Você se lembra das câmeras de filme Super 8 mm? Alguns de vocês podem ainda ter alguns rolos aqui e ali, e a maioria nem deve saber o que é, mas o formato que já foi sinônimo de filmes caseiros está fazendo um retorno 50 anos após a Kodak fazer sua primeira câmera. Com vários formatos analógicos recebendo um novo sopro de vida ultimamente, incluindo filme, a Kodak está colocando no mercado uma nova câmera digital Kodak Super 8 milímetros – que combina filme analógico com a facilidade de filmar digital, como a adição de uma tela LCD para fotografar (em vez de um visor óptico), e outras ligações digitais na parte de trás. De acordo com o Wall Street Journal, este modelo vai custar entre US $ 400 e $ 750, mas um modelo muito mais barato sairá em 2017.
O primeiro novo Super 8 chegará em uma versão edição limitada em outubro de 2016, e foi concebido com a ajuda do designer industrial Yves Behar. É provável que custem entre US $ 400 a US $ 750. Processar o filme deve custar US $ 50 a US $ 75 por cartucho.
Especificações da nova Super 8
Medidor de filme: Super 8 (Extended Max-8 Gauge)
Carga do filme: Cartuchos Kodak com 15m
Velocidade variável (9, 12, 18, 24, 25 fps), todos com cristal de Sincronização
Mount: C-Mount
Corrigido 6 milímetros Ricoh 1.2, Zoom Lens 8-48mm opcional
Focus e Iris Manual
Visor: 3.5″ Display com Definição Padrão de Entrada e gira +/- 45 Graus
Controle de Exposição: Built-in medidor de luz para velocidades suportadas de todos os tipos Kodak Filme, velocidade manual / Configurações Iris
Bateria e carregador integrado via adaptador de parede USB padrão
Microfone Integrado
Painel de controle: Via 3.5 “TFT LCD
Configurações: Jog Wheel como Interface de Usuário
Preço: Primeira Edição Limitada – $ 400 – $ 750, versão mais barata vindo mais tarde
A empresa tem visto um fluxo constante de cineastas escolhendo filme ao longo dos últimos anos, desde que a empresa voltou da falência, mas isso vem principalmente no alto escalão com o 35 mm, que é bem mais caro, ou a loucura que é 65 milímetros (no caso do IMAX e cineastas como Quention Tarantino). Película Super 8 mm não chega a dar-lhe o tempo de execução desses formatos com base no sistema de cartucho (um cartucho de 15 metros dura apenas cerca de 2,5 minutos), mas para a maioria das pessoas que quer apenas experimentar com o formato isso não será um problema.
Comprar Filme, Processamento e Transferência Digital em uma etapa
Aqui é onde as coisas vão ficar muito mais simples com o plano de Kodak. Enquanto o processamento da Super 8 mm está ficando mais difícil de encontrar e mais caro, a Kodak está aparentemente planejando oferecer serviços para processar o filme e dar-lhe um arquivo digital. Não está claro que tipo será o processo, mas muito deste plano faz sentido, já que muitas pessoas gostariam de experimentar com filme, mas elas não querem as complicações que vêm com tentar obtê-lo de volta em uma forma digital. Aqui está o que a Kodak diz sobre isso:
Filmar em tecnologia analógica nunca foi tão fácil. Quando você compra a filmadora você estará comprando o filme, processamento e transferência digital. O laboratório irá enviar-lhe o seu filme desenvolvido por e-mail e você receberá uma senha para recuperar seus scans digitais a partir da nuvem para que você possa editar e compartilhar de qualquer maneira que você escolher.
Isso vai decidir se este novo empreendimento será bem-sucedido. Se a Kodak conseguir tornar realmente fácil enviar rolos de filme (e Super 8 milímetros já é simples de carregar para a câmera), então eles vão começar a ver muitas pessoas tentando isso, pessoas que não poderiam ter – e há uma boa chance de que elas vão trazer a nostalgia em pessoas que costumavam utilizar o formato, e pode querer experimentá-lo mais algumas vezes.