Dynamic Range

Dynamic Range

Olá para todos ! Neste post eu vou apresentar para vocês um tema que muita gente desconhece. Eu vou falar sobre Dynamic Range. Traduzindo, alcance dinâmico de exposição de uma imagem capturada pelo o sensor ou filme, de uma Câmera Fotográfica, Câmera de Vídeo ou Câmera de Cinema.

Falando a grosso modo, Dynamic RangeDYR” é o quanto um sensor ou filme de uma câmera consegue capturar ou enxergar nas baixas, médias e altas luzes. Usando  uma escala gradativa de tons de cinza que varia do preto absoluto (0%) ao branco absoluto (100%) podemos definir quantos segmentos (stops) o sensor da câmera será capaz de distinguir.

Dynamic Range
Escala de Cinza

O olho humano possui um Dynamic Range.que é capaz de diferenciar as altas, média e baixas luzes em torno de 24 a 30 stops. Somos capazes de identificar em uma mesma cena, algo em torno de 10 a 14 stops. Uma Câmera Digital com baixo índice de Dynamic Range., captura uma variação em torno de 5 stops, já uma câmera de alta qualidade, pode chegar a distinguir na média entre 12 a 17 stops de Dynamic Range.

Dynamic Range
Dynamic Range (Alcance Dinâmico)

Para vocês entenderem bem Dynamic Range., o processo é o seguinte, se compararmos uma Câmera Sony A7s que consegue obter aos incríveis 14.1 stops de DYR., desde quando foi lançada em 2014, contra uma Câmera Canon 5D Mark-IV com 13.6 stops de DYR., vocês entenderam porque a linha de câmeras fotográficas da Sony vem obtendo um grande destaque no mercado do audiovisual. Mas o que tudo isto significa? Significa que quanto maior for o DYR de um sensor de uma câmera, você obterá maior informação nas imagens sub expostas (baixas luzes) como nas imagens super expostas (altas luzes), e isto ajuda muito em situações de contraste de uma imagem, por exemplo uma janela que esteja em contra luz de uma imagem. Hoje em dia existem técnicas de captura de imagens utilizando os modos RAW, LOG e HDR , que se beneficiam diretamente dos sensores com maiores os índices de Dynamic Range.. Quanto maior o DR, melhor são os resultados sem dúvida alguma.

Confira alguns exemplos abaixo:

Dynamic Range
Dynamic Range

Atualmente, as câmeras estão cada vez mais evoluídas como como vc pode conferir na imagem abaixo do site YMCinema:

Dynamic Range
Dynamic Range

Abraço para todos! Até o próximo post onde eu vou explicar a captura das imagens em “LOG”.

SOBRE NÓS

O Blog eMania é voltado para o segmento fotográfico, filmagem e cinema. Trazemos dicas de equipamentos, tutoriais, notícias, curiosidade, reviews e comparações de produtos para facilitar a vida do fotógrafo e cinegrafista profissional e amador.

[site_social_icons]