Dicas para contar melhor uma história através das fotografias

2 1.454

Enquanto muitos fotógrafos conseguem fazer fotografias individuais ótimas, criar uma história completa com imagens é um pouco mais difícil. Mesmo assim, você não precisa ser um fotojornalista, ou um fotodocumentarista para conseguir essa proeza. Você pode criar uma história com as fotografias que você faz no dia-a-dia mesmo, sejam elas de paisagens, de animais, de pessoas…

Dito isso, vamos dar algumas dicas para você contar histórias melhores através da fotografia.

Encontre um assunto forte para a sua história fotográfica

Isso é muito importante, especialmente se você estiver trabalhando com os assuntos documentário, ou viagem. Quase tudo no mundo já foi fotografado hoje em dia, mas ainda é possível encontrar novos ângulos e visões surpreendentes.

Então, ao invés de tentar fazer uma reportagem fotográfica muito óbvia e ampla, como “Paris é muito linda na primavera”, por exemplo, tente registrar uma história em um novo ângulo e perspectiva, não apenas fotográfica, mas algo que seja forte, marcante e inesquecível.

stanislov_petrov_documentary

Faça pesquisas e contatos

Uma vez que você teve uma ideia, você precisa fazê-la acontecer. Voltando ao nosso exemplo de Paris, você não quer desperdiçar tempo tentando encontrar os melhores lugares para ir quando você chegar lá quando tudo isso pode ser feito de antemão.

A internet é uma ferramenta de pesquisa fantástica. Você pode fazer contato com personagens online antes de fotografá-los, o que vai fazer com que tudo seja bem mais fácil quando você chegar ao local para fotografar uma história através das fotos.

Mais importante, você também pode verificar que tipo de imagens já foram tiradas antes do assunto que você escolheu fotografar; isso pode te inspirar, ou te motivar a fazer algo diferente.

Documentary-wedding-photographer-Hampshire-10021

O que colocar na mala?

Cada história fotográfica é diferente e isso depende do seu gênero, mas para viagens e fotografia documental, muitas vezes você precisa se mover rapidamente para manter a ação. Então, alguns zooms “rápidos” são úteis, já que você não precisa mudar a lente da câmera com frequência.
Uma lente 24-70 mm f/2.8 é um ótimo equipamento fotográfico de trabalho, especialmente se ela tiver o mecanismo de redução de vibração para melhores resultados. Enquanto isso, uma 70-200 mm, ou 300 mm é ótima para trabalhos à distância e para isolar detalhes, como rostos no meio de uma multidão.
Uma lente rápida de 85 mm é ótima para retratos também. Também é útil levar um tripé na viagem; quando você for fotografar eventos grandiosos, por exemplo, uma fotografia de longa exposição que “borre” as pessoas pode dar um ótimo senso de movimento à história.

Sobre o foco

Se você estiver engajado em criar histórias fotográficas você precisar estar focado. Não tente combinar a sessão de fotografia com passeios – todo mundo pode sair frustrado nessa.
Em vez disso, coloque um tempo de lado para trabalhar com a fotografia e certifique-se que você será realista sobre quanto tempo vai demorar para conseguir a história fotográfica perfeita.

Enquanto profissionais têm de trabalhar sob pressão intensa, você pode trabalhar com um pouco mais de calma se você se mantiver organizado.

Tente seguir uma narrativa básica

A menos se você quiser ser artístico e elíptico, uma narrativa linear simples deve funcionar bem. Então, pense em estabelecer algumas poses que definam a história e a cena, o corpo principal da narrativa e, em seguida, uma conclusão. Não esqueça dos detalhes, já que eles podem dizer muito.

Registre momentos decisivos e um contexto

Um dos maiores fotógrafos do mundo era mestre em congelar momentos especiais: Cartier-Bresson. E foi com ele que a expressão “momento decisivo” ganhou força no mundo da fotografia.
Esteja preparado para fazer várias fotografias, procure pelas personagens de destaque com rostos interessantes e fique sempre preparado para congelar alguma ação repentina e importante.

nyc-street-photography-documentary
É importante também criar um senso de lugar. Registre elementos que deixem claro em qual lugar a história que você registrou se passa.

você pode gostar também
2 Comentários
  1. maria pereira de figueredo Diz

    todas as paisagens são incríveis

    1. eMania News Diz

      Olá, seja sempre bem vindo(a) ao Blog eMania!
      Agradecemos pelo feedback
      Atenciosamente, equipe eMania Foto e Vídeo
      Visite nosso site: https://www.emania.com.br/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.