Home»Artigos de Foto e Vídeo»Conheça o projeto fotográfico que “provoca” postura de turistas em Memorial

Conheça o projeto fotográfico que “provoca” postura de turistas em Memorial

eMania https://blog.emania.com.br/content/uploads/2015/05/logotipo.png
eMania
3
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

A frase “Para toda ação existe uma reação” é inevitavelmente aplicável em nossa vida. Seja na química, na física ou no nosso comportamento, é uma lei quase que infalível. E o projeto fotográfico criado pelo israelense Shahak Shapira vem exatamente mostrar com potência como essa realidade pode, muitas vezes, tornar um assunto até então “invisível” em algo que choca.

De origem judaica, o artista começou a perceber que algumas fotos que era postadas nas redes sociais sobre o Memorial ao Holocausto em Berlim, na Alemanha, continham um gosto “duvidoso” mediante as tristes lembranças do local.

conheca-o-projeto-fotografico-que-provoca-postura-de-turistas-em-memorial-eMania-1-05-09
Foto: Montagem Reprodução/Facebook e Shahak Shapira

Seja para ele e aqueles que seguem o judaísmo como para o mundo todo, já que os efeitos do nazismo criaram uma profunda “ferida” em todos aqueles que conhecem minimamente a história dos mandos e desmandos de Adolf Hitler.

Tendo esse tipo de percepção, Shahak decidiu montar o projeto fotográfico usando uma série de montagens contendo como pano de fundo imagens das mais impactantes feitas na época do Holocausto. Criando, assim, uma verdadeira dicotomia entre a aparente “festa” dos turistas frente a uma câmera em meio a cenários de profundo horror e consternação.

conheca-o-projeto-fotografico-que-provoca-postura-de-turistas-em-memorial-eMania-2-05-09
Foto: Montagem Reprodução/Facebook e Shahak Shapira

O resultado do projeto fotográfico batizado de Yolocaust gerou diversos comentários, inclusive, na página oficial em que ele foi postado. Enquanto algumas pessoas se mostram favoráveis a manifestação, outras entendem a ação como imprópria.

E você, acha que a medida de Shahak Shapira foi válida ou acabou sendo agressiva demais? Opine!

conheca-o-projeto-fotografico-que-provoca-postura-de-turistas-em-memorial-eMania-3-05-09
Foto: Montagem Reprodução/Facebook e Shahak Shapira

Comente

Post anterior

A emoção da fotografia é o seu maior cartão de visitas

Próximo post

Como um fotógrafo de premiações enxerga os grandes eventos mundiais?

O Autor

Alberto Barbosa

Alberto Barbosa

Formado em jornalismo no ano de 2012 pelo Centro Universitário FIAM, atuou em diversos segmentos da comunicação como editoras e sites de conteúdo esportivo. Foi editor e repórter do Universo dos Sports e hoje é, além de freelancer, colaborador do Torcedores.com e também do blog eMania.