Fotografia Blue Hour: você conhece essa modalidade?

0 289
Tempo de leitura: 2 minutos

A fotografia conta com uma incrível gama de modalidades diferentes de fazer imagens. Seja envolvendo modelos vivos ou mesmo elementos de paisagem, é possível fazer parte de um movimento fotográfico e atrair olhares de curiosos e admiradores. Como acontece, por exemplo, para aqueles que conhecem a fotografia blue hour.

Para se entender o que significa a fotografia blue hour, é preciso compreender, primeiramente, que a blue hour se refere a dois períodos específicos do dia. Com a tradução livre de “hora azul”, se tratam dos períodos próximos ao nascer do sol e também após o pôr do sol, já nas primeiras horas da noite, momentos onde o céu ganha um tom vivo de azul.

Existe uma ligação da fotografia blue hour, pela questão temporal, diretamente com outra modalidade de imagem mais popular: a chamada golden hour (hora dourada, em tradução livre), ligado justamente ao pôr do sol e seu tom de laranja/dourado que banha o céu.

fotografia-blue-hour-voce-conhece-essa-modalidade-Blog-eMania-15-02
Pascal Silvain Arabatzis

Dicas importantes para a fotografia blue hour

Agora que você já sabe qual é o conceito desse modelo fotográfico, é importante saber que existem algumas dicas valiosas para colocá-lo em prática de maneira otimizada.

Pesquisa da localização

É importante que você tenha o conhecimento de muitas das nuances existentes no local que você escolher como “modelo” da sua imagem blue hour. O mais aconselhado, inclusive, é reservar o maior tempo possível para fazer imagens nos momentos variados do dia e da noite para analisar diferentes ângulos, questões de iluminação, elementos da natureza, etc.

fotografia-blue-hour-voce-conhece-essa-modalidade-Blog-eMania-15-02-2
Nimit Nigam

Controle da luz

Apesar de se tratar essencialmente de uma mistura entre alguma incidência de luz do sol e a chegada do natural período mais escuro da noite, os especialistas de fotografia apontam que lugares com menor iluminação favorecem janelas maiores para a fotografia blue hour. Tenha isso em consideração!

Paciência, paciência e paciência

É importante mencionar que existem variações no que diz respeito ao tempo de duração no que é chamado de blue hour dependendo da sua localização. Entretanto, a preparação para esse tipo de janela temporal, como você já percebeu, não pode ser das mais rápidas ou mesmo apressadas se você quer uma fotografia blue hour bem captada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar Aceito Política de Privacidade