Início » Fotógrafa transforma aceno dos pais em emocionante coletânea
Artigos de Foto e Vídeo

Fotógrafa transforma aceno dos pais em emocionante coletânea

Guardar memórias especiais é uma das funções primordiais da fotografia. Afinal, desde os tempos de seu surgimento, o registro de pessoas que amamos é algo que torna essa arte tão ...

Artigos de Foto e Vídeo

Fotógrafa transforma aceno dos pais em emocionante coletânea

Guardar memórias especiais é uma das funções primordiais da fotografia. Afinal, desde os tempos de seu surgimento, o registro de pessoas que amamos é algo que torna essa arte tão ...

fotografa-transforma-aceno-dos-pais-em-emocionante-coletanea-blog-emania-capa

Guardar memórias especiais é uma das funções primordiais da fotografia. Afinal, desde os tempos de seu surgimento, o registro de pessoas que amamos é algo que torna essa arte tão encantadora quanto relevante. E foi com base nesse princípio que a fotógrafa Deanna Dikemann viu uma série de cliques se transformar em uma bonita coletânea. Coletânea essa, aliás, que tem o autoexplicativo nome de “Partindo e Acenando”.

Deanna teve como hábito, durante muitos anos, fazer visitas regulares a casa de seus pais que fica em Sioux City, no estado norte-americano do Iowa. E, na hora de ir embora, ela se acostumou a retratar o momento que seus pais acenavam para se despedir.

fotografa-transforma-aceno-dos-pais-em-emocionante-coletanea-blog-emania-1
Deanna Dikemann

Primeiro baque

Entre os anos de 1991 até 2009, era uma verdadeira tradição os registros dos pais se despedindo quase que da mesma forma. Não importando as condições climáticas ou mesmo de iluminação. Porém, o pai de Deanna faleceu poucos dias depois de completar 91 anos, fazendo com que a missão de se despedir ficasse apenas com a mãe.

fotografa-transforma-aceno-dos-pais-em-emocionante-coletanea-blog-emania-2
Deanna Dikemann

Segundo baque

No ano de 2017, a mãe da fotógrafa norte-americana precisou se mudar para uma caa de repouso, já que não tinha condições de seguir vivendo sozinha. E nem mesmo isso foi suficiente para quebrar a tradição dos acenos de despedida. Até que, ainda em 2017 (no mês de outubro), a mãe de Deanna Dikemann também faleceu.

O ato final

fotografa-transforma-aceno-dos-pais-em-emocionante-coletanea-blog-emania-3
Deanna Dikemann

Como forma de fechar um longo e simbólico ciclo de despedidas, a fotógrafa resolveu fazer uma última imagem da parte frontal da residência de seus pais. Todavia, desta vez, não havia ninguém para dar o tradicional aceno.

“Nunca tive a intenção de fazer essa série. Apenas tirei essas fotos como uma forma de lidar com a tristeza da partida. Aos poucos, isso se transformou em nosso ritual de despedida. E parecia natural manter a câmera ocupada, pois eu havia tirado fotos todos os dias enquanto estava lá. Essas fotografias fazem parte de um conjunto maior de trabalhos que chamo de Momentos Íntimos, registrando a vida de meus pais e outros parentes desde 1986. Quando descobri a série de fotografias acumuladas ‘Partindo e Acenando’, encontrei uma história sobre família, envelhecimento e a tristeza de dizer adeus”, diz a própria Deanna emseu site oficial

Se você se interessou em ver a versão completa dessa coletânea, clique aqui!


Alberto Barbosa

Formado em jornalismo no ano de 2012 pelo Centro Universitário FIAM, atuou em diversos segmentos da comunicação como editoras e sites de conteúdo esportivo. Foi editor e repórter do Universo dos Sports e hoje é, além de freelancer, Editor-Chefe do Futebol Latino e também do blog eMania.


Artigos relacionados