Filmagem Guerrilha: produza filmes com baixo orçamento

0 511

Você já sonhou em fazer seus próprios filmes? Talvez você tenha sempre se imaginado produzindo e desenvolvendo suas próprias histórias, desenvolvendo seu projeto único. Porém ao saber que a produção de um filme custa no mínimo alguns milhares de Reais você provavelmente ficou desanimado? Pois não desanime! Se você não tem dinheiro e ainda quer fazer um filme não tem problema. Com o estilo Guerrilha de filmagem você usará toda a sua criatividade e originalidade para dar vida as suas obras cinematográficas.

Esse método de filmagem é bem antigo. Provavelmente foi desenvolvido desde o tempo em que começaram as produções cinematográficas, lá no começo do século XX. Afinal o que os pioneiros da sétima arte fizeram foi apenas improvisar com aquilo que eles tinham em mãos e essa é a essência da produção estilo Guerrilha.

Desde quando criaram a primeira filmadora pessoas tem se interessado em fazer filmes, pois sempre existiram pessoas que gostam de ver, que gostam de ouvir alguma (boa ou ruim) estória. E filmes nada mais são uma das formas mais inovadoras e colaborativas de contar estórias, com sua linguagem particular e peculiar. Tem muitas formas de se fazer filme. Há o estilo hollywoodiano com seus gastos espetaculares para filmes nem tão espetaculares. Esse estilo foi e ainda é uma dos estilos mais recorrentes de se fazer filme e com certeza você o conhece de tão onipresente que ele é. Porém sempre existiu um estilo com custos menos estratosféricos, porém resultados contundentes. Sempre existiu o estilo Guerrilha de fazer filmes.

camera de filmagem

Você deve estar se perguntando, mas o que é exatamente um estilo Guerrilha? Pois bem, o estilo Guerrilha tem o básico como sua essência e a agilidade como sua cara. Como a essência é o básico a principal característica de uma filmagem Guerrilha é que este estilo de produção evita ao máximo qualquer custo que possa ser evitado. Para isso utiliza uma equipe pequena com equipamento simples, e nos dias de hoje, extremamente úteis. Como dito anteriormente essa técnica é bem antiga e até alguns filmes produzidos nos estúdios hollywoodianos utilizaram a filmagem Guerrilha de uma forma ou de outra para evitar despesas com qualquer coisa que não seja diretamente relacionada ao ato de contar história. E agora você também pode se beneficiar dessa técnica.

O cineasta Guerrilheiro estará sempre bem preparado

Hoje em dia, diferentemente dos audaciosos que começaram a desenvolver a arte do cinema no início do século passado, temos mais recursos e conhecimento para poder improvisar com os equipamentos que temos em mãos. Obviamente o seu trabalho não será tão dispendioso devido a todos os aparelhos, aplicativos e afins que temos para nos auxiliar. Porém podemos nos inspirar naquilo que outros já fizeram, seja há 50 anos, seja agora.

set de filmagem

Dado o tanto de pessoas que tem uma câmera na mão e estão fazendo enorme sucesso nas redes sociais da vida, tentar fazer seu próprio filme não é nada difícil. Porém se você deseja dar mais qualidade as suas produções cinematográficas pessoais tente segui os conselhos do cineasta Guerrilheiro. Primeiramente use equipes pequenas, apenas as pessoas necessárias para que a cena possa ser filmada. Conjuntamente com uma equipe pequena, equipamentos pequenos, e hoje em dia estamos bem, pois a cada hora que passa parece que inventam uma câmera que filma melhor e é menor do que qualquer uma que tenha já tenha sido inventada. Com isso seus custos serão reduzidos, principalmente em termos de despesas não relacionadas com o filme, tais como seguros, permissões e outras despesas similares. Por fim, planeje. Cada passo bem planejado é dinheiro que você economiza.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.