MAM-RJ conta, em exposição fotográfica, história do Brasil

0 134
Tempo de leitura: < 1 minuto

Em 200 anos de independência, o Brasil construiu uma história repleto de capítulos capazes de despertar os mais diversos sentimentos: orgulho, reflexão, revolta, amadurecimento etc. E, para reviver muitos destes sentimentos, uma dica interessante é visitar o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro para conferir a exposição fotográfica “Terra em tempos: fotografias do Brasil”.

exposicao-fotografica-sobre-historia-do-brasil-esta-aberta-no-mam-rj-Blog-eMania-1-20-05
Foto: Divulgação/MAM-RJ

Para conseguir determinar em maior caráter de exatidão os cliques feitos sobre a trajetória brasileira de 1860 até os dias atuais onde existe a contribuição com imagens de 120 profissionais (entre eles figuras de renome nacional e internacional como Aline Motta, Evandro Teixeira e Sebastião Salgado) com 270 obras distintas, a exposição fotográfica foi subdividida em sete temas:

  • estrutura, poder e natureza
  • corpo e sujeito
  • família, afeto e moradia
  • trabalho e produção
  • tecnologia, fotografia e acesso;
  • usos do espaço público
  • festividades, espiritualidade e mistério.

Segundo relatou a curadora da exposição fotográfica em questão, Beatriz Lemos, é importante ressaltar a riqueza da mostra no aspecto de conseguir despertar tantas sensações em um conjunto de imagens onde, mesmo sem uma palavra, é capaz de dizer muita coisa:

exposicao-fotografica-sobre-historia-do-brasil-esta-aberta-no-mam-rj-Blog-eMania-2-20-05
Foto: Divulgação/MAM-RJ

“Enquanto código sensorial, cada fotografia nos desafia a encarar as presenças dentro de um mesmo fragmento e, paralelamente, a decifrar ausências. Voltar-se para o que é aparente nas imagens pode denunciar os silêncios e as faltas que as circunscrevem.”

Aos interessados em acompanharem a mostra que está exibida no MAM da capital carioca, a exposição fotográfica estará vigente até o dia 17 de julho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar Aceito Política de Privacidade