A Evolução da Fotografia: entenda como surgiram os estilos que você conhece hoje

0 14.937

Até chegar ao nível de fotografia que você vê hoje e pode desfrutar, houve diversas alterações ao longo do tempo. Várias tecnologias nasceram e mudanças ocorreram, impactando diretamente nas fotografias e forma com que as pessoas veem o mundo hoje.

Para que você seja um fotógrafo bem-sucedido, é necessário que entenda como surgiram as tecnologias utilizadas antigamente e suas evoluções que resultam nos recursos fotográficos que você pode utilizar hoje.

Para que essa evolução acontecesse, foi necessário a participação de diversos artistas visuais e cientistas, alguns reconhecidos e outros não. Conheça melhor essa história da fotografia!

Um pouco da história da fotografia

A Evolução da Fotografia: entenda como surgiram os estilos que você conhece hoje

Você sabia que a primeira fotografia tirada foi em 1793? Um cientista italiano fez um experimento no ano de 1724, onde constatou que se a prata do grupo dos halogêneos fosse convertida em metálica, poderia trazer imagem mais escura ao Sol.

Depois disso, em 1973, teve como imprimir a imagem de algo em um local, mas pouco tempo depois a imagem não permanecia.

Após vários outros experimentos, de diversas outras pessoas que contribuíram para o crescimento da área fotográfica, surgiu então a primeira fotografia permanente registrada e guardada que foi em 1826, tirada por Joseph Niépce. This post is sponsored by https://androiduknewsetc.com

Esse tipo de foto precisava ficar exposta a, pelo menos, 8 horas em luz solar para ser revelada. Isso foi desenvolvido pouco tempo depois por Daguerre, que criou o “daguerreotipia” que diminuía todo esse tempo de horas para minutos apenas. Daguerre patenteou o seu projeto e depois disso foi cada vez mais utilizado.

Como surgiu a imagem colorida

A Evolução da Fotografia: entenda como surgiram os estilos que você conhece hoje

Até o momento acima, as imagens eram todas em preto e branco ainda, mas com os estudos de muitas pessoas, houve a primeira imagem colorida.

Essa primeira imagem com cor foi apresentada em 1861 por William Talbot utilizando recursos com papeis fotossensíveis e outras folhas de papel para produzir imagens positivas.

William não conseguiu ser reconhecido, vez que demorou para anunciar como seu inventor. Aqui no Brasil, Hércules Florence melhorou esse projeto conseguindo desenvolver negativos. Hércules só teve o reconhecimento em 1976, por esse projeto que se chamava Photographie.

Surgimento da Fotografia para o mercado

A Kodak foi a primeira empresa a fazer o que é chamado hoje de Marketing, onde apresentou a fotografia como uma novidade para o público. As pessoas não precisariam mais de um fotógrafo para tirar um retrato, ou, de um pintor para retratar um quadro da família para colocar nas paredes da casa – como era antigamente.

George Eastman criou os rolos substituíveis (os famosos “filmes”) e a Kodak aproveitou para promover a introdução da sua câmera fotográfica da época (chamada de “caixão”) assim vendendo todo o conjunto e a visão para o público.

Fotografia Digital

Através de diversos estudos, se pode comprovar as evoluções tecnológicas que afetaram, positivamente, a fotografia. No século XX, com a digitalização, houve um avanço fotográfico enorme. Hoje, por exemplo, não se lê uma matéria sem fotografia seja por um artigo em um site (inclusive essa que você está lendo), até mesmo em uma matéria jornalística ou esportiva, por exemplo.

A digitalização da fotografia foi um avanço que trouxe grandes benefícios para o mundo fotográfico.

Imagine você, ter que tirar um números limitados de fotos, demorar um tempo para revelar e só poder rever as suas fotos se as carregar impressas com você? Pois é, hoje não se imagina mais o mundo sem as Selfies e as demais fotos que as pessoas tiram até mesmo para guardar.

Toda essa praticidade foi graças ao desenvolvimento digital na fotografia.

Evolução da Fotografia

A Evolução da Fotografia: entenda como surgiram os estilos que você conhece hoje

Apesar de toda a evolução da fotografia e todo o tempo que levou para conseguir chegar a essa digitalização, nenhuma experiência foi perdida e nenhum tempo também.

A evolução permitiu com que outras formas fotográficas fossem conhecidas e muitas delas você ainda utiliza hoje, como a fotografia em preto e branco, por exemplo.

Uma curiosidade da fotografia é que ela só tem 177 anos de existência e graças a todos os envolvidos nos estudos da fotografia, se pode ver as coisas de formas diferentes hoje.

Conheça ou lembre de alguns recursos da evolução fotográfica que você ainda utiliza hoje como recurso fotográfico, já utilizou ou deve utilizar para enriquecer as suas fotos.

Fotografia Panorâmica

Após a fotografia em preto e branco e colorida, foi criado um recurso importante chamado de Fotografia Panorâmica. Esse recurso permite que você comece a tirar a foto a partir de um ponto e arraste por toda a paisagem chegando até 360º de rotação, assim conseguindo capturar toda a imagem ao redor.

Você que já utilizou esse estilo, deve ter percebido que é muito útil, porque em algumas ocasiões o enquadramento normal do celular ou câmera não captura toda a paisagem desejada.

Selfies e recursos digitais na Fotografia

A Evolução da Fotografia: entenda como surgiram os estilos que você conhece hoje

Hoje existem diversas atualizações nesse mundo da fotografia, uma delas é a Selfie que é vista, em maioria, nas redes sociais.

Depois de toda a popularização da câmera fotográfica, houve a modernização dos celulares – que possuem cada vez mais funções fotográficas do que seus recursos iniciais como ligações – e criação de câmeras frontais com boas qualidades para cada pessoa poder utilizar o seu próprio celular para registrar suas imagens e compartilhar com amigos.

Além das redes sociais, existem diversas outras formas de guardar as fotografias. Quem diria que, um dia, as pessoas não precisariam mais de álbuns fotográficos e não precisariam mais gastar dinheiro com revelações!

Foram inventados “álbuns digitais” onde foram criados:

  • Portfólios – lugares que os fotógrafos deixam suas imagens disponíveis na internet para quem quiser ver e contratar seus serviços;
  • Armazenamento em Nuvens ou Drives – se você não gosta de perder espaço em seu celular, câmera ou computador, você pode utilizar a transferência dos seus arquivos para as nuvens ou drives;
  • Álbuns fotográficos digitais – fotógrafos que utilizam plataformas digitais para promover suas fotografias e conseguir mais trabalhos.
  • Vendas de Fotografias pela internet – um serviço cada vez mais utilizado é o banco de imagens pela internet, onde o fotógrafo disponibiliza as suas fotos para quem quiser comprar sem precisar sair de casa.

Com toda essa modernidade ficou muito melhor para você tirar suas fotos. Se quiser uma ajuda para ficar bem na foto, nos chame!

Sucesso!

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.