DICAS INFALÍVEIS PARA VOCÊ CONSTRUIR O SEU ESTILO FOTOGRÁFICO

2 399

Há uma pergunta que passa na cabeça de muitos fotógrafos iniciantes: “como construir o meu próprio estilo fotográfico?”, questão mais que válida, principalmente no mundo que vivemos atualmente com a evolução diária das mídias sociais e do consumo da imagem. O assunto é até mesmo discutido de forma ampla dentro da Academia, nos cursos de fotografia, comunicação e audiovisual.

Cada dia mais seja na televisão, na publicidade, e mais ainda na internet (Facebook, Instagram e Snapchat), consumimos e somos consumidos pelas imagens e fotografias. Por isso, criar o nosso próprio estilo fica cada vez mais difícil. Mas, pensando nessa questão, separamos algumas dicas para você encontrar o seu estilo fotográfico:

1 – Tenha referências

Para quem trabalha com artes, em nosso caso a fotografia, é sempre bom ter referências do trabalho de outros fotógrafos. Aqui no blog mesmo sempre escrevemos sobre antigos e novos trabalhos de fotógrafos renomados. Há sempre um ou outro que nos inspiramos em nosso ofício. Seja pelos planos, pelas cores, pelos temas, a referência auxilia e nos leva a criar o nosso estilo pessoal, aquele que ficará marcado em nossas fotografias.

2 – Treine bastante

Essa é uma dica para qualquer trabalho. Se você gosta de alguma coisa, treine e persiste até chegar ao resultado que você deseja. Assim, fotografe aquilo que “der na telha”, experimente novos ângulos, treine retrato com a família, com os amigos, os animais de estimação, o que estiver ao seu redor.

3 – Saiba ouvir críticas

Dica importante principalmente para quem está começando. Às vezes o seu trabalho não vai ficar como os outros ou como o seu cliente gostaria que ficasse. A critica, seja positiva ou negativa, sempre vai existir. O que vai diferenciar o fotógrafo e o profissional que você deseja ser é saber ouvi-las. É o que você vai fazer com ela: deixar de lado ou escutar com atenção e refletir sobre? Para quem ficou com dúvida, a segunda opção, sempre. Humildade é essencial.

4 – Não tenha medo de ser criativo

Para fechar os nossas dicas preciosas de como criarmos o nosso próprio estilo fotográfico, não poderíamos deixar de falar do processo criativo, tão presente na vida do fotógrafo. Não tenha medo de ousar, não tenha medo de sair da sua zona de conforto. A partir do momento que você descobriu o que gosta de fotografar, arrisque, tente, pense em novos formatos, diferentes planos, brinque com a edição. Uma hora você vai se sentir a vontade com o trabalho que está realizando.

Essas foram as nossas dicas muito fáceis para você criar o seu estilo na hora de fotografar. É bom lembrar que ele não vai surgir da noite para o dia: leva tempo, trabalho e muita experimentação. Desse modo, curta o que você está fazendo e não tenha medo de mudar quando for preciso. Para te inspirar na hora de fotografar, fica uma frase de um dos grandes fotógrafos de todos os tempos, Henri Cartier-Bresson:

“A fotografia é uma lição de amor e ódio ao mesmo tempo. É uma metralhadora, mas também é o divã do analista. Uma interrogação e uma afirmação, um sim e um não ao mesmo tempo. Mas é sobretudo um beijo muito cálido.”

 

você pode gostar também
2 Comentários
  1. […] entender o que representa melhor o seu estilo fotográfico, quais cores combinam melhor e tente deixar clara a mensagem a ser transmitida. Seus potenciais […]

  2. […] Quando se aventurar neste estilo fotográfico? […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.