Bom dia, boa tarde, boa noite meus caros leitores, continuando com a minha série de posts relacionados com câmeras de vídeo, fotografia e cinema digital, neste post eu vou descrever um modelo de câmera 4K acessível ao bolso de muita gente. Eu estou me referindo da JVC GY-LS300 4K.
É impressionante como no Brasil existe um certo preconceito contra os produtos da JVC, mas se examinarmos bem vamos ver que as coisas não são bem assim. A JVC desde da virada do SD para o HD vem apresentando ótimos produtos com um bom custo benefício. Agora ela está apresentando a Filmadora JVC GY-LS300 um modelo de câmera profissional bem versátil, que grava o 4K direto no cartão SD e bem acessível ao nossos bolsos de seres humanos normais. Ela está custando a baixo de R$ 15 mil na eMania Foto e Vídeo.
Ela é uma câmera 4k compacta e muito versátil . A Câmera de Vídeo JVC GY-LS300 vem com um sensor CMOS Super 35mm 4K de alta sensibilidade e adapta-se facilmente a uma ampla variedade de lentes profissionais com várias montagens ou bocais se preferirem.
A JVC GY-LS300 quando utiliza um cartão de memória SDXC (UHS-I) permite gravar várias horas de material 4K Ultra HD (3840 x 2160) usando o formato de arquivo QuickTime (MOV), já a gravação em 4:2:2 50Mbps a 60p, torna a JVC GY-LS300 ideal para produções em HD. Os arquivos a 50Mbps são gravados no formato Quicktime (.mov) para facilitar a edição tanto no Final Cut como no Premiere. Também é possível gravar em AVCHD 4:2:0. A JVC GY-LS300 possui slot duplo 2 cartões SDHC / SDXC, que oferece muitos benefícios tais como, gravação simultânea gerando um backup instantâneo, ou gravação alternadamente trocando os cartões continuamente.
Veja mais especificações da JVC GY-LS300 logo abaixo:
Sensor:
CMOS Super-35mm – 13.5MP – 3840 x 2160
Montagem de lente (Bocal):
Micro Quatro Terços
Velocidade do obturador:
De 1/4 a 1 / 10.000
Ganho:
0, 3, 6, 9, 12, 15, 18, 21, 24 dB, Lo lux (30, 36 dB), AGC
ND Filtro interno:
Clear, 1/4, 1/16 /, 1/64
Formatos de arquivos:
.mov
AVCHD
Monitor LCD:
3,5 “920K pixels
16: 9
Visor:
0,24 “1.56MP
16: 9
Gravação:
Media Card Slots
2 x SDHC / SDXC
Recording Media 4K
UHS -I, Speed Class 3 HD 50Mb / Classe 10
MOV HD Classe 6 AVCHD Classe 4
Profundidade bit:
8 bits
Codec de vídeo:
4K /
HD MPEG-4 AVC / H.264 HD /
SD AVCHD
Formato de arquivo:
MOV
H.264 MTS AVCHD
Formato de vídeo:
4K (H.264)
NTSC: 3840 x 2160 23.98 / 29.97 (progressiva) PAL: 3840 x 2160 25 (progressiva) HD (H.264) NTSC: XHQ 422 modo: 1920 x1080 / 59.94p, 29.97p, 23,98p ( 50Mbps) modo de XHQ: 1920×1080 / 59.94p, 0 29.97p, 23,98p (50Mbps), 1920×1080 / 59.94i, 29.97p, 23,98p (35Mbps), 1280×720 / 59.94p (35Mbps) PAL: modo HQ: 1920 x 1080 / 50p (50Mbps) modo de XHQ: 1920×1080 / 50p, 50i, 25p (50Mbps), 1920×1080 / 50i, 25p (35Mbps), 1280×720 / 50p (35Mbps) AVCHED NTSC: O modo progressivo (máximo 28Mbps): 1920 x 1080 / 59.94p HQ mode (24Mbps): 1920 x 1080 / 59.94i, modo SP (17Mbps): 1920 x1080 / 59.94i modo LP (9 Mbps): 1440 x 1080 / 59.94i, o modo EP (5Mbps): 1440 x1080 / 59.94i PAL: Progressive modo (máximo 28Mbps): 1920 x 1080 / 50p modo HQ (24Mbps): 1920 x 1080 / 50i, o modo SP (17Mbps): 1920 x1080 / 50i modo LP (9 Mbps): 1440 x 1080 / 50i, o modo EP (5Mbps) : 1440 x1080 / 50i SD (H.264 / AVCHD) NTSC: 720 x 480i 59.94 Proxy (H.264) NTSC: modo HQ (3 Mbps): 960 x 540 / 29.97p, 23,98p modo LP (1.2Mbps): 480 x 270 / 29.97p, 23,98p PAL: modo HQ (3 Mbps): 960 x 540 / 25p modo LP (1.2Mbps): 480 x 270 / 25p
Gravação de áudio:
LPCM 2 canais, 48kHz / 16-bit (4k / HD / SD MOV),
2 canais AC3 (AVCHD), 2 canais μlow (Proxy)
Por enquanto é isso pessoal, no próximo post eu vou contar um pouco da historia de câmera tão desejada, eu estou me referindo sobre a RED!
Até mais e abraços para todos!
Fernando Rozzo