nunca se sente como se estivesse lutando, mesmo se você estiver carregando cargas pesadas de câmera muito pesadas. Descobri que a maioria das filmagens que eu recebi foi muito suave e utilizável, e o gimbal funcionou bem. Como qualquer gimbal ou Steadicam, os resultados irão variar dependendo de como você é proficiente como operador.

Neste Post você pode ver algumas imagens capturadas com o Crane 3 Lab. Isso não é apenas uma coleção de fotos bonitas, pois eu queria mostrar o que é bom, o que é ruim e o que é feio. Tudo o que me interessava era ver como o eixo se comportava e como operá-lo e usá-lo. Tenho certeza que se eu passasse mais tempo usando o gimbal, meus resultados melhorariam. Como qualquer novo produto, especialmente um com um design diferente, sempre haverá uma curva de aprendizado. É muito difícil fazer uma conclusão abrangente sobre o desempenho dos gimbals sem usá-lo ao longo de vários meses.

Os gimbals de uma mão sempre têm o problema inerente de criar movimentos pronunciados para cima e para baixo quando você está andando. Isto é devido ao momento de seu corpo mover seu braço para cima e para baixo. Com um gimbal de duas mãos, isso é mais fácil de controlar, já que você basicamente bloqueia seus ombros para criar uma plataforma mais estável. Enquanto o Crane 3 Lab faz um bom trabalho com isso, assim como qualquer gimbal de uma mão, você ainda terá um ligeiro movimento para cima e para baixo ao caminhar.

O design do Crane 3 Lab certamente torna mais fácil obter fotos em ângulo baixo e fazer a transição de um ângulo baixo para um nível normal. Ter duas alças certamente faz diferença ao fazer esse tipo de tomada.

Eu realmente achei que, para mim, pessoalmente, eu preferia segurar as duas alças ao fotografar no nível normal dos olhos. Acabei de descobrir que me senti mais estável.

Review: Estabilizador Inteligente Crane3 LAB Zhiyun, o novo rei dos Gimbals?

Segurando o Zhiyun Crane 3 Lab com uma configuração Canon C100 ii

Achei que a melhor maneira de segurar as duas alças e manter o gimbal estável era empurrar para frente com a mão na alça principal enquanto usava a mão para puxar a alça secundária.

Review: Estabilizador Inteligente Crane3 LAB Zhiyun, o novo rei dos Gimbals?
Review: Estabilizador Inteligente Crane3 LAB Zhiyun, o novo rei dos Gimbals?

Usando o joystick no Crane 3 Lab

O que você precisa saber é se você pegar o suporte de tripé inferior e usar o Estabilizador Inteligente Crane 3 LAB sem ele, é provável que sua mão mova acidentalmente o joystick. Eu achei que se eu usasse o gimbal como esse, eu sempre acertava o joystick e movia acidentalmente o giro para cima. Você realmente precisa usar o Crane 3 Lab com o tripé.

Review: Estabilizador Inteligente Crane3 LAB Zhiyun, o novo rei dos Gimbals?

Falando do tripé, quando você coloca o Estabilizador Inteligente Crane 3 LAB no chão, a única maneira de pegá-lo com facilidade e segurança é pela alça traseira.

A roda de controle de foco está localizada em uma posição onde ela não é tão fácil de usar devido à maneira como você precisa segurar o Crane 3 Lab.

Quando você usa seu smartphone no suporte opcional, é muito difícil fazer alterações sem colocar o gimbal para baixo. Para fazer alterações, você precisa tirar a mão da alça principal, o que significa que todo o peso é transferido para a mão que segura a alça traseira.

Outros testes.

Review: Estabilizador Inteligente Crane3 LAB Zhiyun, o novo rei dos Gimbals?

O Zhiyun Crane 3 Lab suportou facilmente o peso da lente Canon C100 II e 17-55mm.

Testando o Crane 3 Lab pude constatar que ele realmente está apto a suportar câmeras e lentes um pouco mais pesadas, é bom ressaltar que ele aguenta até 4,5kg.

A boa notícia é que o gimbal lidou bem com o peso e foi relativamente fácil obter bons resultados. O peso da câmera e do gimbal deixa o dispositivo um pouco mais robusto, tornando-o um pouco mais pesado que a versão anterior.

