A melhor maneira de aumentar a durabilidade dos seus equipamentos de fotografia é tendo o cuidado correto na manutenção. Entretanto, nem sempre é possível (por questão de tempo ou dinheiro) fazer revisões em partes importantes, como o sensor da câmera, com auxílio profissional.
Desse modo, torna-se fundamental ter o conhecimento de técnicas simples, mas muito eficientes na hora de realizar tarefas essenciais. Especialmente, pensando em algo tão sensível a elementos como poeira e detritos diversos como é o caso do sensor da câmera.
Identificação e procedimento
Normalmente, o fotógrafo detecta o momento de realizar uma limpeza nessa área da máquina quando pequenos pontos surgem nas imagens. Isso se dá, basicamente, por conta da presença de detritos no sensor que impedem a passagem de luz em locais específicos. Algo que, consequentemente, não traduz a imagem com a nitidez que se espera.
O primeiro (e talvez mais importante) passo nesse momento é ter calma. Parece óbvio, mas é sempre importante frisar que essa situação é bastante normal. Principalmente, para aqueles que atuam em áreas da fotografia expostas a situações climáticas diversas.
Função interna da câmera

Depois disso, consulte se o equipamento não possui uma função própria relacionada a limpeza do sensor de câmera. Em suma, esse funcionalidade cria um movimento de vibração na máquina capaz de balançar possíveis “corpos estranhos” dentro do sensor, os levando para fora do equipamento.
Soprador de ar

É claro que, mesmo se o modelo da câmera em questão tiver uma função interna, é possível que alguns detritos mais “teimosos” permaneçam. Nesse caso, outro recurso de grande utilidade é um soprador de ar específico para equipamentos fotográficos. Com ele, é possível concentrar pequenas doses de ar que, soprados em boa parte desses detritos, é suficiente para removê-los.
Pincel de limpeza

A depender de como se deu a entrada de detritos e elementos diversos no sensor da câmera, além da sujeira em si, essa peça pode estar, também, úmida. Com isso, o uso do soprador de ar pode ser útil, mas não suficiente para a limpeza de caráter mais efetivo. Desse modo, existe também um pincel de limpeza em caráter específico para sensores, com formato especificamente que une limpeza e cuidado com o material do sensor da sua câmera.