Como construir e administrar corretamente o seu Portfolio Fotografia

0 251
Tempo de leitura: 2 minutos

A porta de entrada para a enorme maioria dos profissionais conseguir cada vez mais um número relevante de trabalhos no mundo da fotografia é a capacidade de desenvolver bem o seu portfolio. Afinal, é através dele que você será capaz de demonstrar, com seus trabalhos anteriores, o seu grau de conhecimento e técnica no estilo de fotos que você atue.

Porém, isso não significa que o processo de elaboração e administração de um portfolio seja algo simples. Isso porque existe uma infinidade de portais que oferecem esse tipo de serviço ou mesmo, quando existem as condições financeiras necessárias, aqueles que optam por delegar essa função a alguém especializado.

Desta forma, o designer gráfico e fotógrafo norte-americano especializado na área automotiva, comercial e de “glamour”, Alex Ventura, justificou a opção que fez na sua carreira em utilizar o sistema disponibilizado pelo Zenfolio.

Tratando a disposição dos conteúdos e a forma como são expostos, Alex descrever o sistema de blocos móveis como um extremo facilitador para criar uma incrível variedade de modelos. Algo que, naturalmente, torna mais possível formular um ambiente com as exatas características desejadas pelo profissional:

“Atualmente, há 11 templates diferentes para escolher e mais estão a caminho. Mesmo com as opções atuais, você tem uma grande quantia de possibilidades só para customizar e adicionar quantos blocos de conteúdo você precisar. Você pode não ter tempo de sentar e customizar o visual, então ter mais opções para escolher vai ajudar a minimizar o tempo de customização ou mesmo ter um melhor ponto de partida.”

como-construir-e-administrar-corretamente-o-seu-portfolio-Blog-eMania-2-13-04

Outro elogio feito pelo profissional da fotografia para esse construtor fica por conta do suporte aos mais diversos tipos de arquivos de vídeos existentes, ponto essencial na exibição de conteúdos com menor ou maior qualidade de imagem:

“Assim como muitos outros fotógrados, eu explorei a área de filmagem por muitos anos, mas nunca trabalhaei efetivamente esse lado dos negócios. E houveram algumas melhoras em inserir os vídeos no Zenfolio. Se você gosta de compartilhar os bastidores nas suas galerias ou oferece serviços de filmagem no seu pacote ou como um brinde, você pode manter ambos (fotos e vídeos) em um lugar, de maneira conveniente.”

como-construir-e-administrar-corretamente-o-seu-portfolio-Blog-eMania-13-04

Por fim, o Zenfolio foi elogiado também pela versatilidade em não apenas conter os aspectos relacionados ao design, mas também de ser um verdadeiro “hub” de ferramentas contendo gerador de faturas, agenda, sistema de métricas, criador de campanhas de publicidade e até mesmo de loja online.

“Um dos focos do Zenfolio é ajudar a automatizar o máximo possível na plataforma, então eu posso focar na fotografia. Muitos de nós precisamos exercer muitas funções. Agora, podemos abrir mão de algumas delas com funções como Agenda e Gerador de Fatura.”

E você, como gerencia o seu portfolio? Esse conteúdo te ajudou nessa função? Deixe sua consideração nos comentários!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar Aceito Política de Privacidade