A setecentos quilômetros da costa do continente colombiano encontra-se uma ilha. Essa pequena e simpática ilha, cheia de ritmos e cores, sofreu influência espanhola e inglesa por muitos anos até se tornar propriedade da Colômbia. Seus habitantes, que ainda carregam sobrenomes ingleses devido a colonização européia, o mencionam sempre com muito orgulho. Os idiomas falado por todos são: o criolo, o espanhol e o inglês.
Os moradores da ilha vivem vidas longas e tranquilas, dentro de suas casas seculares, muitas em incrível estado de conservação. São religiosos (Protestantes e Católicos) e atendem as missas toda semana sempre com suas melhores roupas. Quando não estão na igreja ou no trabalho, gostam de observar o movimento da ilha pela varanda de suas casas, enquanto suas crianças correm livres e se divertem pelas praias exuberantes que só temos acesso nas melhores de nossas férias.
O astral dos habitantes desse pequeno território cercado por águas cristalinas, rapidamente me cativou e me despertou interesse. Eu decidi registrar tudo isso que estava vendo e sentindo, mas não queria apenas uma série de ‘street photography’ como costumo fazer quando viajo, queria algo mais inimista, eu queria entrar em suas casas. Foi quando eu educadamente ou inconvenientemente pedi pra entrar, pra fotografá-los e pra ouvir suas histórias. Eles me olhavam com um sorriso no rosto e diziam: “Entra!”. Me contaram sobre suas famílias, sobre a origem de suas casas e até sobre os piratas que já viveram na ilha.
Passei apenas 4 dias na ilha, foram dias incríveis. Vivenciei um pouquinho da realidade de cada um deles, experienciei os costumes, a gastronomia e o sentimento de tranquilidade que só uma ilha pode proporcionar.
Bem vindo a ilha de San Andrés!
Mariana Moraes
Fotógrafa
Website: www.marianamoraes.46graus.com
Facebook: www.facebook.com/marianamoraesensaiosfotograficos
Instagram de trabalho: www.instagram.com/marianamoraesfotografia
Instagram de viagens: www.instagram.com/marimoraestrips
E-mail: contato@marianamoraes.com
Confira algumas fotografias deste trabalho: “AN ISLAND” por Mariana Moraes