Home»Dicas de Fotografia»05 dicas para cuidar do seu Cartão de Memória

05 dicas para cuidar do seu Cartão de Memória

eMania https://blog.emania.com.br/content/uploads/2015/05/logotipo.png
eMania
3
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

Quem é fotógrafo sabe que, depois da própria câmera, o cartão de memória é provavelmente sua ferramenta mais importante. Afinal, é nele que ficam armazenadas todas as suas fotos – boas ou ruins. E por esse motivo, é essencial cuidar deles da maneira correta. Nesse artigo, vamos ver 05 dicas práticas de como cuidar do cartão de memória e dos seus dados.

1. Faça o backup

Sim, nós vamos falar sobre como cuidar do cartão de memória. Mas primeiro, vamos nos focar no que é mais importante: como proteger as fotos que estão dentro do cartão de memória? Bem, não importa se você tira fotos para viver ou por diversão, sempre lembre-se de fazer o backup de suas fotografias. E faça isso diariamente. É preciso apenas um dia de pouca sorte para que um cartão de memória cheio de fotos importantes seja danificado e perdido.

Mesmo que você seja muito atento ao cuidar do cartão de memória, acidentes acontecem. Ele pode cair na água, ser roubado, ser abduzido por alienígenas. É claro que quem já passou por uma situação assim, perdendo todas as suas fotos, enfrenta uma frustração tão grande que nunca mais se esquecerá da importância do backup periódico.

Mas atenção. Fazer o backup em seu computador não significa necessariamente que você não precisará mais manter o cartão de memória. O ideal é que você tenha todas as suas fotos salvas em pelo menos dois locais, para garantir que elas sempre estarão a salvo. Você pode manter uma cópia no computador e uma no próprio cartão de memória. Outra opção atual e bastante segura é o backup em cloud.

Outra opção interessante, no caso de câmeras equipadas com o recurso de dual cartão de memória, é configura-las para gravar cada foto tirada nos dois memory cards. Assim, um será usado para fazer o backup e depois formatado e reutilizado; enquanto isso, o outro pode ser armazenado e arquivado.

2. Use (muitas) etiquetas

Pode parecer besteira, mas cartões de memória podem ser perdidos – da mesma maneira que carteiras, celulares ou agendas. E, da mesma maneira que todas essas coisas, é importante que haja alguma possibilidade (ainda que remota) de que eles retornem para você. Para isso, basta etiquetá-los com seu nome e celular. Quem encontrar pode então ligar para você e devolver o cartão de memória. É claro que, nesse processo, uma boa dose de sorte também será necessário – mas não custa tentar.

Quando o cartão de memória já não estiver mais em uso e for ser armazenado na sua pastinha, tire a etiqueta com seu contato e coloque outra, informando o conteúdo. O essencial é que você consiga identificar se aquele cartão de memória está vazio ou se tem fotos salvas. Isso evita que, por acidente, você formate ou sobrescreva um card que tinha informações importantes. Afinal, não é apenas cuidar do cartão de memória que importa, mas principalmente proteger os dados que estão salvos nele.

Como cuidar do memory card

3. Armazene corretamente

Existem vários modelos de pastas para cartão de memória. Elas são projetadas para que você possa encontrá-los com facilidade, e para que o card fique protegido do pó, da luz intensa, da água e do atrito. Se você pretende usar o próprio cartão de memória como forma de backup, é importante investir em uma destas pastas, para garantir que os dados não se percam com o tempo.

Se você não tem muitos cards, ou não quer comprar uma pasta, isso não é desculpa! Ainda assim é muito importante cuidar do cartão de memória. Uma solução alternativa é armazena-lo na própria caixinha em que foi comprado, ou em sacos plásticos, sempre que não estiver em uso na câmera. Com isso, você evita que ele seja danificado por acidente.

4. Use a própria câmera para formatar

Muitas pessoas fazem a formatação no computador, o que pode danificar e corromper o card. A melhor maneira de cuidar do cartão de memória é fazer a formatação com a própria câmera. Ela pode demorar um pouco mais, mas está configurada apropriadamente para fazer este procedimento.

Dependendo do modelo, a maneira correta de fazer a formatação de um cartão de memória varia. Com uma câmera Nikon, por exemplo, basta segurar dois botões juntos por alguns instantes; com outras câmeras, é preciso navegar pelos menus. Leia o manual de sua câmera para encontrar a maneira correta de formatar o cartão de memória. E se você quiser conhecer um pouco mais sobre a Nikon e sua principal concorrente, a Canon, não perca esse artigo aqui.

5. Não apague imagens na câmera

Como dissemos lá no começo, é no cartão de memória que ficam armazenadas todas as suas fotos: as boas e também as ruins. E essa é nossa última dica. Não apague fotos do seu card por que você acha que elas ficaram ruins, vistas pelo visor da câmera. Espere, faça o backup no computador, e então decida. Até lá, mantenha tudo salvo em seu cartão de memória – ou você pode acabar apagando fotos que, na verdade, eram ótimas.

Mas e se a memória acabar, e eu ainda precisar tirar mais fotos? É por isso que você precisa ter mais cards vazios na sua maleta de fotografia. Aprenda a cuidar do cartão de memória corretamente, e tenha sempre alguns cards a mais com você. Assim, você poderá tirar quantas fotos quiser sem se preocupar com o espaço de armazenagem.

Post anterior

O que é fotografia macro?

Próximo post

Fotografia Kirlian: o retrato da alma

O Autor

Clara Mangolin

Clara Mangolin