Início » De que forma o ‘tarifaço’ pode afetar os equipamentos fotográficos
Equipamentos de Foto e Vídeo

De que forma o ‘tarifaço’ pode afetar os equipamentos fotográficos

O cenário econômico global vive momento onde duas nações se posicionam nos extremos de uma verdadeira “guerra fria”. Estamos falando, evidentemente, das imposições em forma de tarifaço dos Estados Unidos ...

Equipamentos de Foto e Vídeo

De que forma o ‘tarifaço’ pode afetar os equipamentos fotográficos

O cenário econômico global vive momento onde duas nações se posicionam nos extremos de uma verdadeira “guerra fria”. Estamos falando, evidentemente, das imposições em forma de tarifaço dos Estados Unidos ...

de-que-forma-o-tarifaco-pode-afetar-os-equipamentos-fotograficos-blog-emania-capa

O cenário econômico global vive momento onde duas nações se posicionam nos extremos de uma verdadeira “guerra fria”. Estamos falando, evidentemente, das imposições em forma de tarifaço dos Estados Unidos contra a China. Entretanto, que afeta, essencialmente, todas as nações que possuem relações comerciais com os norte-americanos.

Em razão disso, torna-se necessária uma análise sobre como esse movimento pode afetar nos preços dos equipamentos fotográficos ao redor do mundo. Por isso, o Blog eMania capta as falas de figuras conhecedoras do mercado que, originalmente, falaram com o portal especializado Digital Photography Review.

Na avaliação de Anjali V. Bhatt, gerente de comunicação e pesquisador no Peterson Institute for International Economics (PIIE), três das gigantes do setor podem minimizar o impacto em determinados itens. São os casos, nesse sentido, de Canon, Nikon e Sony no mercado de câmeras e lentes.

Canon 1DX II, Sony a9 e Nikon D5

Entretanto, mesmo reconhecendo certa vantagem da Canon, por questões de logística de fabricação, ele faz um alerta relevante. Isso porque, quando se fala em produtos periféricos como tripés, a fabricação habitual em nações como China e Tailândia podem render uma majoração de preço notória:

“Os produtos da Canon fabricados no Japão podem se tornar mais acessíveis do que os da Nikon ou da Sony para produtos comparáveis/substitutos, dependendo de onde o equipamento é enviado. Como a Nikon e a Sony também têm amplos recursos de produção no Japão, é possível que elas transfiram a produção de volta para o Japão, longe da Tailândia.”

de-que-forma-o-tarifaco-pode-afetar-os-equipamentos-fotograficos-blog-emania-interna
Gizemtoş/Pexels

Mudançs dolorosas e caras

Quem também avalia o impacto do cenário de tarifaço é Justin Wolfers, professor de Políticas Públicas e Econômicas da Universidade do Michigan. Na sua análise, a depender de como a estrutura de produção de equipamentos fotográficos se formatar, alguns itens vão se tornar financeiramente inviáveis para importação. Não apenas para o consumidor final como também para seus atuais revendedores:

“Se houver equipamentos provenientes de países com tarifas elevadas, como a China, as tarifas podem torná-los tão pouco competitivos que os varejistas abandonem totalmente a marca em vez de importar câmeras que não venderão. Tudo isso causará muitas mudanças e tumultos a curto prazo, que serão dolorosos e caros.”


Alberto Barbosa

Formado em jornalismo no ano de 2012 pelo Centro Universitário FIAM, atuou em diversos segmentos da comunicação como editoras e sites de conteúdo esportivo. Foi editor e repórter do Universo dos Sports e hoje é, além de freelancer, Editor-Chefe do Futebol Latino e também do blog eMania.


Artigos relacionados