Home»Artigos de Foto e Vídeo»Criar efeitos especiais nas suas fotos não precisa ser caro ou complicado

Criar efeitos especiais nas suas fotos não precisa ser caro ou complicado

eMania https://blog.emania.com.br/content/uploads/2015/05/logotipo.png
eMania
1
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

A criação de efeitos especiais, mesmo em uma fotografia simples, é capaz de valorizar uma foto de maneira que ó realmente aplicando o filtro de lentes especiais, luzes diferenciadas, efeitos de estúdio ou de edição digital e vendo o resultado para se ter alguma noção. É incrível como, inclusive, conseguimos olhar de maneira diferente para essas obras se tivermos a chance de ver uma espécie de “antes e depois” nesse tipo de imagem.

Entretanto, um dos grandes obstáculos que se coloca quando falamos em fotografia e efeitos especiais, logo a mente de muitos profissionais ou mesmo amantes da arte em nível amador recai em dois pontos: Altos valores para compra de equipamentos específicos ou necessidade intensa de muito estudo acerca dos mais modernos programas de edição existente como o Photoshop, por exemplo.

Se você é uma das pessoas que pensa dessa maneira e jamais encontrou algum motivo que o desacreditasse desse conceito, prepare-se. Isso porque, em uma matéria feita pela revista digital norte-americana Bored Panda, são demonstradas algumas maneira de se conseguir efeitos interessantes nos seus trabalhos que, se não ficam 100% perfeitos e com a mesma capacidade de ajuste dos equipamentos especiais, “quebram o galho” de maneira interessante.

É evidente que o ideal, principalmente se você é efetivamente alguém que trabalha com fotografia, até mesmo para a imagem que você passa aos seus clientes é que haja todo o recurso de itens de trabalho apropriados a obter os melhores resultados. No entanto, se retratar as mais diversas situações da sua vida é muito mais um hobby, vale a pena fazer alguns testes para saber até que ponto essas “gambiarras” podem realmente funcionar de acordo com o seu gosto.

Blur instantâneo

Efeito onde as luzes acabam ficando um tanto quanto desfocadas, parecendo por vezes pequenos vagalumes presentes nas imagens, podem ser conseguidas com um recurso muito simples. Ao tirar a foto, pendure um faixo de pequenas lâmpadas estilo pisca-pisca entre a câmera e o(a) modelo(a) escolhido(a).

criar-efeitos-diferenciados-nas-suas-fotos-nao-precisa-ser-algo-caro-eMania-1-28-02
Foto: Reprodução/Bored Panda

Perspectiva

Nessas fotos, é possível perceber que elementos geralmente muito pequenos podem se tornar “maiores” que pessoas, animais, enfim, coisas que sabemos na vida real serem de dimensões superiores. Nesse caso, basta se aproximar consideravelmente do objeto menor e posicionar o(a) modelo(a) mais distante.

criar-efeitos-diferenciados-nas-suas-fotos-nao-precisa-ser-algo-caro-eMania-2-28-02
Foto: Reprodução/Bored Panda

Sombreado

Efeito de luz onde a pessoa ou objeto retratado parece estar utilizando uma espécie de tecido vazado. O truque? Uma simples peneira de cozinha a frente das lentes de sua câmera.

criar-efeitos-diferenciados-nas-suas-fotos-nao-precisa-ser-algo-caro-eMania-3-28-02
Foto: Cristina Key

Textura estendida

Nesse estilo, é possível ter a impressão de que tanto o “solo” do objeto como a parede de fundo possuem a mesma textura. Aqui, basta um papel rígido de fundo e um pedaço de tecido que caiba preenchendo esses dois espaços.

criar-efeitos-diferenciados-nas-suas-fotos-nao-precisa-ser-algo-caro-eMania-4-28-02
Foto: Reprodução/Bored Panda

Comente

Post anterior

Dicas para fotos no verão que farão sucesso nas rede sociais

Próximo post

A Apple e sua imponente sede que pode ser vista até do espaço

O Autor

Alberto Barbosa

Alberto Barbosa

Formado em jornalismo no ano de 2012 pelo Centro Universitário FIAM, atuou em diversos segmentos da comunicação como editoras e sites de conteúdo esportivo. Foi editor e repórter do Universo dos Sports e hoje é, além de freelancer, colaborador do Torcedores.com e também do blog eMania.