Filmadora Sony HXR-NX5R NXCAM – Review

1 1.030

A Sony apresentou hoje a sua mais nova filmadora NXCAM, a Sony HXR-NX5R. Com três sensores CMOS Full HD Exmor tipo 1/2.8 e função Clear Image Zoom 40x, a Filmadora Sony HXR-NX5R oferece gravação em vários formatos para atender a uma grande variedade de aplicações na área de vídeo. Os upgrades em comparação com a NX3 e a NX5, incluem um terminal 3G-SDI que suporta saída Full HD 60p, a primeira luz de vídeo LED que possui ajuste do brilho do setor e redução avançada de ruído. Além disso, a Sony HXR-NX5R fornece aos criadores de conteúdo com novas funções de rede atualizadas, incluindo FTP e transmissão ao vivo, com Wi-Fi integrado, juntamente com gravação de backup simultâneos através de dois slots para cartões SD. Uma opção de formato avançado de gravação XAVC S a 50Mbps ou AVCHD / DV também estão disponíveis para atender aos vários fluxos de trabalho.
Filmadora Sony HXR-NX5R NXCAM - Review

A maioria das hierarquias de menus são bastante familiares para os usuários da Sony, mas uma olhada no Network Set mostra a variedade de opções úteis disponíveis agora:

  • CTRL com Smartphone
  • Transmissão
  • Ustream
  • Transferência por FTP
  • Acesso via Wi-Fi ou LAN
  • Modo avião
  • Certificado raiz
  • Redefinição de rede

As possibilidades são empolgantes e incluem transmissão ao vivo, com fio ou sem fio para uma base central, como um estúdio de notícias, comutação ao vivo de várias câmeras via Wi-Fi usando o opcional MCX-500 Multi-Camera Live Producer e muito mais.

A Filmadora Sony HXR-NX5R NXCAM é construída com a maioria dos controles colocados em locais já conhecidos dos usuários da Sony.

O que você gosta de usar?
Aqui estão algumas das características que notei ao experimentar a câmera.

Primeiro, a Filmadora Sony é pesada, com 2.687 kg incluindo a  bateria Sony NP-F970 instalada. Para uma câmera compacta que não pode ser usada no ombro, seu peso deve ser levado em conta cuidadosamente em qualquer sessão de gravação. Dito isso, eu ainda gosto do ‘peso’ de uma câmera como esta, o que facilita o controle e a suavização dos movimentos da câmera.
Filmadora Sony HXR-NX5R NXCAM - Review

Deixando o peso de lado, achei a familiaridade dos controles totalmente reconfortante: adoro câmeras com muitos botões reais, em vez de menus intermináveis, e a Filmadora Sony HXR-NX5R NXCAM é ótima neste quesito. Há sete botões configuráveis ​​e vários deles têm rótulos claros de suas atribuições padrão. Botões para Histograma e Zebra são ótimos, mas eu não consegui encontrar um rotulado para Steady Shot, que é uma vergonha. Os Steady Shot normais ou ativos devem ser selecionados no menu.Porém um ótimo recurso seja o botão Direct Menu, que permite usar qualquer um dos três controles do joystick e do cursor (um à esquerda, um ao lado do botão de gravação e um definido no módulo de reprodução ao lado da tela de LCD) para definir rapidamente íris, ganho, obturador e balanço de branco. Assim como as três opções de controle de zoom ativo. Esses três locais de controle oferecem uma grande flexibilidade, independente do que você está filmando próximo ao quadril, à cabeça ou no tripé. Um projeto realmente bem elaborado!
Filmadora Sony HXR-NX5R NXCAM - Review
A Filmadora Sony HXR-NX5R NXCAM possui três anéis para foco, zoom e abertura, respectivamente, embora sejam todos infinitos: eu prefiro anéis calibrados para todas as três funções, especialmente em uma câmera com especificações profissionais tão altas. Além do anel de zoom, há uma tecla grande com  velocidade variável sobre o punho direito e uma tecla menor na manopla. Todos os três controles de zoom estão sempre ativos e o da alça pode ser alterado para variável, o que é ótimo.

Uma pequena queixa é que o anel de abertura está bem próximo da borda do anel de zoom, e achei muito fácil empurrar o anel de zoom ao ajustar a abertura. São essas pequenas coisas que podem atrapalhar no trabalho de campo.

Tampas plásticas são fornecidas para vedar os soquetes XLR quando não estiverem em uso, mas tenha em mente que existem várias grades de ventilação que não são à prova d’água e que, se cobertas, podem causar superaquecimento. Inevitável, mas algo que precisa ser levado em conta em ambientes empoeirados ou com respingos d’água.

