Home»Artigos de Foto e Vídeo»Dia mundial da fotografia, aquela que fala muito sem dizer uma palavra

Dia mundial da fotografia, aquela que fala muito sem dizer uma palavra

eMania https://blog.emania.com.br/content/uploads/2015/05/logotipo.png
eMania
7
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

A arte da comunicação é fascinante. Comunicar-se pode ser considerado a tradução do que representa nossa alma. Seja no momento ou falando de nossa essência. Daquilo que realmente somos. E o dia mundial do fotografia diz muito disso, mas de maneira diferente.

A arte de viver da fotografia envolve desafios. Maiores ou menores do que outros do cotidiano é algo, nesse momento, irrelevante. Fato é que exercer essa função é desafiador. Peso de equipamento, desvalorização financeira, dificuldade de estabelecimento… obstáculos existem aos montes.

Ao ponto que é instigante. Intrigante. Um eterno mistério que ronda a próxima foto. O próximo clique. A próxima técnica aplicada. A próxima lição aprendida. E, sem sombra de dúvidas, uma profissão apaixonante mesmo para quem apenas aprecia.

premio-mundial-de-fotografia-da-sony-tera-nova-categoria-em-2020-1-Blog-eMania-04-07
Foto: Kei Nomiyama

O resultado que pode ser atingido com um jogo de iluminação, lentes, ângulos, cenários é simplesmente inimaginável. E se torna ainda mais inimaginável que tudo isso é passado sem usar uma única palavra. A não ser as retratadas, é claro, mas que não foram necessariamente escritas pelo fotógrafo.

O dia mundial da fotografia celebra o momento de que mensagens fortes, impactantes, quase que impossíveis de serem descritas em qualquer língua, ganham corpo. Rosto. Emoção. Sentimento. A intensidade de uma boa fotografia é capaz de marcar não uma pessoa, uma data ou um fato, mas sim toda a humanidade pelo simples fato de ser revista.

veja-algumas-das-melhores-fotografias-da-copa-do-mundo-eMania-5-16-07
Foto: Franck Fife/Getty

Reações químicas em nosso corpo são provocadas pela fotografia e tudo o que ela transmite. Observem o poder que essa divina arte tem sobre nós, seres humanos, aqueles que justamente trabalharam para dar vida ao recurso!

Por isso e muito mais (que provavelmente só poderia ser dito em fotografia), desejamos que todos celebrem esse dia fazendo o que poderia ser mais apropriado: cliquem. Fotografem. Deixe a mensagem de vocês se espalhar através daquela que fala muito sem dizer uma palavra.

Comente

Post anterior

Siglas da Fotografia: Entenda o Significado dos Termos mais Usados pelos Fotógrafos.

Próximo post

Grandes referências marcadas na história do fotojornalismo

O Autor

Alberto Barbosa

Alberto Barbosa

Formado em jornalismo no ano de 2012 pelo Centro Universitário FIAM, atuou em diversos segmentos da comunicação como editoras e sites de conteúdo esportivo. Foi editor e repórter do Universo dos Sports e hoje é, além de freelancer, Editor-Chefe do Futebol Latino e também do blog eMania.