As cinco fotos mais importantes na história da fotografia!

0 850

Para cada pessoa existe pelo menos um grupo de fotografias que tem um significado todo especial, retratando muitas vezes momentos da vida que dificilmente se repetirão, encontros com pessoas que não estão mais entre nós, viagens, aniversários, enfim. Cada um possui seus motivos.

E, na história da fotografia em si, que já dura quase 190 anos, existem algumas imagens em especial que simplesmente criaram um conceito totalmente diferente do que existia até então, isso dentre as diversas evoluções tecnológicas que houveram até hoje com relação as câmeras, sistema de iluminação, capacidade de alcance das lentes, suportes, entre outras.

É evidente que podem existir discordâncias sobre a lista mostrada a seguir, apontando também outras imagens como mais marcantes do que as citadas, isso é algo absolutamente normal e necessário no exercício da democracia. Porém, estamos considerando aqui uma mistura intensa entre técnica e evolutiva, não necessariamente por questões históricas ou outros fatores.

Então, vamos a lista!

A primeira foto de todas

história da fotografia eMania

Aquela que pode realmente ser considerada a “mãe” de todas as fotografias do planeta foi tirada no ano de 1826 por um companheiro do lendário Louis Daguerre, Joseph Nicéphore Niepce. O registro de importância vital para o que vemos hoje em dia na mais alta qualidade em diversas máquinas e celulares smartphones foi feita na pequena cidade francesa de Saint-Loup-de-Varennes, localizada na região da Borgonha.

A primeira foto tirada no Brasil

história da fotografia eMania

Como inventores e grandes aperfeiçoadores das primeiras técnicas de fotografia e também de filmagem, não chega a ser tão surpreendente o fato de que a foto tirada no ano de 1840 em que mostra o centro da cidade do Rio de Janeiro tenha sido tirada por um francês. Após receber um grande incentivo do ainda adolescente imperador Dom Pedro II, Louis Compte fez o registro através ainda da antiga técnica de daguerreotipia, inventada por um dos “pais” da fotografia, Louis Daguerre.

A primeira foto com pessoas da história

história da fotografia eMania

Precisando de muitos dias na época para que a foto pudesse ser “batida” em função do longo tempo de reação química e fixação da imagem nas placas internas de metal, por muito pouco essa imagem não estaria sendo relatada aqui nesse texto. Isso porque, em determinados momentos, a foto que mostra a cidade de Paris no ano de 1838 não tinha uma alma viva nas ruas. Mas o engraxate e seu freguês quase no lado esquerdo do rodapé da imagem são os primeiros traços humanos já vistos em uma fotografia.

A primeira selfie

história da fotografia eMania

O termo é algo que surgiu no século XXI mas a primeira imagem desse estilo está bem longe de ser algo pertencente ao início dessa e de qualquer outra década próxima. No longínquo ano de 1839, no estado norte-americano da Filadélfia, o químico Robert Cornelius cravou seu nome na história da fotografia como sendo o autor da primeira selfie em todo o planeta.

A primeira imagem colorida

história da fotografia eMania

Para chegar a um resultado inicial de cores em um retrato, foi necessário para o inglês Thomas Sutton, no ano de 1861, usar modelos de filtros diferentes dos habituais, já que eles continham as cores azul, verde e vermelha. O resultado acabou sendo o retrato de uma fita colorida em um efeito quase que em 3D, colocando Sutton também seu nome nos anais dessa nobre arte.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.