Home»Dicas de Fotografia»7 dicas para profissionalizar seu hobby na fotografia

7 dicas para profissionalizar seu hobby na fotografia

eMania
5
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

Um dos grandes problemas que os fotógrafos enfrentam hoje em sua carreira é atrair mais clientes pela internet. Como se destacar da concorrência? De acordo com pesquisa divulgada no Meio Bit, 80% desses profissionais não encaram a sua atividade como uma empresa e por isso muitos desistem de seu hobby antes que eles virem de fato sua profissão.

A boa notícia é que já existem diversas ferramentas que ajudam a organizar o fluxo de trabalho, construir um site atrativo e apresentar o portfólio profissional para prospectar mais clientes. Rafael Bigarelli – um dos mais conhecidos fotógrafos de casamento do Brasil – separou algumas dicasâ?¯para ajudar os profissionais a aperfeiçoarem seu negócio de forma certeira:

  1. Escolha um público-alvo 

Delimitar seu público-alvo é o primeiro passo para quem busca se profissionalizar. Escolher a área que gosta de trabalhar, avaliar os aspectos financeiros de sua escolha e acompanhar as tendências desse mercado são importantes para definir o caminho que vai seguir e para quem vai vender.

  1. Construa uma linguagem única 

Estilos de cores, texturas, contrastes e enquadramentos são alguns dos itens que compõem a linguagem do fotógrafo, ajudando a construir sua “marca” no mercado. Ter uma linguagem própria é o que vai diferenciá-lo dos demais profissionais e possivelmente trazer mais admiradores do seu trabalho.

  1. Mostre seu talento ao mundo 

Investir em um portfólio profissional ajuda a mostrar seu trabalho para mais pessoas e, assim, fechar mais negócios. A Alboom (www.alboom.com.br) oferece uma plataforma que integra diversos serviços para que esses profissionais possam desenvolver sites de forma muito mais simples, acessível e com fácil atualização.

  1. Invista no relacionamento com seus clientes 

Construir uma carteira sólida de clientes também é essencial para os fotógrafos que buscam profissionalizar seus negócios. Por isso, entender as necessidades e preferências de seus públicos e trata-los de forma personalizada são bastante importantes.

  1. Conecte-se nas redes sociais 

As redes sociais podem ser grandes aliadas no processo de captação de potenciais clientes, além de serem ótimos canais para manter relacionamento com os atuais. É indicado usar essas ferramentas para divulgação dos trabalhos já realizados e, por isso, é importante manter o perfil ativo e sempre atualizado.

  1. Continue estudando 

Fazer cursos e ler livros de fotografia ou manuais de câmeras e acessórios são exemplos de boas práticas para que o profissional esteja sempre atualizado em sua área e se destaque da concorrência.

  1. Pratique sempre 

A fotografia requer muita prática. Treinar o olhar diariamente, aplicando os conceitos que adquirir nos estudos, é imprescindível para quem busca estar em evidência.

Sobre a Alboom

A Alboom (www.alboom.com.br) é uma plataforma multi-aplicação que permite criar portfólios profissionais e engajar clientes em diversos canais. Uma das aplicações mais conhecidas da empresa é a criação de sites atraentes e fáceis e operar, o Alboom Pro Site, com milhares de clientes. Entre os usuários, estão fotógrafos, videomakers, artistas visuais, freelancers e profissionais autônomos em geral, como decoradores, designers, entre outros.​

Post anterior

Bilionário faz postagem com a primeira fotografia de traje espacial futurista

Próximo post

Como tirar boas fotos usando melhor a luz do dia?