Dicas de iniciante: Como tirar uma foto de paisagem

0 941

Você já deve ter passado por isso. Encontrar um cenário – natural ou urbano – que parece simplesmente saído de um sonho. Tem algo mágico naquele lugar. Então você saca sua câmera fotográfica, prepara as lentes, ajusta a exposição, tira a foto com bravura, e o resultado… é só “meh”. Mais ou menos. Não faz jus à realidade. Então, será que tem algum segredo para tirar uma foto de paisagem?

Existem muitas coisas que podem tornar uma foto de paisagem melhor. Uma delas é a composição. E, na verdade, a composição pode ajudar qualquer tipo de fotografia. Com algumas dicas simples, você pode alterar a composição da sua “cena” para que a fotografia fique mais dinâmica.

Quando você estiver tirando uma foto de paisagem, tente pensar nela como a combinação de três planos: o plano de fundo, o plano do meio e o plano de frente. Isso permite criar mais profundidade na imagem, e gera mais perspectiva. Isso é útil por que a fotografia é um meio em 2D tentando capturar um mundo 3D. Se você não ajudar sua foto a se aproximar mais da realidade, ela vai ficar daquele jeito “meh” que falamos na abertura.

Foto de Paisagem
Copyright: Scott Bourne

A foto de paisagem que você vê acima, que pertence a Scott Bourne, representa bem a composição de um cenário: você tem as flores no plano de frente, as árvores no plano de meio e as montanhas no plano de fundo. Embora seja uma fotografia simples e sem muitos efeitos, ela cria um interesse. Agora, compare o efeito desta composição com a foto abaixo (também de Scott Bourne). Ambas foram retiradas do mesmo cenário, mas esta só tem as montanhas ao fundo. Você também consegue notar qual está melhor?

Foto de Paisagem
Copyright: Scott Bourne

Infelizmente, uma foto de paisagem com muitas camadas também pode se tornar problemática se você não usar o recurso do foco. O que é mais importante no seu cenário? Aonde os olhos devem ir primeiro? Use o foco nesse elemento, e deixe que os demais sejam – realmente – parte do cenário. Ou seja, fotografia é como culinária: você tem o ingrediente principal e outros que estão lá apenas para acrescentar sabores e texturas. Se todos os ingredientes receberem o mesmo nível de destaque, o prato vai ficar confuso.

O restante vai depender muito da sua sensibilidade como fotógrafo. Qual elemento deve ser o principal? O que você vai usar para criar os planos de meio e de frente – já que o plano de fundo geralmente é definido pelo próprio cenário? Nessa hora, você precisa se tornar o diretor de sua própria foto de paisagem, como falamos neste outro artigo: Dicas de fotografia da Kodak.

Você conhece outras técnicas para tirar uma foto de paisagem? Deixe nos comentários! E, se você nunca tirou uma foto desse tipo, experimente as dicas desse artigo e nos conte o que achou. Até a próxima!

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.