Conheça o projeto fotográfico que “provoca” postura de turistas em Memorial

0 548

A frase “Para toda ação existe uma reação” é inevitavelmente aplicável em nossa vida. Seja na química, na física ou no nosso comportamento, é uma lei quase que infalível. E o projeto fotográfico criado pelo israelense Shahak Shapira vem exatamente mostrar com potência como essa realidade pode, muitas vezes, tornar um assunto até então “invisível” em algo que choca.

De origem judaica, o artista começou a perceber que algumas fotos que era postadas nas redes sociais sobre o Memorial ao Holocausto em Berlim, na Alemanha, continham um gosto “duvidoso” mediante as tristes lembranças do local.

conheca-o-projeto-fotografico-que-provoca-postura-de-turistas-em-memorial-eMania-1-05-09
Foto: Montagem Reprodução/Facebook e Shahak Shapira

Seja para ele e aqueles que seguem o judaísmo como para o mundo todo, já que os efeitos do nazismo criaram uma profunda “ferida” em todos aqueles que conhecem minimamente a história dos mandos e desmandos de Adolf Hitler.

Tendo esse tipo de percepção, Shahak decidiu montar o projeto fotográfico usando uma série de montagens contendo como pano de fundo imagens das mais impactantes feitas na época do Holocausto. Criando, assim, uma verdadeira dicotomia entre a aparente “festa” dos turistas frente a uma câmera em meio a cenários de profundo horror e consternação.

conheca-o-projeto-fotografico-que-provoca-postura-de-turistas-em-memorial-eMania-2-05-09
Foto: Montagem Reprodução/Facebook e Shahak Shapira

O resultado do projeto fotográfico batizado de Yolocaust gerou diversos comentários, inclusive, na página oficial em que ele foi postado. Enquanto algumas pessoas se mostram favoráveis a manifestação, outras entendem a ação como imprópria.

E você, acha que a medida de Shahak Shapira foi válida ou acabou sendo agressiva demais? Opine!

conheca-o-projeto-fotografico-que-provoca-postura-de-turistas-em-memorial-eMania-3-05-09
Foto: Montagem Reprodução/Facebook e Shahak Shapira
você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.