5 formas criativas de fotografar !

0 731

Esse artigo é específico para fotógrafos, amantes da fotografia, para estúdios de fotografia e para quem busca boas ofertas e dicas sobre câmeras fotográficas.

Até mesmo os fotógrafos mais experientes podem em algum momento, se sentirem travados na hora de fotografar.

Após a excitação inicial suscitada sobre a compra de sua nova câmera fotográfica, você se cansa, e fica sem ideias para fazer boas fotos.

Então, se você começar a entender que na verdade o problema não era a câmera, mas sim culpa de uma “depressão criativa”; saiba que qualquer fotógrafo, por mais experiente que seja, pode passar por isso, ou seja, ter dificuldades para fotografar – por falta de inspiração mesmo!

Há dias em que não somos capazes de ter sequer uma única ideia fotográfica e realizá-lo com um resultado minimamente decente, parece bem complicado!

A criatividade é um dom que é dado, isso é verdade, mas também pode ser exercitada através da observação, inspiração e leitura. Quanto mais você investir tempo para ver e estudar obras de outros fotógrafos, mais fácil será para encontrar inspiração.

E falando em fotos criativas, nós da eMania falaremos hoje sobre 5 ideias para você fotografar de forma inspiradora.

A metodologia abordada aqui é um pouco diferente, porque as imagens/ modelos/ objetos não serão fotografados de forma aberta, mas por trás de algumas ligações que tem de ir se revelando à medida que surge cada situação.

1- Fotografando com profundidade

Jogando com a profundidade do campo a ser fotografado, geralmente, se tem resultados muito bons. E essa técnica de fotografia pode ser aplicada de várias formas: incidindo sobre o objeto e desfocando o fundo, ou concentrando-se sobre o próprio objeto ou pessoa, apenas em uma parte muito pequena e deixando outros pontos fora de foco. Esta técnica funciona bem, porque isso dá a sensação de que as coisas são muito mais claras na imagem, do que na vida real.

Nessa foto fá para entender bem o que estamos dizendo:

Nesse exemplo ilustrativo, se você olhar, vai notar que sua visão está sendo automaticamente direcionada para o centro da imagem, pois é a única área de foco. Havendo dessa forma uma pequena profundidade de campo.

2- Proximidade com o objeto a ser fotografado

Esse exemplo de foto, permite que o fotógrafo tenha uma maior proximidade com o objeto em questão, sendo assim, um outro recurso criativo muito interessante.

Nessa foto o fotógrafo colocou a câmera na grama e focou no alvo central.  Isso poderia ser feito também entre as ervas daninhas ou em outro tipo de solo.

Esse tipo de foto, geralmente provoca um efeito muito bom, porque o espectador transmite a sensação do expectador estar lá, deitado na grama ou se escondendo atrás de plantas.

3- Programas de edição de imagem

Existem programas para edição de fotos – que podem ser retocadas com efeitos. Nesse sistema você pode carregar 2 fotos e o programa irá inserir automaticamente uma foto sobre a outra. Mas se a sua intenção for mesmo usar duas fotos em uma, uma forma engraçada de fazer isso é tirar uma foto, onde uma pessoa segura uma imagem na mão e sobre um ponto mais alto você fotografa sob um contexto semelhante.  Dessa forma a primeira foto faz analogia a segunda que foi tirada posteriormente.

4- Foto com parte horizontal e vertical um pouco confusa

Normalmente, quando olhamos em uma foto sabemos se a cena é horizontal ou vertical. Um campo de trigo é horizontal. Um edifício, no entanto, é claramente vertical.
Essa técnica serve para confundir o espectador. Pois a fotografia fica em posição horizontal, mas se parecendo estar em um modo vertical ou vice-versa.

É assim parte de uma composição de fotografia da imagem em uma perspectiva que confunde o espectador. Não se preocupe, você não estará enganando ninguém, na maioria das vezes o espectador vai perceber a posição da foto. Esse é só mais um jeito criativo de tirar fotos e criar cenários mais interessantes para a fotografia.


5 – Imagens e recursos que compõem o cenário

Ser criativo é um lema que sempre exigiu de todas as profissões, concorda? Mas na fotografia ela é ainda mais importante, isso porque a partir de recursos simples, um novo formato pode ser dado e assim, uma imagem montada com sucesso e bastante criatividade.

Esse é o caso dos recursos diversos existentes. Nesse exemplo, a fotografia clicou um braço e as nuvens. Um jeito bem primoroso de transformar uma imagem.

Qualquer pessoa pode fotografar de modo interessante, desde que se permita usar dos recursos ao redor, ou quem diria que nuvens poderia ilustrar tão bem essa foto?

Muitas vezes, ferramentas ou recursos simples, podem fazer transformar em belos trabalhos fotográficos, tornando elementos que talvez nem pareciam ajudar, em coisas extraordinárias que acabam por dar o toque de excelência e magnitude em uma foto.

E nem tudo o que se observa em uma foto é de fato uma montagem. Você já deve ter visto inúmeras imagens que davam a entender outra coisa, quando na verdade, o que acabou acontecendo é que na hora de fotografar, um outro objeto ou pessoa estava incluída, antes que se pudesse evitar o clique. Ou até mesmo de modo natural, simplesmente a foto tirada, resultou em imagens diferentes do habitual.

Veja alguns exemplos:

Como você vê, são 5 ideias simples e fácil de aproveitar para fotografar de forma mais interessante, e mesmo que você não tenha uma câmera fotográfica profissional, pode aproveitar, pois a maioria pode ser aplicada mesmo com uma câmera compacta.

Esperamos que você tenha encontrado a inspiração que você precisa para a hora de fotografar.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.