Início » Dicas para fotografias de flores
Dicas de Fotografia

Dicas para fotografias de flores

Não é surpresa nenhuma que fotografias de flores são extremamente populares e uma das imagens mais comuns no mundo da fotografia. As flores conseguem elevar o espírito. Além disso, há ...

Dicas de Fotografia

Dicas para fotografias de flores

Não é surpresa nenhuma que fotografias de flores são extremamente populares e uma das imagens mais comuns no mundo da fotografia. As flores conseguem elevar o espírito. Além disso, há ...

Não é surpresa nenhuma que fotografias de flores são extremamente populares e uma das imagens mais comuns no mundo da fotografia. As flores conseguem elevar o espírito. Além disso, há muitas variedades, fazendo com que as fotografias que você captura delas sejam diferentes e evoquem diversas emoções distintas.
Para explorar o máximo essa imagens tão “comuns”, conheça as dicas a seguir sobre fotografias de flores.

Dê zoom nos detalhes

Dar zoom o mais próximo possível vai dar um efeito mais dramático aos detalhes da sua imagem. No entanto, a única maneira de conseguir um close com alta qualidade nas fotografias de flores, é usando uma lente macro especializada (50 mm a 200 mm). As lentes macro revelam detalhes que seriam impossíveis de serem detectados a olho nu. Esse recurso dá uma nova e interessante perspectiva ao elemento principal das fotografias de flores. Closes de pétalas e brotos de uma flor, ou gotas de água podem destacar a sua imagem.

digital-flower-photography

Foco seletivo

Uma vez que você já tiver em mãos as lentes macro, é importante usar o foco seletivo. Deixar toda a imagem nítida quer dizer que não há apenas um ponto de foco; sendo assim, escolha apenas um detalhe do elemento principal da sua fotografia e deixe-o mais nítido que o resto.
Para um aspecto ideal, escolha um ISO baixo e use um tripé para a foto não sair tremida – algo muito fácil de acontecer em fotos macro.

1654148

Iluminação

Quando fotografamos ao ar livre, como é feita a maioria das fotografias de flores, podemos encontrar várias condições de clima diferentes. Em dias claros e ensolarados, você precisa balancear o sol muito, por exemplo. Enquanto que em dias nublados, é preciso cuidado para a imagem não ficar muito escura.

Tente ângulos diferentes

Se você quiser criar um interesse extra, pense em sobre como você está compondo a s fotografias de flores. Lembre-se da regra dos terços brinque com o enquadramento do elemento principal da sua imagem. Incline a câmera para obter um ponto de vista interessante e horizonte ligeiramente torto. Você pode usar o sol de maneira criativa, ao apontar a câmera em direção a ele para feixes de luz darem um toque especial na foto.

Ideias de plano de fundo

Uma ótima maneira de trazer o visual de um estúdio para o lado de fora é usando fundos coloridos (em algumas situações, você pode simplesmente levar flores para dentro de um estúdio). Os fundos coloridos são fáceis de serem encontrados. Para usá-los, coloque-os atrás da flor que você vai fotografar e escolha uma cor complementar, ou contrastante para realçar as pétalas.

Detalhes e texturas

Flores não são apenas as pétalas, mas as folhas também.
Usando um olhar criativo, cuidadosamente escolha os detalhes e padrões de texturas que você pode ver para retratar nas fotografias de flores. Use uma lente macro para obter a melhor qualidade na ampliação. Fotografe em um ISO baixo, de 50 ou 100, para obter a melhor cor e qualidade.

water-drops-on-leaf-texture

Configurações recomendadas

Dispare a câmera a uma profundidade de campo rasa, em torno de f/4 para fazer com que o plano de fundo fique embaçado, destacando a flor. Se você estiver ao ar livre e estiver muito claro, considere uma baixa exposição para realçar os detalhes da flor, folha e caule.

Equipamento recomendado

Há algumas ferramentas que podem fazer as fotografias de flores saírem mais facilmente; uma lente macro com abertura de f/2.8 é ideal para a tarefa. Um tripé também é um bom acessório para evitar as “tremidas”.

Conclusão

Uma das grandes vantagens das flores é que elas podem ser encontradas em quase todos os lugares. Pode haver algumas margaridas no seu jardim; você pode comprar um buquê em uma floricultura; ou você pode ir até a um parque com grandes jardins. Mas lembre-se: não retire nada da natureza que não for seu.


Mariana Paschoal

Jornalista formada pela Universidade Estadual de Londrina, tem experiências em diversas áreas da comunicação, como radiojornalismo, webjornalismo, assessoria de imprensa e fotojornalismo.


Artigos relacionados