9 Perguntas a se fazer antes de criar uma Fotografia Digital

2 794

O que passa pela sua cabeça quando você levanta uma câmera fotográfica para fazer uma fotografia digital? Se você for como a maioria dos fotógrafos digitais, é provável que você não pense muito – você só quer capturar o momento e seguir em frente. Afinal, se ficar ruim é só deletar e fazer outra.

Entretanto, adquirir o hábito de se fazer algumas perguntas simples antes de disparar a câmera por te ajudar a fazer fotografias digitais ainda melhores. Por isso, aqui estão 9 perguntas para se fazer no momento de enquadrar uma cena na tela da câmera:

1. Qual é a história que estou contando?

Esta é uma questão importante e que deve ajudá-lo a tomar qualquer decisão em termos de composição, enquadramento e exposição.

Em essência, você vai se perguntar o motivo pelo qual você está fazendo essa fotografia digital. Qual é o propósito e quem você está tentando convencer? Essa é uma boa maneira de se lembrar e de registrar um momento. E o mais importante: saber porque você está enquadrando uma determinada cena te ajuda a capturar melhor as emoções.

fotografia digital

2. Qual é o ponto de foco da sua fotografia digital?

O que você quer que as pessoas vejam primeira na sua fotografia digital?

Depois que você decidir qual será o ponto principal da sua imagem, você pode começar a pensar onde colocá-lo no enquadramento (você pode considerar a regra dos terços, por exemplo).

3. Quais serão os pontos focais que vão competir com o principal?

Depois de você escolher o principal foco da sua imagem e depois de escolher onde ele vai ficar na sua imagem, passe o olho pela fotografia já feita e procure por pontos focais que estejam competindo com o principal elemento da fotografia digital. Eles acrescentam, ou desvalorizam a sua fotografia?

Os pontos focais secundários podem adicionar profundidade às fotografias, mas também podem causar muita distração. Nesse último caso, você pode precisar se reposicionar, ou ajustar a profundidade de campo para acomodá-los, ou removê-los das suas imagens.

4. O que está em primeiro plano e em plano de fundo?

Uma das áreas com mais distrações na fotografia digital é o plano de fundo das imagens. Por isso, você precisa passar o olho pelo ambiente atrás do elemento principal da sua foto para analisar o que mais vai aparecer nela.

Também será preciso fazer a escolha sobre como você quer que seu plano de fundo fique: nítido, ou desfocado.

5. Eu estou próximo o suficiente?

Outro erro comum na fotografia digital é fazer fotografias nas quais o elemento principal fica muito pequeno em relação ao enquadramento geral.

As fotografias nas quais o elemento principal preenche praticamente todo o enquadramento costumam ser mais dinâmicas e mostram muito mais detalhes.

fotografia digital

6. Qual é a principal fonte de luz da minha fotografia?

Sempre leve em consideração a maneira com a qual você vai iluminar o elemento principal da sua fotografia digital.

Sem a iluminação apropriada, a sua imagem perde detalhes e claridade e a sua câmera vai precisar compensar isso com o aumento do ISO, por exemplo. E lembre-se sempre que o aumento do ISO permite mais chances de ruídos na sua imagem. É essencial encontrar um equilíbrio para esses elementos.

7. O meu enquadramento está alinhado?

É impressionante como uma fotografia pode ser prejudicada quando o enquadramento não está alinhado. Horizontes, prédios e pessoas tortas sempre devem ser corrigidas no enquadramento da sua câmera digital antes de você acionar o disparador dela.

8. Quais são as outras perspectivas possíveis?

Se você colocar dez fotógrafos digitais na frente de uma cena, as chances são grandes de todos fotografarem na mesma posição.

Para fazer as suas fotografias se destacarem de todas as outras, é só mudar a perspectiva das suas imagens.

9. Como segurar a câmera de outra maneira poderia alterar a minha imagem?

Muitos fotógrafos seguram a câmera das mesmas maneiras: horizontalmente, ou verticalmente.

Tudo bem ter uma preferência, mas também é interessante mudar a forma de segurar o seu equipamento fotográfico uma hora, ou outra. Essa simples ação pode mudar drasticamente o impacto da sua fotografia.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.