Fotografia infravermelha usando um Filtro IR: Dicas e Técnicas

1 2.717

Capturando os tons assombrosos e os tons fantasmagóricos do infravermelho usando um Filtro IR, não é uma simples conversão na câmera.

A luz infravermelha normalmente não é visível ao olho humano, mas em algumas circunstâncias é possível capturá-la com sua câmera. Os resultados podem ser impressionantes, dando uma aparência assustadora a cenas ao ar livre. O efeito funciona particularmente bem em dias ensolarados no verão, quando há muitas folhas fotossintetizantes nas árvores.

A maioria das câmeras digitais possui um bloqueador de infravermelho que é ótimo para fotografia regular, mas obviamente não para trabalho com infravermelho. Remover o filtro do sensor é um processo complicado e caro, por isso não tente em casa!

Uma alternativa criativa é usar um filtro infravermelho, como os vendidos na Loja Online eMania Foto e Video. Esses Filtros IR se rosqueiam na parte frontal da lente e custam menos de R$100, havendo pequena variação nos valores dependendo da Rosca que ira precisar para sua Lente Fotográfica. O Filtro IR bloqueará a maior parte da luz visível, permitindo apenas a passagem em infravermelho. Você obterá bons resultados, mas precisará se adaptar à maneira como fotografa, pois o filtro ficará escuro e denso.

Verifique o Tempo

Fotografia infravermelha usando um Filtro IR: Dicas e Técnicas

Esteja você usando um filtro infravermelho ou uma câmera convertida, é melhor fotografar em um dia claro. Se o fizer, os céus azuis serão capturados como tons escuros suntuosos, enquanto a folhagem fotossintetizadora será gravada em branco, quase como tons de neve.

Configure Corretamente

Fotografia infravermelha usando um Filtro IR: Dicas e Técnicas

Se você estiver usando um Filtro IR, as exposições serão longas devido à densidade do complemento – 30 segundos a ISO100 e f/8 em um dia ensolarado não seria incomum. Um tripé robusto é essencial. Se você estiver usando uma DSLR, também é uma boa ideia travar o espelho na posição superior e usar uma liberação de cabo ou um temporizador automático.

Focar e Compor

Fotografia infravermelha usando um Filtro IR: Dicas e Técnicas

É difícil ver através do Filtro IR quando ele está conectado à sua lente, então você terá que compor e focar sua cena primeiro. É provável que a exposição seja um pouco distorcida; portanto, use o histograma para avaliar corretamente. Você deve se concentrar e expor manualmente também.

Prepare-se para processar

Fotografia infravermelha usando um Filtro IR: Dicas e Técnicas

Diretamente da câmera, suas imagens infravermelhas ficarão vermelhas e precisam ser processadas na câmara escura digital. Você pode fazer uma simples conversão em preto e branco (consulte a etapa “Mono”) ou trocar os canais vermelho e azul por tons impressionantes e surreais.

Converta cores

Fotografia infravermelha usando um Filtro IR: Dicas e Técnicas

No Adobe Photoshop CC , vá para Imagem> Ajustes> Mixer de canais, selecione o canal de saída vermelho e mova o controle deslizante vermelho para 0 e o controle azul para 100. Em seguida, selecione o canal de saída azul e defina o controle azul para 0 e o vermelho para 100. Agora vá para Imagem> Ajustes e escolha Tom automático.

Mono

Fotografia infravermelha usando um Filtro IR: Dicas e Técnicas

As imagens infravermelhas são normalmente apresentadas em preto e branco; portanto, usamos uma Camada de ajuste em preto e branco. Use uma Camada de ajuste de curvas para ajustar o contraste e escurecer o céu. Para o brilho etéreo, adicione uma camada Gaussian Blur e defina o modo Blend como Soft Light.

Conversão para Câmera Infravermelha

Conversão para Câmera Infravermelha

Um método alternativo ao uso de um filtro de infravermelho é converter sua câmera para fotografia infravermelha. Se você possui uma Câmera DSLR antiga ou uma Câmera Mirrorless que acumula poeira na parte de trás de um armário, remover o filtro de bloqueio de infravermelho do sensor é uma ótima maneira de proporcionar uma nova vida útil.

Algumas empresas farão isso por você, incluindo Serviços avançados de Câmera e Life Pixel . O processo pode ser caro e, obviamente, significa que você terá uma Câmera Infravermelha permanentemente dedicada. A principal vantagem é que você não será restringido por exposições longas.

você pode gostar também
1 comentário
  1. Luciano Dantad Diz

    Gostei do artigo, até por esse assunto não ser muito esplorado em forma de orientação para os usuários comum.
    Pergunto: uma vez retirado o filtro de corte da câmera, para usa-la em laboratório, se faz necessário usar iluminador de IR, bem assim, algum tipo de filtro IR, e, que faixa de nm?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.