Equipamentos para evitar as fotos tremidas

0 42
Tempo de leitura: 3 minutos

Para quem começa a se aventurar no mundo da fotografia, fazer fotos sem tremer pode ser um desafio. Ainda mais se as condições de luz e ambiente não forem boas para fotografar. No entanto, ajustando as configurações da câmera e adquirindo equipamentos profissionais, o efeito de trepidação pode ser suavizado e até mesmo eliminado.

Configurações de câmera

Função “estabilização”

As câmeras profissionais, semi profissionais e compactas possuem algumas funções que ajudam a reduzir o efeito de deslocamento da câmera que faz com que as imagens fiquem tremidas. Uma delas é a função de “estabilização”. Em muitas câmeras essa função já é acionada automaticamente. Vale a pena pesquisar a câmera que você tem em mãos para descobrir se a “estabilização” está ligada. Se não estiver, é só selecioná-la.
Essa função tem o objetivo de fazer com que a câmera acompanhe o movimento da mão para a foto não tremer. Isso pode ser feito através do deslocamento do sensor, das lentes, ou de forma digital.

Obturador

Aumentar a velocidade do obturador pode ajudar na produção de fotos menos tremidas. No entanto, será necessário aumentar o ISO e a abertura para que a foto não fique muito escura.
Em câmeras compactas, na quais mudar a velocidade do obturador não é possível, há uma alternativa: o modo “Esportes” é o mais adequado na hora de fazer imagens em movimento e para as fotos não ficarem tremidas.

Tripé

Mas é o tripé a peça mais eficiente na hora de evitar fotos tremidas. Fotógrafos profissionais e especialistas garantem que tanto para fotografias, quanto para filmagem, o sistema de estabilização preferido continua sendo essa peça, independente das configurações da câmera e das condições de luz do ambiente. No entanto, não custa nada atrelar o tripé às configurações para garantir, ainda mais, uma foto “congelada”.
Por exemplo, fotos com exposição próxima a um segundo são quase impossíveis de serem feitas sem o auxílio de um tripé. A não ser que a mão do fotógrafo seja muito bem treinada e estável.
As opções de tripés para foto e vídeo são diversas e podem ser encontradas na Emania. Os profissionais, por exemplo, possuem pernas independentes que facilitam o nivelamento em terrenos que não são planos.
Os tripés portáteis, apesar de também evitarem as fotos tremidas e dos preços mais baixos, são um pouco mais limitados por não terem a mesma estabilidade e qualidade dos profissionais.
Já os mini tripés são indicados somente para fotografias e filmagens internas, já que dificilmente terão estabilidade para segurar um terreno irregular e intempéries como ventos. Os mini tripés podem ser usados com tranqüilidade em auto-retratos e vídeo depoimentos.

estabilizando_imagens_tripe_tipos (1)

Estabilizadores para filmagem

Além dos estabilizadores para fotos já citados, existem aqueles específicos para que as filmagens não fiquem tremidas. Apesar de serem destinados a filmadoras, nada impede que uma imagem estática seja feita com esses equipamentos.

estabilizando_imagens_outros_tipos

Portáteis

Os estabilizadores portáteis são uma opção que permite que uma mão fique livre para regular outras funções da câmera, como zoom e foco.

Coletes

Há também os modelos com coletes, que são os que garantem melhor a estabilidade da imagem. Eles são indicados para uso profissional e para longas sessões, já que o colete ajuda a aliviar o peso da câmera.

estabilizando_imagens_steady

Grip

O estabilizador de mão “grip” ou Estabilizador de Mão Escorpião é indicado para esportes radicais devido à mobilidade do equipamento, já que não fica preso ao corpo, ou a outro equipamento maior.

Flycam

O estabilizador “flycam” também conhecido como estabilizador de mão com pesos é um modelo versátil e pode ser usado em diversas situações. Os pesos podem ser ajustados de acordo com a variação do peso do corpo e da câmera conforme os movimentos para a captura de imagens.


Dolly

Os estabilizadores com deslizamento sobre trilho, os “Dolly”, são muito usados na produção de filmes profissionais e garantem uma filmagem superestável, no entanto, o movimento fica limitado à extensão dos trilhos.

Shoulder rig

Outra opção de estabilizador é o “shoulder rig”. Esse equipamento faz com que a câmera fique apoiada nos ombros do fotógrafo, dando uma boa estabilidade à imagem.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar Aceito Política de Privacidade