O sistema de áudio está completamente integrado com à sapata MI (multi-interface), permitindo a conexão e alimentação de microfone sem fio. Há também um microfone estéreo embutido. A gravação de áudio é feita em estéreo linear PCM ou Dolby digital AC3.Filmadora Sony HXR-NX5R NXCAM - Review
A lente sony é uma série G com um intervalo de zoom de 20: 1 começando um pouco mais em f = 4.1mm e rodando até 82mm (equivalente a 28.8 – 576mm, em relação à u uma câmera fotográfica 35mm). O alcance do zoom pode ser dobrado usando a opção Clear Image Zoom, que teoricamente minimiza a aberração em distâncias focais tão grandes.

A lente é bastante rápida em F 1.6 – 3.4 na faixa de zoom. A iluminação mínima é listada em 1 Lux.

O diâmetro do filtro é de 72 mm para que todos os seus filtros de versões anteriores à HXR-NX5R possam ser utilizados.

Uma luz LED de intensidade ajustável, com difusor fornece até 800 lux a meio metro de distância e pode ser útil em situações de noticias. Uma boa pedida é acrescentar um  brilho nos olhos ou também um reforço da iluminação em situações de contraluz.

Filmadora Sony HXR-NX5R NXCAM - Review
As baterias são a série NP Info-Lithium padrão, como a Sony NP-F770 fornecida.

As saídas de vídeo reproduzem os formatos de vídeo composto de HDMI e SDI. A monitoração de vídeo é feita através do visor de 1,0 cm com 1,44 megapixels e / ou o LCD de 8,8 cm com 1,56 megapixels. A qualidade da imagem tanto no visor como no LCD é excelente, com detalhes extremamente nítidos e cores ricas.

A gravação é feita no Memory Stick Pro Duo ou em cartões de memória SD (SD / SDHC / SDXC). É possível a gravação simultânea ou sequencial nos dois slots de memória, assim como a troca automática durante a gravação, proporcionando maior autonomia. Os formatos de gravação incluem o DV, o  AVCHD e o novíssimo  XAVC S, um CODEC eficiente em todo o fluxo de trabalho.
Filmadora Sony HXR-NX5R NXCAM - Review
Todas as gravações são a Full HD 1920 x 1080 pixels com taxas de quadros selecionáveis ​​de 1 a 50 quadros por segundo. Tamanhos de quadro inferiores até DV são selecionáveis ​​e podem ser preferíveis em situações de Streaming.

É interessante que a Sony tenha escolhido lançar esta câmera sem capacidade 4K. Eu não tenho nenhum problema pessoal com isso porque o Full HD atende perfeitamente às minhas necessidades com taxas de dados mais baixas, tornando cada etapa do processo de produção mais rápida e simplificada. Muito pouco Full HD está realmente sendo transmitido e eu duvido que isso mude em um futuro próximo.
Filmadora Sony HXR-NX5R NXCAM - Review

Conclusão:
A qualidade e a ampla aceitação do vídeo em Full HD é notória , mas muitas vezes o fator limitante para obter ótimos vídeos é a câmera. A Filmadora Sony HXR-NX5R NXCAM é uma câmera profissional da mais alta qualidade, fácil de usar e com uma infinidade de botões e controles manuais úteis. A qualidade de imagem é excelente, mas os recursos exclusivos desta câmera são suas possibilidades de rede, desde NFC, LAN e Wi-Fi, até streaming ao vivo com a possibilidade de captura multi-câmera via  switcher sem fio. Promovida como adequada para conferências corporativas e similares, essa câmera será ideal para cineastas que desejam imagens originais e portabilidade útil para tudo, desde documentários a filmes independentes. Uma câmera muito boa com um enorme conjunto de recursos.

você pode gostar também
1 comentário
  1. […] A Sony apresentou hoje a sua mais nova filmadora NXCAM, a Sony HXR-NX5R. Com três sensores CMOS Full HD Exmor tipo 1 / 2.8 e função Clear Image Zoom 40x, a Filmadora Sony HXR-NX5R oferece gravação em vários formatos para atender a uma grande variedade de aplicações de fotografia. Os upgrades em comparação com o NX3 e o NX5 incluem um terminal 3G-SDI que suporta saída Full HD 60p, a primeira luz de vídeo LED ajustável do brilho do setor e redução avançada de ruído. Além disso, a Sony HXR-NX5R fornece criadores de conteúdo com novas funções de rede atualizadas, Leia tudo… […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.