Diante da ampla gama de alternativas que o mundo da fotografia proporciona, são diversos os segmentos com adeptos atentos a novidades. E, quando falamos de fotografia monocromática, estes fãs certamente se contentaram com o mais recente lançamento da Ricoh GR IV Mono.
Em suma, a ideia da multinacional originária do Japão foi de fazer poucas alterações na comparação com outro produto da companhia. Mais especificamente, a Ricoh GR IV de versão colorida, lançada em agosto de 2025.
Deste modo, as especificações básicas são de 25,74 MP na resolução, abertura de f/2.8-16 e distância focal que equivale a 18 mm. Contudo, como o nome da Ricoh GR IV Mono explicita, tudo isso envolve a produção de fotografias apenas no modelo preto e branco.

No sistema de funcionamento, vale o destaque para o processo de confecção que, diferente de outras câmeras, não envolve nada referente a “conversão”. Ou seja, as fotos feitas com a Ricoh GR IV Mono não são tiradas à cores e, no resultado, transformadas em imagens monocromáticas. Na análise técnica, isso faz com que os tons e suas variações fiquem mais nítidas, dando mais vivacidade mesmo a um retrato em preto e branco.
Outro ponto de benefício para trazer contraste e destaque de determinados objetos é o filtro infravermelho. A ideia foi diminuir o impacto de tons mais complexos para fotos da linha monocromática como azul e verde, por exemplo. Algo que, na versão normal, evidentemente não se aplica.
No aspecto da usabilidade, os interessados na Ricoh GR IV Mon tampouco deverão se preocupar. Para isso, se observa especificações como 53 GB de memória, conexão Wi-Fi 6, Bluetooth 5.3 e bateria com autonomia de até 4 horas ininterruptas.
