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Dicas de Fotografia

É possível crescer no Instagram sem fazer Reels?

Uma das crenças mais comuns (e razoáveis) daqueles que buscam crescer no Instagram é encontrar o equilíbrio na postagem dos Reels. Afinal, quando se posta muito, as postagens “canibalizam” o ...

Dicas de Fotografia

É possível crescer no Instagram sem fazer Reels?

Uma das crenças mais comuns (e razoáveis) daqueles que buscam crescer no Instagram é encontrar o equilíbrio na postagem dos Reels. Afinal, quando se posta muito, as postagens “canibalizam” o ...

Uma das crenças mais comuns (e razoáveis) daqueles que buscam crescer no Instagram é encontrar o equilíbrio na postagem dos Reels. Afinal, quando se posta muito, as postagens “canibalizam” o alcance entre si. Quando se posta pouco, por outro lado, o algoritmo não atribui a frequência necessária para entender que seu conteúdo é relevante.

E se nós te dissermos que existem aqueles que optaram por uma terceira (nada convencional) via: NÃO USAR reels? Pois saiba que essa é a proposta do fotógrafo Evan Ranft que virou, inclusive, um conteúdo presente em seu canal no YouTube.

Antes de qualquer dica ou estratégia, Evan reconhece que mudanças drásticas ocorreram na forma como o Instagram trabalha no sentido de visibilidade, em especial, aos fotográfios. Mudanças essas, aliás, que não foram necessariamente positivas, mas que precisam de compreensão para saber como usufruir delas:

“Se você é como eu, provavelmente está um pouco frustrado com o Instagram desde o ano passado. A plataforma ficou completamente diferente do que já foi um dia. Era um local incrível para fotógrafos compartilharem seu trabalho, encontrar pessoas de pensamentos semelhantes, interessados nas mesmas coisas. Mas, agora, é algo diferente. Você tem que saber jogar o jogo e abraçar as mudanças dessa plataforma.”

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Reprodução/YouTube Evan Ranft

Dicas para crescer no Instagram sem usar Reels

Priorize o carrossel

O Instagram, na reta final de 2024, aumentou para 20 o número de fotos presentes em um carrossel. Além de dar exposição ainda maior ao seu trabalho em um único post, vale ressaltar o fato de que, estatisticamente, os posts de carrossel possuem maior índice de engajamento do que imagens postadas de maneira individual. Valorize os cliques de sua câmera!

Busque o compartilhamento

É natural olharmos para nossas publicações e, de imediato, fazer a medição de alcance através de likes e comentários. Entretanto, saiba que o algoritmo do Instagram se mantém com prioridade no índice de compartilhamentos de seus posts como maior demonstração de relevância no conteúdo. Logo, priorize publicar conteúdo com alto teor de compartilhamento e suas chances de crescer no Instagram se tornam maiores.

Entender a base de valores do Instagram

Para toda e qualquer postagem desta rede social, o potencial de compartilhamento tem três métricas fundamentais: educacional, inspiracional e de entretenimento. Com ciência disso, analise o seu trabalho e entenda de que forma você pode compôr melhor suas publicações para atingir, pelo menos, dois desses três pilares importantes no processo de crescimento do seu público.


Alberto Barbosa

Formado em jornalismo no ano de 2012 pelo Centro Universitário FIAM, atuou em diversos segmentos da comunicação como editoras e sites de conteúdo esportivo. Foi editor e repórter do Universo dos Sports e hoje é, além de freelancer, Editor-Chefe do Futebol Latino e também do blog eMania.


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