O fotógrafo australiano Doug Bazley foi mais uma vítima do lamentável hábito de pessoas mal-intencionadas no mundo da internet. Sendo vítima de um golpe considerado como relativamente comum, ele perdeu acesso ao seu perfil profissional, alimentado nos últimos sete anos.
Em entrevista dada para a rede de TV ABC, Bazley explicou que bastou um clique em e-mail que ele acreditava ter vindo da Meta (empresa controladora do Facebook) para acontecer o golpe. No mundo digital, mensagens com links maliciosos dessa natureza são chamados de SCAM.
“Parece que meu negócio acabou de pegar fogo. Passei sete anos construindo isso e tinha cerca de 16.000 seguidores. Adoro compartilhar e publicar fotos de nossas viagens pela Austrália.”
Segundo detalhou o fotógrafo, além de deletar as imagens que ele publicou, diversas faturas também se pederam em virtude de tal ação criminosa. Dessa forma, o prejuízo de ordem emocional e profissional acabam se equivalendo dentro de uma situação tão incômoda quanto, infelizmente, comum.
Também por isso, Doug Bazley fez questão de dimensionar o tamanho de sua perda bem como da necessidade de ter muita atenção toda vez que qualquer pessoa estiver em situação semelhante:
“Tudo o que posso dizer é que as pessoas precisam estar muito atentas aos links que recebem e a quem elas dão acesso. Faço todos os meus negócios por lá, perdi todos os contatos, havia cerca de US$ 3.000 (equivalente a R$ 15 mil) em pedidos de calendários pré-pagos e esses nomes e detalhes de contato desapareceram.”