Inegavelmente, a maneira mais segura de conhecer as ferramentas com eficiência comprovada é ouvir um especialista. E, quando se fala no mundo da fotografia, a qualidade de trabalhos como do britânico Steve Grogan certamente o credencia a opinar sobre os diferentes aspectos da área. Como, por exemplo, aliar o volume de trabalho a recursos que otimizem o tempo.
Habitualmente, Grogan afirma que edita cerca de 25 mil imagens por ano. Em especial, por conta de seu portfolio bastante calcado em casamentos. Desse modo, além da qualidade, é importante explorar alternativas que facilitem o necessário trabalho de edição. E, ao menos nas palavras de Steve, quem se mostra um “parceiro” importante no seu dia a dia é o sistema de IA chamado Neurapix.
“Tenho terceirizado minha edição com a Neurapix e descobri que eles são absolutamente incríveis, reduzindo meu tempo de edição em cerca de 50%. Hoje, levo, literalmente, menos da metade do tempo para terminar um casamento completo. Usar a tecnologia para reduzir meu tempo de edição praticamente pela metade foi um divisor de águas para mim”, afirmou em entrevista dada para o portal ePHOTOzine.
Auxiliar, não substituta
Steve Grogan tratou, inclusive, de ressaltar que essa medida em nada o limita ou condiciona a ter um trabalho baseado unicamente em IA. Na verdade, o uso do Neurapix funciona como um guia de ações rápidas para que ele se concentre mais no processo criativo do que operacional.
“Acho que há uma concepção um pouco equivocada no setor de fotografia de que a IA será perfeita desde o início, mas isso não vai acontecer e por muito tempo. O que o Neurapix faz é oferecer um ponto de partida fantástico para que você possa continuar e fazer seus próprios ajustes nas imagens. É como aplicar uma predefinição, mas ridiculamente melhor. Isso economiza muito tempo e, ao mesmo tempo, proporciona a liberdade artística para fazer ajustes ou alterações sutis, caso a IA não acerte.”