Dicas de Fotografia da Kodak

0 885

Se você é Fotógrafo – Profissional ou Amador – com certeza conhece a Kodak. Fundada em 1888 pelo inventor do Filme Fotográfico, George Eastman, a Kodak acompanhou a evolução da fotografia ao longo de várias gerações. Infelizmente, com o “boom” das Câmeras Digitais, a empresa não resistiu e abriu falência em 2012. Curiosamente, ela retornou em 2014 afirmando que pretende ingressar no mercado ainda mais concorrido de smartphones.

Seja como for, a Kodak é autoridade em termos de conhecimento sobre fotografia. E em seu site americano, ela divulga várias dicas para fotógrafos iniciantes conseguirem resultados melhores de maneira bem simples. Você pode começar a aplicar essas dicas agora mesmo! Vamos conferir algumas?

1) Saia do centro

Segundo a Kodak, o centro da foto não é o melhor lugar. Incrível não é? Sua foto fica bem mais viva e interessante quando você simplesmente desloca seu “sujeito” – o principal elemento da foto – para o lado. Mas tem um detalhe importante. Se a sua câmera tiver auto-foco, você precisará manualmente travar o foco no elemento principal, pois o auto-foco em geral usa como referência qualquer coisa que estiver no centro da foto.

Foto corporativa - Kodak

2) Use um plano de fundo simples

Um plano de fundo simples destaca mais o sujeito da sua foto. Além disso, evita que certos elementos do lugar possam criar efeitos esquisitos na fotografia. Um exemplo de efeito esquisito, mencionado pela Kodak: uma foto tirada sem atenção no meio da rua pode fazer parecer que tem um poste saindo da cabeça do sujeito. É um resultado bem desagradável, certo? Por isso, prefira paisagens homogêneas para criar o plano de fundo. Para fotos corporativas, por exemplo, você pode usar uma lona ou parede branca.

3) Conheça o alcance do seu Flash

O principal erro que as pessoas cometem ao usar o flash é tirar fotos onde o sujeito está além do alcance. Com isso, o sujeito não fica mais iluminado – pelo contrário, o resultado é ainda mais escuro do que simplesmente não usando o Flash da Câmera. Para a maioria das câmeras, o alcance do flash é cerca de cinco passos ou menos. Mas é claro que, a cada dia, máquinas novas com flash mais poderoso são criadas. Por isso, a Kodak aconselha a ler com atenção o manual de sua câmera – e tirar fotos sempre dentro do alcance máximo do flash de sua máquina.

Foto vertical - Kodak

4) Tire algumas Fotografias Verticais

A Kodak pergunta: você tira fotografias verticais? Muitas coisas ficam melhores nessa posição. Um bom exemplo são os prédios realmente altos – e especialmente se você não quer fotografar a paisagem, mas aquele prédio específico. Por isso, experimente virar sua câmera de lado quando quiser fotografar a Torre Eiffel ou o Empire State, ou qualquer outro monumento marcante.

5) Seja um Diretor

E a última dica da Kodak é provavelmente a melhor. Assuma a postura ativa de um diretor – ao invés de apenas passivamente tirar fotos. Um diretor escolhe onde as pessoas devem ficar, faz propostas de poses e ajuda as pessoas a entrarem no “clima” certo para a foto. A questão é que, mesmo que você não apareça no resultado final, você precisa estar mais presente do que qualquer outro na hora de tirar a foto. E essa sua presença vai se refletir em fotos cada vez melhores.

Gostou dessas dicas? Então não perca esse outro artigo, com 03 dicas práticas de fotografia para iniciantes. Confere lá!

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.