No artigo “O que é fotografia Still?”, eu apresentei essa modalidade da fotografia (mais conhecida como Fotografia de E-commerce) para quem ainda não estava familiarizado, então falamos sobre o que é, para que serve e como funciona. Falei que as fotografias dos seus produtos também são um investimento em marketing, são como a vitrine de uma loja física. Como há fabricantes que não disponibilizam imagens de seus produtos ou se o fazem, é em quantidade muito limitada, as mesmas imagens estão em praticamente todos os sites que, por sua vez acabam perdendo diferencial.
Ok, mas quanto custa a fotografia de e-commerce?
É isso que estamos tentando desmistificar aqui. É muito comum as pessoas se assustarem ao ver qualquer tipo de orçamento, a alegação mais comum é que “tá caro”. E com a fotografia não é diferente. O objetivo aqui é propor uma reflexão sobre como avaliar o custo da Fotografia de E-Commerce sobre o preço de venda do seu produto, portanto a pergunta mais adequada a se fazer é: quanto é “caro? ”. Essa pergunta, só você poderá responder, mas eu gostaria de propor um cálculo simples para chegar à resposta. Vamos usar números hipotéticos, mas acredito que bastará que você substitua por números reais, posteriormente.
Fotografia de E-Commerce, Vamos lá?
Digamos que no seu estoque você tem 1000 unidades de determinado produto. Você já pesquisou e encontrou o fotógrafo com quem deseja trabalhar e chegaram à conclusão de que serão necessárias 3 fotos de fundo branco, a um preço combinado de R$50,00. É provável que você calcule, de cabeça mesmo, o preço por foto: “Ah dá uns R$ 16,00, por foto”. Mas é preciso reforçar que você tem 1000 unidades do mesmo item no estoque, portanto a conta que deve ser feita (e que muita gente não faz) é: R$50,00/1000 unidades, afinal as mesmas fotos servirão para todo o estoque desse SKU. Portanto o custo fica diluído no total do seu estoque (se o produto é de fabricação contínua, essa diluição é maior ainda), como demonstra a tabela abaixo:
Nós não vamos entrar em cálculos de precificação de produtos, até porque cada empresa já possui sua estratégia de preço, não me compete opinar sobre isso. Mas caso ainda restasse alguma dúvida, já deu para notar que o estoque é um bom ponto de partida pra avaliar o custo dos serviços de Fotografar Produtos, frente aos benefícios que ele trará para o seu negócio. Assim, a fotografia de e-commerce deixa ser algo assustador para ser mais uma ferramenta na sua estratégia de divulgação e também de preço. Você passa a ter fotos exclusivas e de qualidade, sem agredir o seu orçamento.
Você já investe bastante para levar tráfego ao seu site e é importante que ao chegar à sua loja o cliente se sinta satisfeito não só com as informações técnicas, mas também visuais, justamente porque, como foi dito, “o seu cliente não pode tocar o produto e conferir a qualidade do material, a textura, o cheiro, etc”. Além de facilitar a venda, uma boa apresentação do seu produto pode reduzir as solicitações de troca por arrependimento, o que no fim das contas representa economia.
Este artigo foi útil? Deixe seu comentário.