Review: Estabilizador Inteligente Crane3 LAB Zhiyun, o novo rei dos Gimbals?

O Crane 3 Lab vai suprir suas necessidades se você estiver usando
pequenas câmeras Mirrorless e DSLR ou câmeras com lentes um pouco maiores..

Conclusão


Operando o Estabilizador Eletrônico Crane 3 LAB com as duas mãos

O Crane 3 Lab é um bom gimbal de uma única mão? Absolutamente. Zhiyun certamente fez um produto que eu acho que muitos shooters vão gostar. Se você gosta do novo design com duas alças vai ser uma decisão pessoal. Eu não tenho certeza se eu gosto ou não, mas eu realmente não usei o gimbal por tempo suficiente para realmente fazer um apelo definitivo sobre isso ainda. É sempre difícil quando alguém muda o conceito de como algo é usado, e levará tempo para ver se as pessoas gostam ou detestam esse novo design.

Eu tenho que dar crédito a Zhiyun. Eles estão constantemente aprimorando seus produtos e estão na vanguarda da inovação e dos recursos quando se trata de gimbals com uma única mão.

Chegou a um ponto em que muito pouco separa qualquer um dos gimbals quando se trata de desempenho, isto é especialmente verdade com gimbals de uma só mão, como o Estabilizador Eletrônico Crane 3 LAB. Quase todos os balancins nesta classe (e eu estou falando sobre o Ronin-S, o Tilta G2X e o Moza Air 2), são todas boas opções e você não pode realmente errar com qualquer um deles. Todos eles funcionam bem e fazer uma escolha a respeito de qual gimbal é extremamente difícil. O que o diferencia o gimbal realmente se resume aos recursos e acessórios extras que estão disponíveis e como você deseja usá-lo.

Zhiyun certamente jogou tudo menos a pia da cozinha no Crane 3 Lab, e não há como negar que é um gimbal muito rico em recursos. Zhiyun conseguiu ainda fazer um gimbal que pode ser usado tanto para filmagens simples e mais complicados e é versátil para lidar com uma variedade de pacotes de câmera e lente.

O gimbal funciona muito bem e em nenhum momento disparou, começou a vibrar ou se movimentar aleatoriamente. Como um gimbal autônomo, você certamente pode obter resultados realmente bons.

As travas são um toque realmente agradável, assim como a liberação rápida que permite que você tire a câmera do gimbal e, em seguida, coloque-a de volta sem ter que fazer nenhum ajuste de balanceamento.

Os motores eletrônicos opcionais de follow focus e zoom funcionam muito bem, tenho certeza que muitas pessoas vão se adaptar e usar.

O vídeo e o aplicativo sem fio que permitem monitorar as imagens de certas câmeras e fazer alterações foram aprimorados pela Zhiyun, a ponto de serem muito mais confiáveis ​​e fáceis de usar. A qualidade da imagem do sinal sem fio é muito melhor do que era com o Estabilizador Eletrônico Weebill Lab mas ainda tem alguns problemas de latência de vez em quando. Para mim, o vídeo sem fio e o controle de aplicativos e os dois maiores pontos de venda do Crane 3 Lab.

Resumindo, eu acho que Zhiyun fez um ótimo trabalho, que certamente oferece um valor bastante decente pelo produto lançado, embora seja mais caro do que as ofertas de Moza, DJI e Tilta. Seu desempenho como um gimbal é muito bom e o fato de você ter tantos recursos incluídos o torna uma escolha popular para fotógrafos que procuram um compacto, fácil de viajar com gimbal que pode lidar com uma variedade de pequenos pacotes de Câmera Mirrorless ou DSLR .

Onde comprar!

Se você se interessou e deseja adquirir o novo Estabilizador Inteligente Crane 3 Lab, ele está disponível a pronta entrega no nosso site eMania Foto e Vídeo ( Distribuidor Oficial Zhiyun ), assim como demais estabilizadores, câmeras, lentes e diversos outros produtos de foto, vídeo e cinema , visite: eMania Crane3

Caso ja tenha, veja este Review de Montagem e Estabilização Gimbal Zhiyun Crane 3 LAB

Fonte: NewsShooter

você pode gostar também
2 Comentários
  1. […] o review completo do Estabilizador Inteligente Crane 3 Lab aqui no Blog […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.