Início » Artigos de Foto e Vídeo » O jornalista e a fotografia: um caso (necessário) de amor

Artigos de Foto e Vídeo

O jornalista e a fotografia: um caso (necessário) de amor

Informar é relatar. Relatar é, na pura essência, se ater aos fatos. Se ater aos fatos é ser capaz de captar, com precisão os acontecimentos abordados. E como auxiliar o trabalho de um jornalista com ...

jornalista-fotografia-caso-necessario-de-amor-blog-emania-capa

Informar é relatar. Relatar é, na pura essência, se ater aos fatos. Se ater aos fatos é ser capaz de captar, com precisão os acontecimentos abordados. E como auxiliar o trabalho de um jornalista com maior eficiência, indo além das palavras, do que uma boa fotografia para dar cara e cor as mais variadas (e valiosas) informações?

É possível o jornalista fazer seu trabalho sem fotos? Claro que é. Ainda mais se estamos falando de uma língua com vocabulário rico, rebuscado e lapidado como a língua portuguesa. Agora, sejamos tão sinceros como razoáveis: qualquer informação, notícia, curiosidade ou assunto que seja, se lá as fotos estiverem, o potencial atrativo aumenta consideravelmente.

Basta fazer o seguinte exercício de imaginação: se coloque lendo a seguinte manchete de uma notícia com o título a seguir:

“Homem corre nu em direção ao Presidente da República e pede um autógrafo”.

Portfólio-de-fotografia-1

Por si só, o trabalho do jornalista aqui foi feito de maneira convincente, não é mesmo? É possível, aliás, que esse conteúdo gere uma imensidão de cliques pelo delicado tema que aborda. Porém, ao mesmo tempo, o assunto quase que IMPLORA pela necessidade de haver um registro fotográfico do momento.

Por outro lado, quando se pensa nessa mesma situação, apenas com uma foto solta, sem contexto, soa como algo até mesmo digno de uma montagem. Ainda mais, se estivermos falando de um universo onde os recursos de Inteligência Artificial (IA) estão em nível absurdo de aprimoramento.

jornalista-fotografia-caso-necessario-de-amor-blog-emania-interna
Trixie Liko/Pixabay

Com isso, nesse dia 7 de abril, instituído como o Dia do Jornalista, é basilar a necessidade de reconhecer que a relação com a fotografia se trata de um verdadeiro (e necessário) caso de amor.


Alberto Barbosa

Formado em jornalismo no ano de 2012 pelo Centro Universitário FIAM, atuou em diversos segmentos da comunicação como editoras e sites de conteúdo esportivo. Foi editor e repórter do Universo dos Sports e hoje é, além de freelancer, Editor-Chefe do Futebol Latino e também do blog eMania.


Artigos relacionados