Início » Darklight: ou como filmar mountain-bikes a noite
Artigos de Foto e Vídeo

Darklight: ou como filmar mountain-bikes a noite

No ano passado, Sweetgrass Productions fez um curta-metragem de esqui incrível, “Afterglow”, e eles deram continuidade ao seu projeto no mês passado com Darklight, seu equivalente em mountain-bike. Imediatamente, uma ...

Artigos de Foto e Vídeo

Darklight: ou como filmar mountain-bikes a noite

No ano passado, Sweetgrass Productions fez um curta-metragem de esqui incrível, “Afterglow”, e eles deram continuidade ao seu projeto no mês passado com Darklight, seu equivalente em mountain-bike. Imediatamente, uma ...

No ano passado, Sweetgrass Productions fez um curta-metragem de esqui incrível, “Afterglow”, e eles deram continuidade ao seu projeto no mês passado com Darklight, seu equivalente em mountain-bike. Imediatamente, uma das principais intenções do filme é fazer uma explosão de cor em seus olhos. Em encostas inteiras de montanhas há tons de néon colorido brilhando sobre motociclistas que correm através das florestas verde-limão e mais profundas trilhas laranja-magenta, tudo no meio da noite.

Como uma propaganda para a tecnologia de televisão Philips Ambilight, o filme faz um trabalho notável de combinar a ideia de criar uma aura de cor. Se esse é um vídeo difícil ou não para alguns assistir é outra história. No entanto, é igualmente importante lembrar que são empresas como a Philips que fornecem os orçamentos para as equipes de filmagem como os de Sweetgrass Productions e estrelas do esporte extremos , como Graham Agassiz, Matt Hunter, e Matty Milhas de ter a sua diversão, o que nos dá nosso próprio entretenimento e admiração, como o Darklight.

Arrastar IHMs enormes e milhares de pés de ferrões, baterias, cabos, etc. não é fácil. E depois há os equipamentos de câmera: A RED Dragon em um drone para tomadas aéreas sobre a montanha, um sistema de cable-cam para cenas suaves e rápidas, através da floresta densa, e câmeras de ação POV TomTom para uma ocasional tomada do ponto de vista da bike. Dizer que tudo isso é impressionante seria um eufemismo.

Sweetgrass Productions consegui novamente com Darklight

darklight-Black Rock, Oregon. Philips/Sweetgrass mountain bike 2015.

Você pode não se lembrar de Afterglow o vídeo produzido antes de Darklight. Este é um vídeo de esqui hipnótico que tomou a internet por surpresa no ano passado. No caso de você precisar de uma reciclagem, este vídeo apresentava vários esquiadores de renome mundial, cada um vestindo uma roupa cheia de LEDs, e eles esculpiam seu caminho pelas montanhas coloridas iluminadas na calada da noite. Dizer que o filme foi excepcionalmente belo ou sublime não faz justiça. Na verdade, se você ainda não viu, pare o que está fazendo e vai lá vê-lo agora. Você será feliz depois de fazer isso.

Então a empresa de produção por trás Afterglow, Sweetgrass Productions, recentemente levou esse mesmo conceito aplicado para o esporte de mountain bike downhill. Desta vez, porém, a equipe da Sweetgrass tinha ainda mais brinquedos, incluindo um EPIC Dragon, um movi, um cable-cam, e dois caminhões de aderência embalado até a borda com geradores, luzes potentes, e géis coloridos. O resultado é um novo filme chamado Darklight, que é tão bonito para os olhos como seu antecessor.

Confira Darklight na íntegra aqui.

E aqui está o vídeo behind-the-scenes, que detalha a esgotante produção de três semanas de Darklight, e que foi descrito desta forma na página da produtora no Vimeo:

Nos primeiros meses de 2015, para produzir Darklight, a Sweetgrass reuniu uma equipe de 27 pessoas e mais de 7.000 quilos de equipamentos de iluminação a partir de 4 estados em todo os EUA ocidental. Durante seu tempo no set, a equipe teve que superar as lutas contra picadas de serpente de chocalho, 3 semanas de vida noturna, e quase que literalmente montanhas de logística para manter 178 luminárias funcionando durante toda a noite.

Embora ambos os filmes tenham sido patrocinados pela Philips (eles são anúncios essencialmente para o Ambilight TV, que tem LEDs ao redor da parte de trás da TV que alterar dinamicamente a cor com o que está sendo exibido), eles fornecem um grande estudo de caso para o que pode ser realizado quando as marcas equipa artistas talentosos, a fim de produzir algo no melhor interesse de ambas as partes. Claro, seria ótimo se os cineastas podessem dar ao luxo de produzir projetos dessa magnitude de forma independente, mas isso não é particularmente realista.

De qualquer forma, a equipe da Sweetgrass merece sérias congratulações por seu trabalho no Darklight. É um feito incrível, tanto do ponto de vista técnico e artístico, e eu não acho que eu estou sozinho quando digo que eu não posso esperar para ver o que eles produzem em seguida.

 

darklight-Black Rock, Oregon. Philips/Sweetgrass mountain bike 2015.

Black Rock, Oregon. Philips/Sweetgrass mountain bike 2015.


Lucas Couto

Sou produtor de filmes independente e economista, com interesses em estudar a economia criativa e tudo que ela pode oferecer.


Artigos relacionados