Iluminador Ring Light para Fotografia? Fotógrafo Richard Cheles mostra como é possível usar em produções!

5 474

E ai pessoal, tudo bem com vocês? Para quem não me conhece, eu sou o Richard Cheles, fotografo publicitário a mais de 16 anos, especializado em gastronomia, still e retratos, e também sou Embaixador Sony Alpha!

O pessoal da eMania Foto e Vídeo e World View / recentemente me convidou para testar os 2 novos Iluminadores Ring Lights Led deles, sendo um modelo Iluminador Circular Led Ring Light RGB Tolifo 19″ 60W e o outro modelo Iluminador Circular Led Ring Light Tolifo 19″Bi-Color 60W Branco Quente e Frio (Temperatura de Cor 3200 / 5600k).

[smartslider3 slider=”9″]

Quando chegou os produtos aqui no estúdio, fiquei realmente surpreso com os 2. São leves, super práticos, fáceis de usar e contam com uma serie de coisa bacanas para quem fotografa e filma. Aqui o que achei que realmente faz a diferença neles, o RGB tem um painel digital muito simples de ser entendido, com as opções de cores do branco e do RGB bem fáceis, mesmo sem ler o manual, praticamente eu ja sabia como mudar tudo nele. No que é apenas branco, são 2 botões apenas, um controla a potencia de em ambos vai de 10% a 100% e no outro controla-se a temperatura de cor entre 3200k até 5600k.

[smartslider3 slider=”8″]

O RGB conta com controle remoto que você pode utilizar com até 99 unidades deles com controle independente em cada um! Imagina você com tantos Iluminador Ring Light assim? Nem eu consigo imaginar… Ele também tem alguns efeitos especiais que são para vídeo que são bem legais, listar aqui os efeitos especiais que são para video que são bem legais, devido ao modo RGB Arco-íris ajustável e além do mais atende a diferentes ocasiões, perfeito para vídeos do YouTube, maquiagem, Vlog, fotografia, festa e transmissão ao vivo.

Segundo ponto que gostei bastante foi a mobilidade, o local onde se encaixa o tripé de iluminação é articulado, tendo a possibilidade mexer no angulo dele em varias direções, coisa que outros não tem, são apenas fixos e retos, ponto super positivo para ele.

spectrum-aurora-ring-light-for-make-up-hair-salons-beauty-1024x768-3154818

Além disso, para quem quer afixar outros equipamentos, ele conta com 5 sapatas para encaixe de acessórios hotshoe (sapata de flash) que é possível colocar braços articulados, suportes diversos, suporte para celular entre outros acessórios. Tem também 2 roscas para colocar por exemplo um Suporte L e colocar um Estabilizador Gimbal de Câmera como o Estabilizador Gimbal Weebill-S Zhiyun ou Estabilizador Gimbal Crane 3S Zhiyun ter sua filmagem estabilizada. O legal disso é que você pode colocar o seu celular ou câmera no Ring Light Circular, colocar o estabilizador, e segurar o Ring Light nas alças laterais que acompanham o conjunto e fazer uma vídeo dinâmico, com movimento ou mesmo uma live. E isso pode ser em estúdio usando energia elétrica com sua Fonte Bivolt que acompanha, ou baterias, ele também conta com entradas de 2x baterias do modelo Sony Série L (NP-F550, NP-F750, NP-F970), ai você não depende de energia elétrica e pode gravar por ai com toda a liberdade do mundo.

A reprodução de cores deles são excelentes, de nível profissional chegando ao CRI de 95%, outra coisa bacana é que fiz um teste de filmagem nele com meu Iphone XR no modo de câmera lenta em 240 fps, e nesta velocidade não existe flicker, como ocorre com lâmpadas caseiras de Led ou outros modelos de Iluminadores Ring Light mais simples. Ou seja, você pode fazer seu slow motion sem problema nenhum.

iluminador-ring-light-led-apenas-para-fotografia-como-usar-em-diversas-producoes-fotografia-e-video-emania00011-1024x683-4741120
Iluminador Circular Led Ring Light Bi-Color

Agora vou falar para vocês de outros usos do Ring Light, eles não só para aquela filmagem ou foto padrão que as blogueiras adoram, frontal e só, ele é muito mais versátil que isso, pode e deve ser utilizado em outros ângulos e outras posições, pois como disse lá em cima, ele é articulado e te da essa liberdade.

