22 termos de fotografia que você precisa conhecer!

2 8.434

Investir em uma nova carreira nunca é fácil, especialmente, quando ela é rodeada de novos termos e gírias. Nessa hora pode ser complicado se comunicar com os fotógrafos profissionais, ou ainda ter dificuldade para entender os conteúdos mais avançados.

Para ajudá-lo com isso, neste artigo vamos apresentar os termos de fotografia mais comuns, suas explicações mais simples e para que você vai usá-los. A ideia é que ao terminar de ler este artigo, você esteja mais preparado para se aventurar na fotografia. Vamos nessa?

1.     Abertura

Termo usado para medir a abertura do diafragma ou da lente objetiva. Assim como o olho humano, as lentes ajustam automaticamente a entrada de luz. No caso dos nossos olhos, a pupila tem essa função, já na fotografia a abertura da lente e diafragma fazem este ajuste.

2.     AF

Auto Focus em inglês ou auto foco em português, é o recurso das câmeras DSLR capaz de ajustar o foco automaticamente. Para fazer este auto ajuste, a câmera utiliza de sensores infravermelhos.

3.     Ângulo da câmera

Termo utilizado para se referir a posição da câmera frente ao objeto. O ângulo mais comum é posicionar a câmera horizontalmente, em relação ao objeto. Contudo, diferentes posições da câmera podem render fotos diferenciadas e perspectivas inéditas.

4.     Ângulo de visão

Região que pode ser capturada por determinada lente, levando em conta a sua distância focal. Quanto maior a distância focal da lente, menor a região capturada na fotografia e mais aproximação é permitida.

5.     Assunto

Objeto, pessoa, animal ou paisagem que será capturado. Também conhecido como tema, na fotografia há diferentes áreas para estudo e captura de imagens de assuntos variados. Como por exemplo: fotografia de paisagem, newborn, macro fotografia e assim por diante.

6.     Balanceamento de cores

Ajustes nas cores de uma fotografia eletronicamente, podendo ser realizada diretamente na câmera ou através de programas de computador. O objetivo é corrigir falhas de tons das cores e deixar a imagem o mais nítida possível.

7.     Balanço de branco

Recurso geralmente disponível nas câmeras DSLRs, com o intuito de pré ajustar as cores na imagem, utilizando como base a fonte de iluminação. Conforme a luz, as cores da foto também podem ficar diferentes. Este recurso pretende aproximar ao máximo as cores da foto com a realidade.

8.     Botão do obturador

Circuito responsável por disparar o obturador da câmera e capturar a imagem. Geralmente, o botão obturador se posiciona na parte superior da câmera. É o principal componente para o disparo da câmera, mas em alguns modelos mais recentes foi substituído por controles remotos ou disparadores sem fio.

9.     Composição

Chamamos de composição todos os aspectos que compõem uma fotografia. Entre eles: assunto ou tema, iluminação, planos de fundo, etc. O maior objetivo da composição fotografica é fornecer harmonia e beleza para a foto.

10.     CMOS

Complementary Metal-Oxide-Semiconductor, tipo de sensor encontrado em algumas câmeras DSLR. Responsável por transformar os pontos de luz em sinais elétricos, imprimindo assim a fotografia. Além de processar dados, o CMOS também utiliza menos energia e trabalha em baixa temperatura.

11.      Disparo

Termo de fotografia usado para definir a ação de pressionar o botão da câmera, responsável por acionar o obturador e capturar a imagem. Além do disparo comum, no ramo fotográfico também é muito utilizado o disparo contínuo, que como o próprio nome sugere, faz diversas capturas ao mesmo tempo.

12.      DSLR

Sigla usada para se referir as câmeras digitais com filme SLR, muito usadas na fotografia profissional. A Digital Single-Lens Reflex é a mais nova tecnologia em captura de imagens e processamento de fotografias.

13.     Diafragma

Controla a intensidade da luz que passa pela lente. É um dispositivo circular composto por lâminas metálicas, que podem ser ajustadas para aumentar ou diminuir o seu diâmetro. Esse movimento do diafragma regula a passagem de luz até o sensor da câmera.

14.     Distância focal

Distância entre a lente e o objeto a ser fotografado. Essa distância determina o tamanho da foto final e o ângulo de visão da lente.

15.      Exposição

Tempo que o sensor da câmera fica exposto à luz para formar a foto final. A velocidade do obturador e abertura do diafragma controlam a exposição.

16.      Edição de fotos

Também pode ser chamada de manipulação digital da imagem. É um conjunto de modificações na foto, feito através de softwares de computador. Muito conhecida no setor publicitário, a edição é capaz de corrigir imperfeições na imagem, retocar cor, ajustar brilho, mudar o contraste e assim por diante.

17.       Filtro

Objeto colocado em frente à lente da câmera para acentuar características específicas na imagem. O filtro geralmente é confeccionado em acrílico, ou outro material transparente. Na edição de imagens computadorizada, filtro também é o nome dado para os efeitos adicionados a foto original.

18.       Fotômetro

Equipamento fotográfico utilizado para medir a intensidade e o reflexo da luz do assunto a ser fotografado. Dotado de células foto sensíveis, ele também é conhecido no meio fotográfico como exposímetro e ajuda o fotógrafo a encontrar a melhor exposição para a foto em questão.

19.      ISO

Valor que regula a sensibilidade da câmera ou filme para a luz. A regra geral é que quanto menor o ISO, maior a sensibilidade à luz. A sigla para “International Standards Organization” veio para substituir os padrões antigos de sensibilidade.

20.    Obturador

Componente da câmera formado por lâminas ou outros materiais móveis. As partes móveis do obturador ajustam o período em que o sensor da câmera fica exposto à luz, chamado de velocidade do obturador.

21.      Pixel

O menor ponto de uma imagem. Medida utilizada para medir a resolução de telas e também imagens. Quanto maior a quantidade de pixels, mais qualidade tem a fotografia.

22.      Velocidade do obturador

Controla a quantidade e período de tempo que a luz entra em contato com o sensor da câmera. O ajuste desta configuração é conhecido como controle de velocidade.

Agora que você conhece estes termos, veja também as Siglas mais usadas do mundo da fotografias.

Agora que você conheceu os 22 principais termos de fotografia, sua vida como fotógrafo iniciante ficará mais fácil. Caso tenha dúvida sobre algum termo ou não encontrou o que deseja nesta lista, por favor, deixe o seu comentário abaixo.

você pode gostar também
2 Comentários
  1. […] Pode parecer bobo, mas observar o ambiente é mais importante do que imagina, afinal, o local onde vocês está fotografando faz parte de seu quadro (sua fotografia). Portanto, fique atento, pois, você é o fotografo! Mostre e/ou esconda assuntos! 😉 […]

  2. […] Veja também este artigo sobre alguns termos que os fotógrafos sempre utilizam. 22 Termos de fotografia que você precisa conhecer! […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.