Fotógrafo dá dicas de como ganhar dinheiro com a venda de fotos na internet

0 128

Eric Honeycutt é um fotógrafo americano, considerado um dos maiores e melhores profissionais de fotografias destinadas ao mercado de banco de imagens. O trabalho de Honeycutt pode ser visto principalmente no iStockPhoto, um dos mais famosos bancos de imagens do mundo.
No ano de 2012, o fotógrafo falou com uma agência de comunicação brasileira em entrevista exclusiva sobre dicas e maneiras de se ganhar dinheiro com a venda de fotos na internet. Além disso, também direcionou os fotógrafos a conseguir melhores imagens e que se adaptem a esse mercado. O Blog Emania fez um compilado dessas dicas e mostra agora para todos os interessados em fazer dinheiro com fotos na internet.

A escolha da câmera

Para Honeycutt, uma câmera profissional pode fazer muita diferença na hora de produzir imagens para o mercado online. Isso porque uma câmera com funções manuais e mais opções de lentes de câmera podem abrir o leque de possibilidade e permitir ao fotógrafo expandir a criatividade na hora de tentar ganhar dinheiro na internet.
No entanto, ele afirma que apesar disso, já viu “um cara que usava um iPhone cheio de acessórios e ele era realmente bom. Você pode ser um bom fotógrafo sem ter de comprar uma câmera cara. Claro que com ela você terá mais recursos, mas não é essencial para você conseguir fotos lindas”.
O equipamento usados por Honeycutt é uma Câmera Nikon, mas segundo eles, “mas você pode usar qualquer outra marca; já é possível fotografar bem mesmo com um iPhone. Tem acessórios para iPhone que incluem várias lentes e luz contínua de LED. E a próxima será ainda melhor, com câmera de maior definição. Mas para ter sucesso não use uma câmera emprestada, use a sua: não ia adiantar eu emprestar minha câmera digital a alguém que não a conheça, porque a pessoa não conseguirá utilizar todos os recursos que ela tem”.
Ele ainda recomenda que, para começar o comércio de fotos na internet, não é necessário um equipamento caríssimo e que não adianta gastar muito dinheiro no corpo da câmera e depois comprar lentes e acessórios ruins. Uma lente boa pode fazer toda a diferença na hora de produzir fotos profissionais e pode causar uma impressão negativa na hora de vender as imagens aos bancos de dados. Por isso, segundo o fotógrafo que já emplacou milhares de fotos na internet, a recomendação é balancear os preços, sempre na busca de qualidade.

Fotos na internet

Boa iluminação é essencial

De acordo com Honeycutt, “o sol é a maior e melhor das fontes de luz” e, por isso, deve-se aproveitá-lo mais que a luz artificial na hora de fazer imagens profissionais para vender fotos na internet. Quando foi impossível fotografar à luz do dia e a luz artificial ser a fonte de iluminação, nunca deixe-a de frente para o elemento principal da fotografia (isso vale também para a incidência da luz solar no modelo). O fotógrafo deve usar sempre um refletor para melhorar as condições de luz. Antes de investir seu dinheiro em todo o aparato, o fotógrafo sugere o aluguel, ou empréstimos de luz contínua e flash até que você de adapte e entenda como essas fontes de luz funcionam. “Eu particularmente gosto da luz contínua, com leds, porque ilumina bem e não gasta tanta energia”, afirma o fotógrafo.
Outra dica na hora de fotografar ao ar livre é usar pesos para manter os refletores de pé. O vento pode derrubá-los e estragar toda a produção de uma foto profissional.
Segundo Honeycutt, a exposição e o equilíbrio de sombra e luz devem ser revisados com cuidado: “uma modelo de pele morena com uma blusa branca é um problema, você corre o risco de estourar a exposição em algumas áreas da foto — os detalhes se perdem e, nesse caso, a foto não pode ser enviada aos bancos de dados, que são rígidos e ela é rejeitada. O inverso, que é a subexposição, também é um problema”.

Fotos na internet

Um bom modelo

“Você precisa encontrar o modelo certo para o conceito certo — o conceito contido na foto. O modelo precisa estar à vontade com o assunto que vai ser fotografado e à vontade com o fotógrafo. Enquanto isso não acontecer, a foto não sairá boa”. Segundo Honeycutt, esse é outro segredo na hora de produzir fotos para vender na internet.
Para o fotógrafo profissional de banco de imagens, não adianta chegar ao estúdio fotográfico, ou no ambiente que servirá de fundo para o retrato e já sair fazendo as fotos. Tente conhecer o modelo antes, seus trejeitos e melhores perfis. Segundo Honeycutt, quanto melhor se conhece o modelo, melhor será a foto. “Uma vez, em Seattle, eu pedi à modelo que segurasse um cigarro e ela se recusou, simplesmente porque não fumava e odiava cigarros. Eu não insisti”, afirmou.
O fotógrafo também explica que é essencial saber e não ter medo de negocias o pagamento com o modelo depois que se começa a tentar ganhar dinheiro com fotos na internet. Honeycutt também lembra que é preciso fazer uma autorização de divulgação de imagem com a assinatura do modelo, para não ter problemas futuros. “No caso de prédios e monumentos”, continua, “às vezes é preciso pedir autorização também (property release). É bom ter essa documentação porque assim todos ficam protegidos de problemas legais — fotógrafo, modelos e empresas”.

Fotos na internet

Composição da foto

A partir do momento que você começa a tentar ganhar dinheiro com a venda de fotos na internet, é preciso pensar que sua foto pode ser comprada por vários bancos de imagens, e vários designers, fotógrafos e profissionais de diversas áreas podem usar suas imagens. Dito isso, é preciso entender que essas fotos podem ser usadas em diversas situações e que as fotos podem ser editadas e até terem que ter espaço para textos e outros elementos de ilustração.
Por isso, a composição de sua foto tem de facilitar essas modificações. Estude e experimente o ambiente que servirá de fundo para o elemento principal da sua imagem levando tudo isso em consideração.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.