Inclusive para usos diversos e não só retratos, sendo que era só vendido para este fim. Ele funciona como um softbox, proporcionando uma luz bem difusa e bonita. Neste ensaio que fiz com eles, utilizei para iluminar produtos diversos, sendo uma produção simples de culinária, onde montei um Set para uma fotografia de um bowl com pães de queijo, utilizando uma base em madeira colorida e o Iluminador Circular Ring Light Bi-Color Branco na lateral direita do produto, e o Iluminador Ring Light RGB para colorir o fundo. Luz lateral funciona muito bem em culinária, e se acha que as sombras estão um pouco carregadas demais, é so utilizar um rebatedor do lado oposto da luz para preenche-las, só esse recurso resolve tranquilamente o problema (não que sombra seja problema!) Mas é mais questão de gosto e estilo da fotografia.

Um outro exemplo é se o seu produto estiver muito próximo ao fundo da foto, que neste caso foi colorido com o RGB, pode acontecer de a luz do produto vazar para o fundo, e pode ocorrer dele acabar prejudicando a cor escolhida, tirando a saturação com a adição do branco. O que se faria neste caso, é utilizar um tapieira na lateral do Ring Light, de modo a não deixar a luz branca chegar no fundo, e assim apenas a luz colorida apareceria. Outra situação é quando se quer fazer o fundo escuro ou preto, se a luz principal vazar, essa tapieira ira resolver o problema.

maxresdefault-1024x576-2027769
Iluminador Circular Led Ring Light RGB

A outra foto que fiz foi o still de um produto que tem texturas e partes reflexivas além de iluminação do visor, que é o controle remoto do iluminador RGB. Isso eu considero um problema mais complexo, pois temos diversas texturas e superfícies que temos que ter cuidado para ficarem bem na foto. Eu utilizei os 2 Iluminadores Ring Light para essa, sendo uma principal na frente, mais lateral e uma de recorte ao fundo na direita, para trazer os highlist no contorno do produto. Caso a sua luz esteja numa posição que ela apareça no reflexo de alguns tipos de produtos, uma forma de contornar essa situação é utilizar um rebatedor ou até mesmo um papel vegetal, com isso se cria degrades perfeitos nos produtos, tendo um controle muito maior sobre a iluminação.

[smartslider3 slider=”7″]

Claro que além de mostrar que ele pode e dever ser utilizado em still e culinária, eu não poderia deixar de fazer alguns retratos, mas usando ele em posicionamentos diferentes do que as pessoas utilizam. Utilizei um de luz principal a esquerda da modelo em 45 graus, e coloquei na lateral direita dela ele com uma coloração diferente, para criar um clima com cores na fotos. Nisso fui variando e buscando opções de cores que mais combinavam.

Se você tiver 2 deles, pode fazer como na produção de culinária, sendo um deles utilizado para colorir o fundo e outro para iluminar a modelo, e também pode usar um rebatedor de preenchimento no rosto se achar necessário. As possibilidades são infinitas de iluminação, e uma coisa que sempre recomendo aos meus alunos (sim, também dou cursos sobre fotografia de estúdio e culinária) é experimentar, varie a luz, coloque-as em posições diversas até encontrar algo que realmente fique bom.

[smartslider3 slider=”6″]

Eu como fotografo de estúdio sempre preferi fotografar com flash, mas estou começando a utilizar e testar luzes continuas como esses ring light e outros que tenho no estúdio em algumas da minhas produções, os resultados são muito bons, a diferença maior é que dependendo do tipo de fotografia que se esteja fazendo, e a abertura e ISO que se está utilizando, é necessário um tripé, pois a câmera vai precisar de velocidades baixas de exposição. A parte boa é que na luz continua o que você está vendo é realmente o que vai sair na foto, então facilidade demais na composição e saber o que realmente ira ser fotografado.

Confira os dois Modelos de Iluminadores Circular Led Ring Light de 19″ , só clicar no nome:

Quem quiser conhecer meu trabalho e só entrar aqui www.rcheles.com.br e me seguir no Instagram @rchelesfoto Se quiser conhece meu curso completo de fotografia de estúdio esse é o site www.fotografiaemestudio.com.br

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=hdaHjmi0274[/embedyt]

Até mais e se tiverem duvidas, podem me procurar!

Um Abraço, Richard Cheles

Fonte: Blog WorldView

você pode gostar também
5 Comentários
  1. […] em funções que facilitam sobremaneira para os vloggers, visto como a principal “propaganda” do lançamento da Sony ZV-1, ela possui nos seus recursos […]

  2. […] em funções que facilitam sobremaneira para os vloggers, visto como a principal “propaganda” do lançamento da Sony ZV-1, ela possui nos seus […]

  3. […] Iluminador Ring Light para Fotografia? Fotógrafo Richard Cheles mostra como é possível usar em pr… […]

  4. […] post Iluminador Ring Light para Fotografia? Fotógrafo Richard Cheles mostra como é possível usar em pr… apareceu primeiro em Blog […]

  5. […] post Iluminador Ring Light apenas para Fotografia ?? Fotógrafo Richard Cheles mostra como é possível u… apareceu primeiro em Blog […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.