Mundo fotográfico: Os fatos curiosos por trás dessas fotos históricas!

3 63
Tempo de leitura: 4 minutos

O mundo fotográfico é repleto de mistérios, desde as misturas químicas e físicas que dão origem as imagens até a magia capturada pelas lentes de cada câmera fotográfica.

Mas, em meio a tantos mistérios, alguns eventos intrigantes sobrevivem ao passar dos anos e retornam para nos intrigar de vez em quando. Entre essas questões não respondidas estão as fotos mais misteriosas do mundo.

Imagens, retratos e fotografias até então inofensivas se não fossem os elementos presentes na cena e as especulações geradas com sua observação. Essas fotografias foram, e ainda são, usadas como provas de vida extraterrestre, monstros marinhos gigantes, naves espaciais, viajantes do tempo e fantasmas.

Veja neste post os fatos curiosos por trás dessas 7 fotos históricas e conheça alguns dos maiores mistérios do mundo fotográfico!

1. Esferas de hematitas em Marte

Mundo fotográfico: Os fatos curiosos por trás dessas fotos históricas !
Esferas de Hematitas em Marte

A fotografia tirada em 13 de setembro de 2012 alarmou muito o meio acadêmico espacial. As esferas fotografadas no solo de Marte pareciam ser de hematitas, o que poderia comprovar a existência de água no planeta vermelho.

A imagem gerou muita especulação e boatos em todo o mundo. Contudo, os cientistas não conseguiram chegar a um consenso sobre o real significado dessa fotografia. Sendo assim, a busca por vida extraterrestre ainda continua!

2. O monstro do mar de Hook Island

Mundo fotográfico: Os fatos curiosos por trás dessas fotos históricas !
O monstro do mar de Hook Island

Histórias de monstros gigantes e ferozes rondam a existência humana há muito tempo. Alguns desses seres podem ser comprovados pela ciência, já outros permanecem como indagações sem resposta para a maioria das pessoas.

É o caso dessa foto registrada em Março de 1965 por Robert Le Serrec. Na imagem é possível ver uma grande mancha nas águas de Hook Island em um formato muito estranho e peculiar.

O registro provocou a discussão entre zoólogos e outros especialistas sobre a existência de um monstro marinho. Outras pessoas, no entanto, alegam que a imagem foi fruto de uma montagem. Mas não há uma real comprovação do que pode ser a “mancha” registrada na fotografia.


3. Satélite Black Knight

Mundo fotográfico: Os fatos curiosos por trás dessas fotos históricas !
Satélite Black Knight

Desde que o mundo fotográfico começou a fazer parte das pesquisas espaciais, o portfólio de imagens intrigantes e misteriosas cresceu bastante. Vimos isso através da primeira foto dessa lista e o destaque agora fica com o Cavaleiro Negro.

Essa foi uma foto registrada pelo primeiro satélite criado pelo homem, em 1960. Depois do primeiro registro o objeto não identificado passou a entrar na órbita da Terra por diversas vezes.

Nenhum cientista foi capaz de dizer do que se tratava o chamado Cavaleiro Negro, alguns chegaram a suspeitar de uma nave extraterrestre, mas anos mais tarde os rumores é que se tratava de restos de algum equipamento produzido pelo homem. Resposta que não foi suficiente para cessar os rumores e nem agradar a todos.

4. A desconhecida de Babushka

Mundo fotográfico: Os fatos curiosos por trás dessas fotos históricas !
A desconhecida de Babushka

Durante o assassinato de John Kennedy, em 22 de novembro de 1963, uma foto perturbadora veio à tona durante as investigações. Ao aprofundar as observações da cena do crime, a polícia de Dalas, no Texas, e O FBI descobriram uma mulher misteriosa em meio à multidão.

A “desconhecida” estava com um casaco de cor marrom e uma echarpe vermelha. Supostamente a mulher estaria com uma câmera nas mãos fazendo alguns registros durante o evento.

O fato curioso é que a identidade dessa mulher nunca foi revelada e o seu paradeiro jamais foi conhecido pelas autoridades do caso. Outras fotos também foram encontradas com a “desconhecida” na cena do crime, mas nenhuma foi capaz de revelar o seu paradeiro durante anos de busca.

5. Cena extra do filme “O Circo” de Charlie Chaplin

Mundo fotográfico: Os fatos curiosos por trás dessas fotos históricas !
“O Circo” de Charlie Chaplin

Você acredita em viajantes do tempo? Nessa quinta foto curiosa do mundo fotográfico, esse tema veio a tona em 6 de janeiro de 1928.

Durante uma gravação especial de cenas extras do filme “O Circo” de Charlie Chaplin, uma mulher aparece nos bastidores aparentemente falando e sorrindo a um suposto “telefone celular”.

Dá para imaginar o reboliço que esse registro gerou na época, não é mesmo? Afinal de contas, o primeiro celular foi lançado apenas em 1984 nos EUA, portanto, mais de cinquenta anos depois dessa foto.

A cena gerou a especulação de possíveis viajantes do futuro que teriam “figurado” os bastidores do filme. Mais tarde a produção informou que, na verdade, a mulher segurava uma corneta. Será?

6. Luzes de Hessdalen

Mundo fotográfico: Os fatos curiosos por trás dessas fotos históricas !
Luzes de Hessdalen

A luz tem alto impacto no mundo fotográfico, afinal é ela que torna possível registrar os principais momentos de nossas vidas. Mas o que dizer quando as luzes roubam a cena em um retrato como esse?

Um grupo de estudantes registrou o fenômeno chamado de Luzes de Hessdalen, no Vale de Hessdalen na Noruega. O espectro da fotografia, posteriormente analisado por cientistas, revelou que o objeto registrado era formado de silício, ferro, titânio e escândio.

Várias imagens surgiram após essa registrando o mesmo fenômeno e, embora muitos cientistas tenham estudado a região, nunca se soube do que se tratavam as luzes registradas na imagem.

O fato apareceu pela primeira vez em dezembro de 1981 e era amplamente comentado pelos moradores do vilarejo. Além do aparecimento das luzes misteriosas, elas supostamente se moviam de um lado para o outro. O evento simplesmente desapareceu, após o verão de 1984, sem uma conclusão científica definitiva.

7. Esquadrão de Goddard

Mundo fotográfico: Os fatos curiosos por trás dessas fotos históricas !
Esquadrão de Goddard

Esse é mais um dos mistérios do mundo fotográfico, mas desta vez, para quem acredita em fantasmas e espíritos.

A foto registra um esquadrão do exército que participou da Primeira Guerra Mundial. O registro teria sido feito em 1919 por Victor Goddard.

A imagem retrata o grupo aparentemente de maneira normal, se não fosse o retrato adicional que sai na revelação da fotografia. O rosto, que pode ser conferido atrás dos oficiais, seria do mecânico Freddy Jackson que falecera acidentalmente dois dias antes do retrato.

Como é de se imaginar, a foto gerou grande repercussão e especulações a respeito do possível fantasma e sua aparição para a fotografia. Teria Freddy comparecido ao dia do retrato sem ainda ter consciência de sua morte?

O que você achou desses mistérios do mundo fotográfico e dessas fotos históricas? Deixe o seu comentário abaixo e compartilhe este post nas redes sociais.

3 Comentários
  1. […] A digitalização da fotografia foi um avanço que trouxe grandes benefícios para o mundo fotográfico. […]

  2. […] A digitalização da fotografia foi um avanço que trouxe grandes benefícios para o mundo fotográfico. […]

  3. Lola Rodrigues Diz

    4 é a carmem san diego?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar Aceito Política de Privacidade