Follow Focus !

eMania https://blog.emania.com.br/content/uploads/2015/05/logotipo.png
eMania
2
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

Outro acessório que é também muito importante é Follow Focus, que a muito tempo já é utilizado pelas equipes de câmera do cinema profissional, mas com o advento das câmeras fotográficas começarem a gravar vídeos, este acessório se faz necessário para o grande público de filmmakers e eu vou explicar o porquê. Tudo começa pela utilização da linguagem cinematográfica nas produções em vídeo, e pelos grandes sensores (CMOS) que as HDSLRs e as câmeras de cinema digital possuem. Estes grandes sensores quando são expostos a uma certa quantidade de luz e grandes aberturas de diafragma, provocam na cena uma profundidade de campo reduzida, exigindo que haja uma constante correção do foco. Aí que entra o Follow Focus para auxiliar nestas correções.

 

Ele é montado ao lado da lente, utilizando suportes, engrenagens, coroas e anéis dentados para poder adaptar as lentes ao seu sistema mecânico, transferindo para a lateral da lente a operação do foco, facilitando para o cameraman ou assistente de câmera, as devidas correções, mas só um detalhe, este assistente tem que ser muito bem preparado e treinado, tanto que ele sobe de categoria e passa a ser chamado de assistente de câmera “foquista”, resumindo um profissional apto para fazer as correções de foco, além das suas funções habituais. Para se ter uma ideia da importância do Follow Focus, numa cena com movimento utilizando uma lente 35mm, um travelling tanto na lateral ou se aproximando do objeto gravado, vai exigir muitas marcações de foco, por isto que no neste super acessório, existe uma parte feita em acrílico branco exatamente para o foquista poder marcar cada mudança do foco na cena. Hoje existem no mercado vários tipos de Follow Focus, que trabalham com um sistema wireless e com marcações digitais das correções do foco, especialmente quando esta correção tem que ser feita de uma grua, de um steadicam, drone, ou outro equipamento especifico. Espero que vcs tenham gostado e o meu próximo post será sobre esse tal de “4k” !!!!

 

Abraços!

Fernando Rozzo

Sistema do Follow Focus
Sistema do Follow Focus
Acessórios e Engrenagens do Follow Focus
Acessórios e Engrenagens
Follow Focus montado com a lente
Follow Focus montado com a lente
Sistema de Follow Focus Wireless (ARRI)
Sistema de Follow Focus Wireless (ARRI)
Controle Remoto do Follow Focus Wireless (ARRI)
Controle Remoto do Follow Focus Wireless (ARRI)
Sistema montado de Follow Focus Wireless (ARRI)
Sistema montado de Follow Focus Wireless (ARRI)

 

Post anterior

Foto Conhecimento: Um evento gratuito e com profissionais de renome internacional

Próximo post

Diafragma e obturador, os olhos da câmera

O Autor

Fernando Rozzo

Fernando Rozzo

Fernando Rozzo trabalha no mercado de vídeo e cinema há 32 anos. Começou sua carreira nos anos 80, fazendo parte de uma das mais importantes produtoras de vídeo de São Paulo, a Olhar Eletrônico, onde trabalhou ao lado de Fernando Meirelles e Marcelo Tas, atuando como câmera, ass.de câmera e programador musical dos programas Olho Mágico (Ernesto Varela) e Cri-Há (Bobmackjack). Em 1987 na TV Gazeta-SP, dirigiu e produziu os programas DJTV, Edição Especial, Clip Trip e Night Clip. Na área de cinema publicitário atuou nas principais produtoras tais como: Chroma Filmes, 5.6, TVC, Vídeo Filmes, O2 Filmes entre outras.
Hoje atua no mercado de cinematografia digital como professor e consultor técnico. Na área pedagógica ministra a mais de 10 anos cursos e treinamentos para emissoras de TV, locadoras de equipamentos, produtoras de vídeo, museus, escolas e faculdades. Entre elas: MASP (Museu de Arte de SP), Mackenzie, Metodista, Fazendo Vídeo Cursos, TVE-Salvador, KN Vídeo-RJ, Studio Motion Treinamentos, Full Digital, JKL, Rentalcam, Bureau Cine e Vídeo.
Entre 2014 e 2015, prestou serviços de consultoria técnica para Sony Latin America para a divulgação no Brasil da linha de câmeras fotográficas "A7 / A7r / A7s / A99 e A77" e para linha de câmeras de ação "ActionCam".
Atualmente juntamente com a artista multimídia Regina de Barros é proprietário da produtora “Ottica AudioVisual”, especializada em documentação e produção de conteúdo no segmento das artes, é a editora da revista multimídia digital mensal:
“Ottica Art Magazine! ”