A fotografia de rua é uma das áreas mais sujeitas a diversos elementos naturais que precisam ser tratados com extremo cuidado. Isso porque é muito relevante o instinto na hora de captar com sua lente AQUELA imagem. Porém, existem questões que precisam ser respeitadas em prol da qualidade do seu trabalho.
Desse modo, o profissional norte-americano Justin Mott produziu um conteúdo abordando exatamente essas questões. Em seu canal no YouTube, ele aborda erros comuns que profissionais da fotografia de rua acabam comentendo.
Problema de iluminação
Um dos pontos elencados pelo profissional com trabalho em grandes veículos como National Geographic, BBC, TIME, dentre outros, são os problemas de iluminação nas imagens. Por ser uma imagem com caráter natural, o mais importante é trabalhar em horários mais próximos ao nascer do sol. Assim, se pode aproveitar a característca luz solar das fotografias de rua.
Se antecipe ao clique
Além do natural caráter de atenção e paciência que a fotografia de rua exigem para grandes imagens, é importante saber detectar eventos próximos para, dessa forma, estar preparado no momento que a oportunidade dessa foto aparecer diante de sua câmera. Para isso, iniciativas simples como observar bem o ambiente ao seu redor, mudar o ângulo da captura e estudar os elementos disponíveis te ajudarão a aguçar a capacidade de antecipar os momentos ideais.
Desenvolvimento de estilo
Especialmente para profissionais que já possuem algum tempo de carreira na fotografia de rua, o desenvolvimento de um estilo fotográfico próprio naturalmente fará com que o seu portfolio seja capaz de se destacar da concorrência. Do contrário, é possível que você consiga produzir conteúdo interessante, porém dificilmente conseguirá de criar algo que traga a sua real assinatura como, por exemplo, a mensagem que você quer passar com a composição de uma ou mais fotografias.
Não bloqueie a sua criatividade
Mesmo sabendo que existem alguns elementos que não apenas a fotografia de rua como a composição habitual de imagens em geral prega como “errado”, não deixe que isso se torne necessariamente um bloqueio a sua produção de fotos. Use todas as possibilidades de retratar o ambiente desejado e não se prenda a conceitos pré-concebidos, pois você pode acabar se privando de captar algo jamais possível dentro das “normas” formais da fotografia.
E você, gostaria de acrescentar algum erro comum que já você notou em fotografia de rua? Deixe nos comentários!