5 Dicas para Escolher sua Próxima Lente Fotográfica

0 429

Uma das questões que surge muitas vezes em fóruns, cursos, e até mesmo em conversas de profissionais de fotografia durante uma cerveja é: “qual lente fotográfica devo comprar agora?” Existem tantas recomendações e dicas sobre este assunto que, na maioria das vezes, acabam por ser apenas palavras sem sentido. Essa discussão pode ficar ainda mais séria quando levamos em consideração fatores como: qual é a melhor lente para a fotografia ‘X’? como identificar o melhor equipamento para você? E assim por diante. Mas será mesmo que a resposta de outra pessoa pode orientá-lo na melhor escolha de sua próxima lente?

A fim de realmente fazer as perguntas certas sobre as lentes que você vai precisar ou deseja comprar, precisamos entender o que as torna diferentes entre si. Existem diferenças entre as lentes ópticas que causam diferentes distâncias focais para renderizar cenas de forma diferente. Então, vamos reunir algumas dicas sobre como escolher sua próxima lente fotográfica e obter o máximo dela, está preparado?

1.    Campo de visão
Lente Fotográfica - lente camera

Vamos primeiro considerar duas lentes, uma lente de 24mm e outra Lente 85mm. Estas duas lentes diferem em seu campo de visão de forma bastante significativa. A lente de 24 milímetros tem um campo de visão de cerca de 84 graus, enquanto que a de 85 milímetros conta com 29 graus.

Em termos práticos, isto significa que uma lente de 24 milímetros vai incluir mais de uma cena ou o fundo maior. Ao fotografar uma pessoa, por exemplo, e mantê-lo do mesmo tamanho no quadro, uma lente 24 milímetros vai ver um fundo mais amplo, enquanto a de 85mm cria mais profundidade e é direcionada para fotografar pessoas em ambientes abertos.

Em outras palavras, o tipo de cenário em que pretende trabalhar influencia muito na escolha de sua lente, pois o campo de visão, ou distância focal, vai crias aspectos, perspectivas e efeitos próprios para cada ambiente. Ou seja, antes de decidir qual lente escolher, saiba em qual ambiente você pretende trabalhar.

2.    Distorção de perspectiva
Lente Fotográfica zoom

Mais uma vez, comparando as duas lentes: Lente 24mm e Lente 85mm, podemos ver uma diferença significativa na distorção da perspectiva. Com a lente 24mm, objetos ou partes de objetos mais próximos da lente parecem maiores do que aqueles que estão mais longe.

Lente Fotográfica - boxers

A distância entre objetos pode também ser grandemente exagerada com lentes mais amplas. Isto pode ser útil para mostrar como os punhos de um boxeador parece grande e poderoso em um retrato, ou para a criação do efeito de “linhas convergentes” com trilhos de trem. Inclinar as lentes para cima ou para baixo, também pode trazer um efeito muito maior sobre as linhas verticais em sua imagem.

Com a Lente 85 milímetros, quase nenhum desses efeitos será visto. Lentes maiores fazem o oposto, puxando objetos mais distantes para mais perto. Isso é ótimo para obter um ótimo zoom em objetos em um retrato sem precisar aproximar a câmera fotográfica, por exemplo.

3.    Profundidade de campo
Lente Fotográfica

Apesar da profundidade de campo na fotografia ser uma função de muitas variáveis, incluindo a abertura (abertura maior significa menos profundidade de campo) e a distância de focagem (distância do foco mais próximo significa menos profundidade de campo), ela também é muito influenciada pelo comprimento de foco.

Uma lente 85mm, por exemplo, possui um campo de profundidade mais estreito do que uma lente 24 milímetros. Se você está procurando remover o seu plano de fundo, uma lente fotográfica com mais milímetros pode ser o recomendado. Uma lente de 85 milímetros terá uma menor profundidade de campo do que uma lente 24mm, considerando a mesma distância de foco.

4.    Minha lente pode não funcionar para você

A questão inicial não é um mau em si, mas é a pergunta errada que você está fazendo na maior parte do tempo, e o questionamento das pessoas erradas. A maneira que eu uso uma lente 24mm pode ser diferente da maneira que você irá usar.

Lente Fotográfica lente para retrato

Você pode estar pedindo uma recomendação para uma lente fotográfica de retrato, a maioria dos fotógrafos iria recomendar certamente uma lente 24mm que costumariam usar. No entanto, um fotógrafo de beleza provavelmente irá dizer para ficar longe de uma lente 24mm e ir para algo mais próximo de 85 milímetros. O ponto fundamental que você precisa entender, é que a lente fotográfica ideal pode mudar de acordo com a sua finalidade.

Desta forma, uma pergunta mais recomendada seria: a imagem que a lente iria conseguir é realmente a fotografia que você deseja? Se a resposta para esta pergunta for sim, está é a lente recomendada para seu objetivo de fotografia, porém, se for negativa talvez seja melhor procurar outra mais especifica.

5.    O que seu feeling diz para você?

Quando for comprar sua próxima lente o seu contato visual com ela também é importante, a estética do acessório tem a mesma importância. Como somos artistas visuais, o olho clinico muitas vezes pode trazer as respostas necessárias para além de algumas dicas.

Lente Fotográfica fotografo

Por isso, fique atento ao que seu instinto de fotógrafo diz para você. Se está a pouco tempo no mercado e não acredita que pode tomar esta decisão sozinho, ouvir o que fotógrafos mais experientes tem a dizer é uma ótima forma para saber qual a próxima lente escolher.

E você, tem alguma dica sobre como escolher a melhor lente para compartilhar conosco? Deixe sua perspectiva no campo de comentários abaixo.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.