O que esperar das câmeras dos novos iPhones?

0 190

Apple anunciou o lançamento dos seus dois principais smartphones neste ano: iPhone 6s e iPhone 6s Plus. Uma das atrações é o acabamento em ouro rosa, que antes era disponibilizado apenas em customizações especiais de fabricantes de artigos de luxo, e a tecnologia 3D Touch que consiste em identificar diferentes intensidades de toque proporcionando uma ação diferente para cada intensidade, similar ao Force Touch que já existia nos Macbooks. Mas e suas câmeras, o que elas trazem de novidade?

id142761

A resolução da câmera frontal, aquela mais utilizada para autorretratos, passou de 1.2 para 5 megapixels e anteriormente era produzida por uma empresa chamada Omnivision. Este sensor da Omnivision era considerado ruim e muitos usuários reclamavam da (baixa) qualidade que a câmera frontal do iPhone produzia. Como hoje em dia temos vários modelos de smartphones com boas câmeras frontais (apesar de a maioria não chegar ao Brasil como os HTC), parece que a Apple entendeu que tinha de melhorar neste aspecto e rumores apontavam que a Sony passaria a ser a fabricante do sensor da câmera frontal dos iPhones a partir deste ano. A Sony que, por sinal, já era a fabricante de longa data dos sensores de câmera traseira dos iPhones, essas sim bastante elogiadas pelos usuários e passaram de 8 para 12 megapixels. O iPhone pode não ter a melhor câmera traseira entre os smartphones, mas está longe de ser uma câmera ruim.

O único sensor que preenche todas as características informadas pela Apple é o IMX278 que foi anunciado pela Sony em julho deste ano. É um sensor totalmente novo mas que continua medindo apenas 1/3 de polegada, por isso é bom que fiquem atentos: apenas aumentar a resolução não é sinal de que a câmera é melhor. Está dentro da média dos smartphones em geral mas talvez já tenha passado da hora da Apple ousar um pouco mais, tentar algo realmente novo no mercado. Talvez um aparelho do porte do iPhone mereça mais do que uma câmera boa, merece algo que cause impacto. Mesmo assim, espero uma boa melhora em relação à câmera traseira do iPhone 6 e uma gigantesca melhora da câmera frontal.

captura_de_tela_2015-09-10_as_17.05.30

Sobre a câmera traseira, as principais características são: lentes com revestimento de cristal de safira e abertura f/2.2; estabilização óptica; capaz de fazer vídeos na resolução 4K com taxa de 30fps ou Full HD com taxa de 60fps (ou ainda HD com taxa de 30fps); também possui a função de câmera lenta com taxas de 120 e 240fps; e há a possibilidade de fazer fotos simultaneamente com vídeos em 4K, neste caso as fotos terão a resolução de 8 megapixels. Já a câmera frontal fará vídeos em resolução HD e tem incorporada a função Flash Retina em que a câmera se acende ao detectar baixa luminosidade.

Tecnicamente parece que em questão de fotografia os iPhones 6s e 6s Plus estão bem servidos, mas faltam testes práticos para ratificar isto e eles devem começar a aparecer nas próximas semanas.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.